Faz tempo que queria preparar um Hamburguer caseiro. Estava com essa ideia fixa na cabeça buscando algumas receitas na Internet quando vi a chamada de um novo programa do GNT que se chama Cozinha Prática e qual não era a receite do dia se não Hamburguer.
Tive que assistir e o programa é muito bom, principalmente para quem está começando a se aventurar na cozinha. As receitas são muito beaba e fáceis de serem feitas.
O legal do Hamburguer é que ele pode ser feito de inúmeras maneira, não somente no preparo da carne, como no tipo de carne e depois na hora de montar o sanduíche. Além disso é uma excelente refeição para um jantar com as minhas filhas que ficaram bem animadas com a novidade.
A receita usa fraldinha e resolvi seguir, mas poderia ter sido feito com patinho ou até picanha. Se a carne for muito magra, pode ficar sem graça e ai vale a pena incluir 10% do peso da carne em gordura, podendo ser barriga de porco por exemplo.
Eu fiz um Hamburguer com queijo gorgonzola e acompanhado de batata chips, ficou uma delícia, mas poderia ser, por exemplo, o prato principal de um almoço ou até mesmo num churrasco, à moda americana.
Ingredientes por unidade
150g de fraldinha moída duas vezes com gordura (uma carne muito magrinha produz um hambúrguer ressecado)
1 colher de café de água1 colher de café de azeite
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Faça uma bola e achate, formando o hamburguer.
Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto.
Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior do que diâmetro do pão.
Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne pois quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria.
Antes de fritar a frigideira deve estar bem quente. Enquanto isso, tempere os dois lados da carne com sal e pimenta. Pode colocar uma boa quantidade pois o centro está completamente sem tempero. A ideia
de colocar os temperos somente nesse momento é para evitar que a carne vire uma massaroca.
Quando a frigideira estiver bem quente, coloque um fio de azeite e espalhe por toda a superfície. Coloque o Hamburguer. Vire a carne a cada 1 minuto. Para mal passada deixe 4 minutos, para um pouco mais ao ponto, 6 minutos, 3 de cada lado.
Se você for colocar queijo, tomate ou alguma outra coisa, faça depois da última virada.
Uma dica para derreter melhor o queijo é jogar gotas de água na frigideira e tampar. Assim o vapor que se criar, ajuda nesse processo.
Bom Apetite !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário