Gosto muito da carne de cordeiro, mas tenho uma certa dificuldade em fazer pois normalmente ela fica dura. Já tinha tentado fazer a costela outras vezes, sempre com o mesmo final.
Além disso, é uma carne de sabor bem presente, que por isso, não agrada a qualquer um.
Fuçando em alguns sites vi uma receita do Que Marravilha em que o a carne não era feita 100% na frita, como eu vinha fazendo. O Chef selava ela primeiro e depois levava ao forno. Achei que essa podia ser a diferença entre ela ficar mais macia e decidi tentar.
A receita é muito simples e por isso pode ser uma boa opção para um jantar com convidados já que vai mostrar uma certa sofisticação com relativamente pouco trabalho.
Ingredientes
4 costelinhas de cordeiro por pessoa. Na verdade eu comprei o carré, que nada mais é do que as costelas ainda juntas. Comprei 2 carrés com 8 costelas cada
Sal e pimenta a gosto
5 dentes de alho descascados
Tomilho e alecrim a gosto
2 fatias de Pão de forma batido no liquidificador até virar uma farinha
Azeite
Ligue o forno a 200oC.
Se o carré estiver com muita gordura, retire o excesso e faça pequenos cortes no restate dela para que o tempero entre melhor. No meu caso, comprei o carré já totalmente limpo, sem gordura. Fica menos saboroso, mas muito mais saudável.
Tempere o carré com sal e pimenta a gosto. Numa frigideira no fogo, coloque um fio de azeite, os carrés temperados, os alhos, tomilho e alecrim. Sele dos dois lados por cerca de 2 minutos em cada um. Esse processo é só para não deixar o suco da carne escapar durante o cozimento.
Com a própria frigideira, leve ao forno por cerca de 10-15 minutos, dependendo muito do tamanho do carré.
Retire do forno e reserve por 5 minutos até que ele esfrie um pouco. Corte o carré em costelinhas. Eu cortei de 2 em 2 para ficar um pouco maior. Tempere novamente as costelinhas com sal, pimente e um pouco de azeite.
Coloque o pão em volta da carne e devolva à frigideira. Faça isso com todos os pedaços e leve ao forno por mais 5 minutos.
Eu servi com um macarrão na manteiga, já que o gosto da carne é forte, mas poderia ser com arroz, batatas, legumes, risoto ou até mesmo um cuscus marroquino.
Bom Apetite !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário