terça-feira, 17 de março de 2015

Torta de Limão do Claude Troisgos

Sei que já publiquei uma outra receita de torta de limão aqui no blog, bem mais fácil e prática, mas buscando uma sobremesa para um jantar vi a versão do Claude e não resisti. Ela fica no meio termo entre um cheesecake e a torta de limão que eu já havia preparado e é realmente bem gostosa. Acho que sempre vale a pena termos opções e entender técnicas diferentes para a mesma receita.



Ingredientes
Massa
200g de biscoito de maisena
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar (a receita original pede uma xícara mas achei exagerado)
 75g de farinha de trigo
1 pitada de sal

Na receita original o Claude faz a massa na mão, mas eu acho que a melhor maneira é usando um processador de alimentos. Bate tudo super rápido e deixa o biscoito bem triturado. Depois de pronta coloque numa forma redonda com fundo falso e pepel de aluminio por fora para evitar que a massa ou depois o recheio escorra.

Aperte bem a massa para que fique bem firme e leve ao forno pré aquecido a 180oC por cerca de 15 minutos. Tire do forno e leve à geladeira.

Crème de limão
360g de açúcar
300ml de creme de leite
9 ovos
Suco de 5 limões sicilianos coado

Bata os ovos ligeramente para que "quebrem" e coloquem todos os ingredientes no processador de alimentos. Bata até ficar homogênio. Coloque em cima da massa com muito cuidado e bem devagar. Esse passo é muito importante pois se for colocado rápido o liquido pode "destruir" a massa e os dois se juntarem.

Leve ao forno pré aquecido a 140oC por 1:30 ou até o creme ficar bem firme. Cuidado que as vezes ele parece firme mas por baixo ainda esta mole. A melhor maneira de saber é usando uma faca e indo até o fundo. Se não sair com liquido, está pronto.

Leve à geladeira por cerca de 2 horas.

Suspiro
4 claras de ovo
175g de açúcar
1755g de açúcar de confeiteiro
Raspas da casca de 1 limão siciliano

Leve os ingredientes ao fogão em uma panela em banho maria mexendo sempre com um batedor até que os açúcares fiquem bem incorporados. Estará pronto quando estiver quente, mas ainda suportável para colocar o dedo. Tome cuidado para não cozinhar de mais.

Leve a mistura quente a uma batedeira e bata por cerca de 10 a 15 minutos. O ponto é quando o suspiro fica firme e cremoso, sem escorrer.

Leve o suspiro a um saco de confeiteiro e coloque o suspiro por cima da massa. Se não tiver o saco tudo bem, coloque em cima da massa com uma colher e espalhe com uma faca.

Leve o forno a torta de novo por cerca de 10 minutos para o suspiro assar um pouco. No meu caso usei um maçarico.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário