quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Beirute

Beirute é talvez o sanduíche mais tradicional da minha família. Me lembro de criança ir com meus pais e meus irmãos comer ele num restaurante que ficava na Av Bandeirantes, se não me engano. Depois, começamos a fazer em casa, comprando o roastbeef pronto.

Não sei a definição de Beiture e porque do nome, mas normalmente é um sanduíche com pão sírio. Existem inúmeras versões e a mais tradicional é com roastbeef. Como ele é o ingrediente mais importante do prato, resolvi fazer em casa.

Usei uma peça de 1kg de lagarto, já limpa. Faça alguns furos com uma faca e coloque dentes de alho nesses furos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque num saco, tire o vácuo e lacre. No meu caso, levei para a minha panela Sous Vide de cozimento lento a 56.5oC por 16 horas. Numa frigideira com um fio de azeite, sele a carne por cerca de 30 segundos de todos os lados.

Depois de pronto, aconselho deixar na geladeira por mais ou menos umas 12 horas. Para fatiar ele tem que estar bem fino. Por isso, use uma máquina de cortar frios. Caso você não tenha uma, como é o meu caso, vá até uma padaria próxima, compre 200g de mussarela para o sanduiche e aproveite para pedir para fatiar o teu roastbeef.

Corte um pão sírio ao meio e passe manteiga dos dois lados. Na base do pão, coloque o roastbeef, queijo mussarela a gosto, tomates temperados com sal, azeite e orégano e leve ao forno médio até o queijo derreter. Coloque a parte de cima e deixe no forno até ficar quente.

Retire do forno, abra o sanduíche e somente nesse momento coloque o alface (eu usei americano para dar crocância). Se o alface for ao forno, ele ficará murcho.

Bom Apetite !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário