Na verdade é bem fácil e muito bom, mas trabalhosa do ponto de vista de tempo de preparo. Fiz uma acompanhado com um purê de mandioquinha e espuma de cogumelos. Achei que ficou muito pesado. Em uma outra oportunidade usarei um acompanhamento mais leve, como cuscus marroquino por exemplo.
O processo mais difícil é abrir a panceta. Pedi para o açougueiro fazer isso e também tirar boa parte da gordura. Não adianta limpar toda a gordura antes pois a carne ficará seca. Ao final, a peça ficou assim:
Com isso, tempere dos dois lados com sal e pimenta. Eu coloquei também no lado sem gordura uma boa camada de melaço de cana para dar um tom agridoce.
Depois disso, enrole a panceta como a figura abaixo e amarre com fios de cozinhar:
Em uma panela, doure a carne de todos os lados até ficar com um aspecto bem caramelizado. Isso leva aproximadamente 2 minutos de cada lado. Como a carne era muito comprida, cortei em dois pedaços iguais para caber na frigideira.
Por fim, basta ir ao forno. Eu usei uma panela elétrica de cozimento lento e deixei por cerca de 8 horas. No forno, eu deixaria por volta de 4-5 horas em uma temperatura de aproximadamente 140oC. O importante do cozimento lento é fazer com que boa parte da gordura escorra da carne. Alem de deixar ela ainda mais macia, também evita que o consumo de gordura seja exagerado.
Como eu disse, muito simples e alem disso não é uma carne cara, ou seja, a partir de agora somente fazer em casa.
Depois de assado, corte em rodelas. Esse pedaço serve facilmente umas 10 pessoas.
Bom Apetite !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário