domingo, 24 de abril de 2011

Queijo e Vinho


Queijo e vinho pode ser uma boa solução de um jantar bacana para quem está querendo começar a entrar no mundo da cozinha ou que fazer algo diferente. Basta ter um pouco de criatividade e preparar uma tábua com algumas variedades de queijos e outras coisinhas mais. O mais bacana é que pode servir de sobremesa de um bom jantar também. Os franceses têm o costume de comer queijos depois do jantar.

Normalmente as pessoas fazem queijo e vinhos com vinho tinto, mas acho que o branco combina melhor, até por ser mais leve e refrescante.

Escolhi como vinho um Sauvignon Blanc. Como fiz uma tábua para duas pessoas escolhi somente três tipos de queijos. Os queijos têm que ser bons, pois são a essência do prato. Por isso é necessário comprá-los nos melhores locais. Em São Paulo gosto de ir ao mercadão. Um brie (podia ser camembert tb), um queijo azul, eu usei um gorgonzola italiano e um amarelo forte, eu usei um gruyere.

Incrementei o prato com outros ingredientes que não eram queijos, até para quebrar um pouco o gosto de vez em quando. É importante ter frios, no meu caso usei salame hamburguês, mas presunto de Parma cairia super bem. Coloquei alguns tomates cereja temperados com um bom azeite e sal grosso e umas frutas. Usei uva, sempre uma boa companhia dos queijos, caqui duro e figo cristalizado. Usei também castanha de caju caramelada.

Se a tábua for de sobremesa vocês podem colocar alguns pedaços de chocolate amargo que ficará delicioso.

Criatividade é tudo para um excelente jantar a dois ou até mesmo num grupo de pessoas.

Bom apetite !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário