domingo, 26 de junho de 2011

Canelone de ricota

Vi essa receita no programa Que Marravilha a muito tempo atrás e sempre tive vontade de fazer. Como iria receber uma amiga vegetariana, achei que essa podia ser uma boa pedida. A receita em si não é complicada, mas á bem trabalhosa e precisa ser preparada com certa antecedência já que o canelone precisa ficar na geladeira por 2 horas. Outro fato interessante da receita é que ela usa massa de Lasanha para fazer o Canelone. Obviamente a massa feita em casa seria mais gostosa, mas esse truque deixa tudo mais prático.

Vamos à receita para 4 pessoas:

Canelone
6 folhas de massa para lasanha
800g ricota fresca
160ml creme de leite - eu usei requeijão para ficar mais leve
2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada
150g de nozes
azeite e sal a gosto

Coloque as folhas de lasanha em água fervente com sal. Deixe cozinhar por 3 minutos. Retire e jogue imediatamente em água com gelo, para cortar o cozimento.  Seque as folhas com a ajuda de um pano.
Misture bem a ricota, o creme de leite ou requeijão, as nozes, a cebolinha, o sal e o azeite. Recheie as folhas de lasanha com a mistura e enrole, formando canelones. Coloque-os em uma forma untada com azeite e deixe descansar na geladeira por 2 horas.

Molho

04 tomates sem pele e sementes cortados em cubos
1 cebola roxa picada - usei cebola normal mesmo
16 azeitonas pretas cortadas em lascas
300ml azeite extra virgem da melhor qualidade
suco de 1 limão
pimenta dedo de moça picada
alcaparras a gosto
manjericão picado a gosto
coentro fresco picado a gosto
coentro em grão a gosto
pimenta branca em grão amassada a gosto
sal a gosto

Misture todos os ingredientes. Disponha os canelones que ficaram na geladeira por 2 horas e  leve ao forno pré-aquecido por 8 minutos a 200ºC.

Para servir, salpique parmesão ralado

Bom Apetite !!!


Um comentário:

  1. esqueceu de falar que esse prato delicioso é leve e também ótima opçao para dieta com restriçao de gorduras!!! dica de melhores amigos!!! bjs

    ResponderExcluir