domingo, 20 de março de 2011

Bucatini com Ragú de Calabresa

Li essa semana (17/03/11) no caderno paladar do Estadão as diferenças entre os pratos típicos italianos. Dizia o artigo que apesar de existir um órgão oficial que define qual é a receita original de um determinado prato, existem variações de acordo com a cidade. O macarrão alla Bolonhesa é um exemplo e pode ser feito desde carne moída até um molho com 3 carnes. Decidi fazer a minha versão com um ragú de Calabresa.

Usei o Bucatini (número 9 da Barilla) que é uma espécie de spaghetti mais grosso pois seria mais encorpado para um molho com mais presença. O spaghetti tradicional poderia "desaparecer" e o prato ficar somente com gosto de calabresa. De qualquer forma a massa fica a critério de cada uma.

Vamos a receita para 4 pessoas:
250g de Bucatini
1 kg de tomate bem maduro
400g de calabresa de boa qualidade
1 cebola
2 colheres de sopa de Azeite
sal a gosto

O primeiro passo é fazer o molho de tomate. Para isso coloque todos os tomates em uma assadeira e leve ao forno 180o por 1 hora. Isso fará com que toda a acidez do tomate suma, deixando um gosto até certo ponto adocicado. Além disso, ajudará consideravelmente na retirada da pele.

Após 1 hora deixe esfriar e retire o miolo e a pele dos tomates. Coloque o restante no liquidificador e bata pouco somente para diminuir os pedaços. Não deixe virar suco pois ter os pedaços de tomate é importante para deixar o molho encorpado.

Coloque água numa panela e leve ao fogo para ferver e assim fazer o macarrão.

Pegue a calabresa e retire a tripa. A tripa é a parte de fora que sustenta a carne interna. Corte com uma faca essa tripa longitudinalmente que a carne sairá com facilidade. Esfarele essa carne com as mãos em pequenos pedaços.

Corte a cebola em pequenos cubos e coloque numa frigideira com o azeite. Deixe fritar até ficar transparente e coloque a calabresa. Deixe fritar até ela deixar de ficar crua, por cerca de 15 a 20 minutos mexendo esporadicamente. Passe para uma panela funda e coloque o molho de tomate do liquidificador. Deixe ferver por 5 minutos.  Coloque o sal. Enquanto isso a água deve já estar fervendo. Coloque o macarrão  no tempo indicado na embalagem.

Quando finalizar o cozimento do macarrão, retire a água e incorpore o molho.

Bom apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário