sábado, 10 de setembro de 2011

O melhor bolo de chocolate do mundo

Vi essa receita no jornal outro dia de uma reportagem sobre um local que dizia ser esse o melhor bolo de chocolate do mundo. A grande diferença desse caso é que o bolo não leva farinha ou fermento, o que deixa ele mais leve, quase como se fosse uma mousse. Por esse motivo ele pode ser uma ótima sobremesa, principalmente em casos nos quais o prato principal for mais pesado. Lembrei de fazer esse bolo depois que uma amiga me perguntou se eu tinha a receita.


Ingredientes
125g de manteiga sem sal
250g de chocolate em barra meio amargo
6 gemas
6 claras em neve
125g de açúcar
40g de açúcar
Amêndoas moídas (opcional)

Aqueça o forno em 180o. Unte uma forma redonda de mais ou menos 40cm de diâmetro. Derreta a manteiga com o chocolate meio amargo. Bata muito bem em separado as gemas com 125g de açúcar, até criar um creme branco leve e fofo. Junte as duas misturas e adicione as amêndoas.

Com as 6 claras bate em neve também muito bem até ficar bem consistente e adicione mais 40g de açúcar. Agora é a parte mais importante. Essa clara com o restante, mas tem que ser bem devagar, sem bater, envolvendo delicadamente. A clara em neve não pode "quebrar" pois o bolo não crescerá

Leve ao forno por cerca de 30 min sem que fique muito cozido. Essa é a parte mais difícil pois o forno não pode ser aberto e o bolo não pode ficar totalmente cozido. O segredo é a parte de cima, quando estiver bem consistente está pronto.

Se quiser polvilhe cacau em pó ou do frade por cima.

Bom Apetite !!!


Um comentário:

  1. Pasqua, fiquei passando mal com essa receita!!!! Vou fazer qualquer dia desses. Beijos

    ResponderExcluir