quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Bacalhau Espirituoso

Vi o Claude preparar essa receite num antigo programa que ele tinha junto com o Renato Machado que se chamava Menu Confiança. Já tinha preparado um ou duas vezes e em ambos os casos tinha ficado muito bom. 

Como ia dar um jantar para muita gente, achei que essa receita poderia funcionar. O único ponto é que precisa de tempo, pelo menos 2 dias para o bacalhau dessalgar. Além disso, procure um bacalhau de boa qualidade e com poucos espinhos. Não foi o meu caso. Apesar da receita ser relativamente simples e rápida, perdi quase 2 horas procurando os espinhos do peixe. Na receita original ele não serve com nenhuma acompanhamento. Eu servi com batatas.

Ingredientes
Bacalhau
1 kg de bacalhau dessalgado 
2l de leite
Tomilho, louro e alecrim
1 cabeça de alho cortada em dois

Ferva o leite com as ervas e o alho. Cozinhe o bacalhau neste leite, sem deixar ferver, durante 15 minutos com a panela tampada. Retire, deixe esfriar e desfie-o.

Para o pão
500ml de leite que foi usado para cozinhar o bacalhau
2 pães de rabanada ou francês


Com a mão, "rasgue"os pães em pedaços pequenos. Jogue o leite quente em cima e misture bem até fazer uma espécie de purê.

Para a brandade
150ml de azeite extra virgem
300g de cebola picada
4 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 cenoura ralada
Sal e pimenta

Puxe a cebola no azeite, junto com a pimenta dedo-de-moça e o alho. Acrescente a cenoura. Coloque o bacalhau desfiado e mexa até secar. Coloque o pão molhado e misture bem. Tempere com sal e pimenta. Ponha no tabuleiro.

Molho bechamel
50g de farinha de trigo
50g de manteiga
600ml de leite do bacalhau
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
Sal
Pimenta
Noz-moscada

Derreta a manteiga e a farinha de trigo e deixe cozinhar por 2 minutos. Junte o leite fervendo. Cozinhe até engrossar bem. Junte a mostarda e tempere.

Para servir
300g de queijo parmesão ralado
Azeite extra virgem

Cubra a brandade com bechamel. Cubra tudo com parmesão. Deixe gratinar no forno a 180ºC (cerca de 20 minutos). Ponha uma folha grande de alface no prato. Disponha uma colher grande de bacalhau gratinado em cima. Ponha a torrada e regue com azeite.


Bom Apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário