Já postei uma receita de paleta de cordeiro aqui e essa, por coinscidência, também é do Chef Claude Troisgros. Muita gente não sabe o que efetivamente é a paleta e o que é o pernil. Paleta são as patas da frente do animal, podendo ser cordeiro, boi, porco, etc. Já o pernil são as patas traseiras.
Normalmente a paleta é um pouco menos gordurosa que o pernil e com uma carne um pouco mais macia. Por esse motivo, normalmente tem um tempo de cozimento mais curto.
No caso da minha receita fiz com uma marinada de temperos marroquinos. Assim, nada mais natural do que acompanhar com cuzcuz. O preparo leva tempo, não somente para a marinada, mas também de cozimento.
Fiz nesse caso para uma comemoração muito especial de 80 anos de uma tia da minha esposa. Acho que ela gostou muito.
Ingredientes do Cordeiro (4 pessoas)
1 cordeiro inteiro
2 colheres de sopa de gengibre em pó
1 colhere de sopa de canela em pó
2 colheres de sopa de cominho em pó
2 colheres de sopa de paprica picante
Suco de 1/2 limão siciliano
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
2 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de alho picado
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de curry
100ml de azeite extravirgem
Sal a gusto
1 pimento dedo de moça cortada em cubinhos
Junte todos os ingredients da marinada (menos a paleta, o sal e a pimento dedo de moça) em um recipiente e bata com um mixer até formar uma pasta.
Coloque a paleta num tabuleiro e faça pequenos furos com uma faca para que a marinada penetre bem. Tempere com sal a gosto. Coloque a mistura de especiarias sobre o cordeiro, espalhando bem. Finalize com a pimento dedo de moça e cubra com papel de aluminio.
Leve à geladeira por pelo menos 4 horas, mas idealmente de um dia para o outro.
Ascenda o forno a 180oC. Coloque duas conchas de água fervente em cima do cordeiro e leve ao forno por cerca de 2:30 a 3:00 horas. De 30 em 30 minutos use a concha para "regar" o cordeiro para que ele não resseque.
Se usar uma panela de cozimento lento, deixe por cerca de 6 horas.
Uma boa dica para saber se a carne já está boa é olhar a ponta do cordeiro. Se ela já estiver somente com osso e sem carne é um bom indicativo.
Após o cozimento, deixe esfriar um pouco e corte a carne em tiras. Reserve.
Molho
100g de uvas passas pretas
Hortelã picado
1 concha de água fervendo
Sal
Lâminas de amêndoas
Leve o mesmo tabuleiro em que a paleta foi assada ao fogo. Se estiver seco, jogue uma concha de água fervendo. Deixe secar um pouco para engrossar. Misture as passas e as fatias do cordeiro. Desligue o fogo e coloque o hortelã e as amêndoas. Acerte o sal caso seja necessário.
Cuzcuz
300g de cuzcuz
300ml de água fervendo
sal a gusto
1 colher de sopa de manteiga
Jogue o sal e a água fervendo em cima do cuzcuz e deixe que ele a absorva. Esse processo leva uns 30 minutos. Usando um garfo, solte o cuzcuz. Em uma frigideira no fogo, derreta a manteiga e coloque o cuzcuz para que esquente um pouco.
Sirva junto com o cordeiro.
Bom Apetite !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário