terça-feira, 27 de maio de 2014

Torta Santiago

Em 2006 a revista Veja fez uma edição especial com 20 chefs famosos do Brasil na época preparando uma refeição completa com entrada, prato principal e sobremesa. O mais legal era que vinha com todas as receitas. Fiz várias delas, mas a maioria antes de ter o blog. Agora resolvi reviver algumas e postar por aqui. Começarei pela Torta Santiago que foi preparada pelo chef Francisco Gameleira do A Figueira Rubaiyat na época.

Essa torta é uma sobremesa típica da região da Galiza na Espanha e se chama assim pois é marcada com a Cruz de Santiago sobre o açúcar de confeiteiro. No meu caso acabou sendo sem.

Outro fator importante para a torta é a farinha de amêndoa que não é muito fácil de encontrar. Eu achei no http://www.barradoce.com.br

Ingredientes
Massa
80g de manteiga em temperatura ambiente
50g de açúcar
2 gemas
175g de farinha de trigo

Bata a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo. Adicione as gemas uma de cada vez e por fim a farinha. Misture com as mãos até a massa não grudar. Talvez precise de um pouco mais de farinha. Abra a massa com um rolo em cima de um plástico. O plástico é importante pois a massa pode quebrar. Coloque numa forma para torta de 30cm de diâmetro. Com usei uma forma menor, acabou sobrando massa.

Leve ao forno pré aquecido a 180oC por cerca de 12 minutos até a massa ficar dourada.

Recheio
3 ovos
150g de açúcar
Raspas de 1 limão
1 colher de chá de canela em pó
400g de farinha de amêndoa
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de essência de amêndoa

Bata os ovos com o açúcar até dobrarem de tamanho. Sem parar de bater, acrescente as raspas de limão e a canela. Por fim acrescente a farinha de amêndoa, a essência e a manteiga derretida. Ficará um recheio um pouco líquido, é assim mesmo.

Coloque sobre a massa já pré assada e leve ao forno 180oC por mais 18 minutos ou até que o recheio fique firme. No caso da receita original com a forma de 30cm o recheio ficará bem baixo, no meu caso, como usei uma forma menor, ficou com mais recheio. Dessa forma, o tempo de forno acabou sendo maior também.

Retire do forno e polvilhe com açúcar de confeiteiro por cima.

Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário