quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pernil de Cordeiro

Tinha sido incumbido de fazer um almoço de aniversário para a minha cunhada para umas 8 pessoas. Não sou muito bom em fazer comida para muita gente pois invariavelmente acabo me perdendo.

Para resolver essa questão decidi fazer algo que em uma tacada só pudesse servir varias pessoas. Assim decidi pelo pernil de cordeiro apesar de ser uma carne muito forte e que nem sempre agrada a todos os paladares. 

Eu adoro cordeiro, mas normalmente fico no carré e nunca tinha comido o pernil. Foi um risco, mas no final acabou ficando realmente muito bom. 

A receita foi uma mistura de várias que vi pela internet, com uma crosta de especiarias que foram trituradas num pilão.

Ingredientes
1 pernil de cordeiro inteiro
Pimenta do reino em grão a gosto
1 colher de sopa de sálvia fresca
1 colher (sopa) de tomilho fresco
Canela em pó a gosto
Semente de coentro em grão a gosto
Semente de cominho a gosto
8 dentes de alho cortados ao meio
2 ramos de alecrim fresco

Sal a gosto
150 ml de vinho branco seco
300ml de suco de laranja
30 ml de azeite extravirgem
4 colheres de sopa de mel (diluídas em pouco de suco de laranja)

Em um pilão, coloque o sal com as especiarias (pimenta do reino, salvia, tomilho). Bata bem. Acrescente a canela, o coentro e o cominho até obter um sal aromatizado. Reserve

Faça pequenas incisões no pernil com uma faca fina e insira pedaços de alho com o alecrim em cada orifício. Tempe o pernil com o sal de especiarias. Coloque numa assadeira e coloque o vinho branco e o suco de laranja. Deixe descansar na geladeira por uma hora mudando de lado.

Ascenda o forno e quando atingir 230oC coloque o pernil. Asse por 20 minutos e diminua a temperatura para 200oC. Vire o pernil e asse por mais 40 minutos. A essa altura o pernil deve estar quase no ponto, mas pode variar de acordo com o peso da peça.

Pincele com o mel e volte ao forno para caramelizar até que adquira um tom dourado.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário