sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cebola Caramelada

Meu irmão mais novo veio uma vez com uma ideia de que havia comido uma pizza espetacular em Porto Alegre de cebola caramelada com queijo gorgonzola. A princípio parecia realmente atraente, mas o problema era conseguir fazer a tal cebola caramelada. Tentei várias receitas diferentes. Algumas até ficavam aceitáveis, outras quase intragáveis, mas nenhuma ficava realmente boa, ainda mais para colocar numa pizza. É nessas horas que a teoria gastronômica faz falta.

Mas mesmo assim não desisto tão fácil e um dia encontrei por acaso uma receita de geléia de cebola que poderia dar certo. Realmente a tal geleia foi a melhor cebola caramelada que iz e a partir de então não pode ter uma pizzada em casa sem esse sabor. A geleia fica ótima na pizza, mas pode ser servida com carne ou até como um pãozinho num aperitivo.

Ingredientes
250g de cebola cortada em rodelas finas
250g de cebola roxa cortada em rodelas finas
3 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de café de canela
1 pitada de pimenta do reino
1 colheres de sopa de manteiga

Numa frigideira coloque as cebolas e a manteiga até que as cebolas fiquem transparentes. Acrescentem o mel, o vinagre e o açúcar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos, mexendo de vez em quando, até que o basâmico fique completamente reduzido. Acrescente o gengibre, a pimenta e a canela. Deixe por mais um minuto até que os sabores se mistures e está pronta.

Bom Apetite !!!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Farofa de frutas secas

Vi essa receita no especial de Natal do programa Que Marravilha. O que ma chamou a atenção foi o fato dela ser feita com pão de forma e não farinha de mandioca ou algo assim. Com isso a farofa fica mais leve e os sabores das frutas secas realçadas.

Fiz um pernil para o Natal e achei que a farofa seria o acompanhamento perfeito. A receita do perfil está no link abaixo:

http://nacozinhamp.blogspot.com/2011/01/pernil.html

Segue a receita da farofa

1 cabola picada em cubos pequenos
5 dentes de alho ficados
2 colheres de sopa de manteiga
1 maça sem casca ficada em cubos
1 xícara de abacaxi cortado em cubos
20ml de cachaça
1 colher de sopa de açúcar mascavo
Especiarias
   1 colher de chá de cominho
   1 colher de chá de canela em pó
   1 colher de chá de gengibre em pó
   1 colher de chá de paprica doce
   1 colher de chá de curry
10 pães de forma regulares batidos no liquidificador até virarem uma farinha
Frutas Secas. Use as frutas que quiser como uvas passas, banana seca, ameixa, damasco, nozes, castanha de caju, amendoas, etc
Coentro ou Salsinha picada

Numa frigideira coloque a cebola, o alho e uma colher de manteiga numa frigideira e deixe até as cebolas ficarem brancas. Mexa para evitar que o alho queime.

Adicione a maça e o abacaxi e deixe dorar por cerca de 10 minutos até ficarem caramelizadas.

Adicione a cachaça e flambe.

Acrescente o açúcar mascavo e as especiarias e deixe derreter um pouco.

Coloque a farinha de pão de forma, as frutas secas e a outra colher de manteiga. Mexa até que tudo fique bem agregado e o pão fique mais escuro. Por fim, coloque a salsinha ou o coentro.

Bom Apetite !!!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Banana caramelada com Sorvete de creme

Estava com vontade de comer uma sobremesa gostosa, mas não tinha muitas opções de ingredientes em casa. Tinha sorvete de creme, mas comer ele sozinho iria acabar ficando sem graça. Até poderia ter feito uma calda de Nutella, mas procurei na dispensa e tinha acabado. Normalmente Nutella não dura muito na minha casa. Lembrei de uma calda de caramelo que aprendi outro dia e como caramelo combina muito bem com banana, resolvi arriscar.



Ingredientes
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de água
1/4 xícara de manteiga (50g)
1 xícara de creme de leite
1 banana nanica para cada pessoa
1 bola de sorvete de creme para cada pessoa

Em uma frigideira derreta o açúcar e a água em baixa temperatura até virar um caramelo. Muito cuidado pois ele fica extremamente quente. Quando estiver bem marrom, acrescente a manteiga e mexa até ficar homogênio. Coloque o creme de leite até formar o caramelo mais grosso.  Coloque a banana descascada e "regue"com o caramelo. Deixe descansando, regando sempre, por cerca de 10 minutos.

Corte a banana ao meio e coloque os dois pedaços numa taça. Coloque a bola de sorvete por cima e um pouco da calda de caramelo.

Bom Apetite !!!

Fettuccine ao molho de Salmão Defumado

Como já escrevi aqui algumas vezes, gosto muito do programa Que Marravilha e do chef Claude Troisgros. Acho as receitas incrementadas porém relativamente fáceis de serem copiadas em casa. Quando vi essa fiquei um pouco resistente pois para mim Salmão é cru, no Sushi ou no máximo cozido no limão num tartar. Acho que ele perde muito do gosto sendo assado ou frito. Entretanto, como essa receita levava Salmão defumado, resolvi experimentar e não me arrependi. Realmente o molho ficou muito bom. Ajudou o fato de eu ter feito massa fresca caseira, mas qualquer uma de boa qualidade comprada num supermercado também serve.

Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 cebola média cortada em cubos pequenos
3 dentes de alho picados
1/2 alho poró cortado em rodelas
10 cogumelos paris cortados em cubos médios
500ml de creme de leite fresco
1 pote de requeijão
350g de salmão defumado
Sal e pimenta a gosto
Parmesão a gosto
450g de fettuccine

Numa panela coloque a água para o macarrão para ferver e numa outra coloque o azeite, cebola e alho e deixe fritar até a cebola ficar esbranquiçada. Adicione o alho poró e o cogumelo. Não salgue pois o salmão tem sal e pode ser que passe do ponto. Quando o cogumelo e o alho poró estiverem macios adicione o creme de leite e deixe ferver. Quando ferver adicione o requeijão. Deixe ferver até que o molho fique um pouco mais grosso. Isso acontece quando você coloca o fundo de uma colher nele e não escorre. Desligue o fogo, adicione o salmão e tampe. Reserve por cerca de 5 minutos.

Enquanto isso  a água do macarrão deve estar fervendo. Coloque o Fettuccine e siga as instruções da embalagem.

Depois de 5 minutos que o molho ficou descansando, acerte o sal e a pimenta. Escorra o macarrão e coloque dentro da panela do molho. Coloque parmesão se desejar.

Bom Apetite !!!

sábado, 26 de novembro de 2011

Risoto de parmesão ao molho de morangos

Vi essa receita em um livro outro dia e fiquei intrigado. Realmente estava com um aspecto ótimo, mas será que a combinação iria funcionar? Durante algum tempo fiquei com vontade de testar, mas ficava receoso com o resultado. Finalmente tomei coragem. O resultados é simplesmente excelente. Quem bolou está de parabéns pois a combinação orna perfeitamente, como diriam os conterrâneos da minha mãe. Definitivamente farei mais vezes. Pode ser feito com um primo piato num jantar italiano ou prato principal. Como o prato leva espumante seco, o melhor vinho para acompanhá-lo é o mesmo usado na receita. Nesse caso usei um Chandon reserva brut que estava muito bom.

Molho de morangos
300g de morangos orgânicos limpos e lavados
20g de manteiga
1 colher de sopa de um espumante seco

Bata os morangos no liquidificador até formar um suco, coe e reserve. Coloque a manteiga numa frigideira, quando derreter acrescente o espumante e os suco de morango. Reserve.

Risoto
250g de arroz arbóreo
30ml de leite
azeite
1/2 cebola picada em cubinhos bem finos
1/4 de xícara de espumante
500ml de caldo de vegetais
70g de parmesão ralado
30g de manteiga
sal e pimenta a gosto

Refogue a cebola no azeite e quando estiver transparente acrescente o arroz. Refogue um pouco e acrescente o leite, quando o leite evaporar coloque o espumante e espere evaporar também. Abaixe o fogo e adicione uma concha de caldo de legumes por vez, mexendo sempre, até que o risoto esteja al dente. Mais ou menos 15 minutos. Al dente é quando você coloca na boca e ele não está nem mole nem cru. Se tiver dúvidas, va experimentando de tempos em tempos. Desligue o fogo, acrescente o sal, pimenta, manteiga e parmesão. Mexa um pouco, tampe a panela e deixe por 5 minutos.

Após esse tempo, se o risoto estiver muito seco, acrescente uma ou duas colheres de caldo e mexa novamente.

Disponha o molho de morangos no prato e o risoto por cima. Polvilhe com mais parmesão caso deseje e decore com morangos.

Bom Apetite !!!

Abobrinha recheada com tomate seco e queijo de cabra

Esse prato pode tanto servir de entrada como aperitivo antes do jantar. É fácil de ser feito, mas tem um gosto tão espetacular que parece que demorou horas. O segredo está em ter ingredientes de qualidade. Como são apenas 4 ingredientes o que facilita as coisas.

No meu caso específico servi como aperitivo, junto com mozzarella de bufola, presunto cru e lascas de queijo parmesão. Quase que não foi necessário uma entrada de tão bom que estava o aperitivo.


Como disse, são somente 4 ingredientes. As quantidades dependem de quanto serão feitas.
Abobrinhas cortadas em tiras bem finas
Tomate seco
Queijo de cabra boursin
Azeite
Sal

Passe azeite nas tiras de abobrinhas e ponha numa grelha no forno. Selgue a gosto e quando estiver dourada, vire o lado até ambos estiverem bons. Repita com todas as tirar.

Coloque meio tomate seco e o queijo no meio da tira e enrole.

Bom Apetite !!!

Berinjela à parmegiana

Essa é uma entrada que é fácil de fazer e vai agradar muito. Pode até servir de prato principal em um dia de verão quando a fome não estiver tão forte. No meu caso específico usei como entrada de um jantar italiano. O segredo está em cortar a beringela salgar e deixar escorrer por cerca de 25 min para que seu armagor desapareça. É importante lavar bem e secar depois para que a comida não fique muito salgada.

Vamos aos ingredientes para 4 pessoas:


2 berinjelas cortadas em rodelas (já com o processo de tirar o amargor)
3 tomates de cortados em rodelas
100g de molho de tomate
200g de queijo mozzarella ralado
50g de queijo parmesão ralado
sal e pimenta a gosto
Folhas de manjericão

Doure as berinjelas em uma grelha no fogão sem óleo até que fiquem bem tostadas por fora, mas macias por dentro. Faça camadas alternando a uma rodela de berinjela, uma rodela de tomate, mozzarella e 1 colher de molho de tomate. Ao final coloque o parmesão e uma folha de manjericão.

Asse em forno médio, 160o a 170o pré aquecido por cerca de 10 minutos, ou até que o queijo esteja derretido.

Bom Apetite !!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tiramisu

Tiramisu é provavelmente umas das 3 sobremesas mais típicas italianas. É um doce a base de um queijo chamado mascarpone. O queijo em si não tem muita graça e acho que inventaram a receita para dar alguma utilidade a ele.

O nome em italiano quer dizer "mandar para cima" ou seja, algo para algrar o dia e deixar a pessoa melhor.

Ele é composto de três camadas que podem variar de acordo com a origem da receita que for encontrada. Fiz uma versão mais trradicional com cacau em pó, mas chocolate em lascas em cima também dá um toque especial.


Ingredientes
Creme
150ml de creme de leito fresco (opcional, ele fica mais gostoso e firme, mas também com mais gordura)
100g de açúcar
4 gemas
500g de queijo mascarpone

Bata o creme de leite com uma colher de açúcar na batedeira até deixar de ficar líquido. O ponto é um pouco antes de chantilly, mas se ficar igual não tem problema. Só não pode bater muito pois se passar vira manteiga. Reserve. Se optar por não usar o creme de leite, ignore esse passo.

Bata 4 colheres de açúcar com as gemas na batedeira em ata velocidade até formar um creme leve e fofo. Adicione o queijo mascarpone aos poucos e por fim o creme de leite batido.

Base
200g de biscoito tipo Champanhe
Café espresso forte
Rum a gosto

Eu usei taças de vinho para servir, mas você pode escolher fazer numa travessa grande e depois cortar na mesa ou em porções individuais como queira. Misture o café com rum e mergulhe levemente o biscoito na mistura, colocando no fundo da taça.

Coloque o creme por cima e depois as lascas de chocolate meio amargo.

Na foto acima, coloquei o creme num sifão e deixei na geladeira por 4 horas até ficar bem firme. Essa variedade deixa a sobremesa mais leve e com cara de Chef, mas é um pouco complicado já que quase ninguém tem sifão em casa. Além disso, nessa versão não mergulhe o biscoito no café e rum. Corte e coloque no fundo da taça. Jogue uma ou duas colheres do café na taça e deixe o biscoito absorver esse líquido antes de colocar o creme. Fica mais crocante. Polvilhe com café moído e cacau em pó.

Bom Apetite !!!


Rondelli

Rondelli é, sem dúvida alguma, a massa que eu mais gosto. O pior é que só consigo comer um bom quando é feito pela minha mãe. O mais próximo que consegui encontrar foi o da Famiglia Mancini, que apesar de ser muito bom, ainda fica aquém.

A receita é bem difícil e o que complica mais a situação é ter que fazer a massa, pois massa pronta de Rondelli não existe, pelo menos que eu saiba. O recheio acaba sendo muito simples e o molho também.


A massa é a mesma de qualquer outra com 100g de farinha para cada ovo. Usei 4 ovos e 400g o que dá mais ou menos para 3 a 4 rolos. Depois de descansado por uma hora é necessário abrir. Somente no rolo é quase impossível. Portanto é necessário um aparelho específico. Ele tem que ficar mais ou menos do tamanho de uma assadeira média e fino, mas não a ponto de quebrar.

Depois disso, precisa ir ao fogo. Use uma assadeira grande com bordas altas e água fervendo. Coloque a massa por aproximadamente 2 minutos e retire sem quebrar. Coloque na pia ou numa superfície lisa e jogue água gelada imediatamente para cortar o cozimento.

Eu recheei com muzzarela, queijo prato e nozes moídas. Coloque a quantidade a gosto, mas não muito pois pode complicar para enrolar. Depois de enrolado, como um rocambole, corte em rodelas e coloque numa travessa.

Coloque o molho de sua preferencia em cima e leve ao forno por 15 a 20 minutos. Eu usei molho branco nesse caso, mas meu preferido é com funghi porcini secchi.

Bom Apetite !!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fondant de chocolate

Recebi essa receita de uma amiga do Fondant de Chocolate do Le French Bazar e como a foto estava apetitosa, resolvi testar. É interessante como algumas vezes a receita funciona de uma maneira diferente do que se imagina. Por ser uma sobremesa parecida com um petit gateau, achei que comer quente seria o melhor. A receite dizia para assar, guardar e esquentar depois. Não havia entendido porque não comer diretamente do forno, logo após ficar pronta e comi dessa maneira. Achei muito enjoativa, pois realmente vai muito chocolate.


Cheguei a ficar um pouco desapontado, mas como sobraram 3 potinhos, resolvi guardar na geladeira. No dia seguinte, decidi esquentar pois era um desperdício jogar tudo fora. Quando saiu do forno parecia outro doce. Estava realmente espetacular. Não tenho teoria suficiente para entender por que dessa diferença, mas cozinhar é bacana exatamente por essas tentativas e erros.


Vamos à receita. Fiz meia porção que rendeu 6 potinhos.



Ingredientes (para 12 fondants individuais)
1,250 kg de chocolate em barra meio amargo
3 xícaras e ½ de açúcar
8 ovos
4 gemas
500 gramas de manteiga sem sal
20 ml baunilha (1 1/2colheres de sopa)
1 xícara e 3/4 de  farinha de trigo peneirada 
Uma pitada de sal

Em banho-maria, derreter manteiga e chocolate, incorporando com uma colher de pau. Desligar o fogo e deixar esfriar um pouco. 

Em uma tigela grande, bater com batedeira o  açúcar, as gemas, os ovos e a baunilha até formar um creme espesso.
Incorporar a este creme , aos poucos, com colher de pau, o chocolate e a manteiga derretidos. Também aos poucos, acrescentar a farinha e o sal, sem misturar muito.
Assar em forno a 170ºc (médio) por 25 minutos, nos potinhos individuais onde irá servir. Retirar, seixar esfriar e guardar na geladeira.
Na hora de servir, aquecer no forno, cobrindo com papel alumínio, por cerca de 5 a 7 minutos. Servir quente.

Para acompanhar pode servir um creme inglês.


Ingredientes
6 unidade gemas
1/2 litro de leite
200 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de maizena
1 colher de sopa de manteiga

Misture as gemas com o leite, açúcar, o amido e a essência de baunilha, junte a manteiga e leve ao fogo brando. Mexa sempre, até engrossar um pouco. Leve para a geladeira quando frio. Sirva com o fondant. Se gostar, também leve à mesa uma geléia de frutas vermelhas.

Bom Apetite !!!

Tagliatelli ao molho branco com espinafre

Pode parecer frescura, mas macarrão feito em casa é infinitamente superior a qualquer macarrão pronto, não importa qual marca você escolhe. O problema é fazer em casa, principalmente no momento de abrir a massa e mais ainda no momento de cortar. Por esse motivo, decidi comprar alguns aparelhos que ajudam nessa tarefa e os testei essa semana. A partir de agora, macarrão pronto vai ser raridade aqui em casa.



O primeiro passo é fazer a massa. Como ela precisa descansar por 1 hora, você precisa calcular bem o tempo para o almoço ou jantar não atrasar. A massa é super simples, só ovo e farinha. A receita básica é 100g para cada ovo. O problema é que ovo não é uma medida exata. Então é preciso ir adicionando a farinha aos poucos. Outra dica é mais ou menos 100g de farinha por pessoa (um adulto).


Fiz com 5 ovos e mais ou menos 450g de farinha já que o ovo era pequeno. Apesar de serem somente duas pessoas, contei com uma possível perda, já que estava testando os aparelhos novos. Bata numa batedeira com o gancho até não ficar mais pegajosa. Quando estive pronto, sove a massa bastante, coloque num papel filme e deixe descansar por 1 hora.


Agora vem a parte mais divertida de abrir e cortar a massa. Antes coloque água numa panela para ferver. Divida a massa em pequenas porções para que seja mais fácil de abrir. No meu caso usei os aparelhos que se adaptam à batedeira.

Escolhi o Tagliatelli que não era tão grosso, nem fino, pois como era a primeira vez, podia ficar difícil de cortar. Outro segredo é colocar o macarrão para dar uma pré-cozida logo depois de cortado. Isso faz com que ele não grude. Deixe na água fervendo por uns 30 segundos e tire, colocando numa panela com água gelada, com gelo e óleo, para parar o cozimento.


Outra opção é colocar para secar num pequeno varal específico para isso que vende em lojas especializadas. Como não tenho esse varal, optei pela primeira opção. Quando todo o macarrão estiver feito, volte na água fervendo até ficar "al dente".

Para acompanhar fiz um molho branco com espinafre.

Ingredientes
50g de farinha de trigo
50g de manteiga
1 litro de leite
sal a gosto
1 noz moscada ralada na hora
1 maço de espinafre

Coloque o espinafre com sal numa frigideira para refogar e reserve.
Coloque a manteiga na panela para derreter. Quando estiver completamente derretida, coloque a farinha e misture. Essa mistura se chama "roux". Misture o leite aos poucos para não criar pelotas. Ao final coloque o sal, a noz moscada e o espinafre refogado.

Junte ao macarrão e sirva.

Bom Apetite !!!

domingo, 16 de outubro de 2011

Jantar Mexicano - tacos

Os tacos e os burritos talvez sejam o que têm de mais conhecido da cozinha mexicana. Se bem que o que comemos por aqui é um pouco diferente do tradicional, mas como sabor, para mim, é bem melhor.

Tacos são tortillas com algum tipo de recheio. Pode variar bastante e não acredito que exista alguma que seja a original mexicana. Resolvi fazer duas versões, uma com filet mignon e outra com porco.

Taco de Filet Mignon

Preciso dar o crédito que essa versão foi feita pelo meu irmão, que viu a receita em algum lugar. Ficou bem parecido com o mais tradicional que normalmente se come em restaurantes.




Ingredientes para 6 pessoas
500g de filet mingnon cortado tipo strogonoff temperada com sal e pimenta do reino moída
1 pimentão verde cordado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1 cebola cortada em tiras
Mix para tacos que se encontra em diversos supermercados
250ml de água
Azeite

Coloque o azeite numa frigideira junto com a cebola, quando ela estiver transparente coloque a carne. Quando a carne estiver amarronzada junte os pimentões e o mix de tacos. Siga a receita do mix, que pede para colocar a água e cozinhar um pouco. Quando estiver pronta, coloque uma tortilla na frigideira com queijo e a carne e feche com outra tortilla. Esquente dos dois lados até ficarem crocantes. Retire coloque guacamole por cima, sour cream e alface americana cortada em tiras.



Taco de porco com abacaxi
500g de porco cortado tipo strogonoff temperado com sal e pimenta do reino moida. Pode ser lombo por exemplo
1 abacaxi inteiro, metade em suco metade cortado em cubinhos
1 cebola cortada em cubinhos pequenos
2 pimentas dedo de moça em cubinhos
Azeite

Deixe a carne marinando com o suco de abacaxi de um dia para o outro. Em uma frigideira coloque o azeite e depois a cebola. Quando estiver transparente coloque a carne, sem o suco, os cubinhos de abacaxi e a pimenta. Frite até dourarem.

Coloque uma tortilla na frigideira, com queijo e a carne de porco. Esquente até ficar crocante. Sirva com Sour Cream e alface










Bom Apetite !!!

Jantar Mexicano - aperitivos e quesadilla

Fazer um jantar mexicano pode ser uma diversão e tanto. O mais legal é que se pode convidar vários amigos e o trabalho é relativamente pequeno, pois cada um faz o seu taco ou burrito como achar melhor. Além disso, os ingredientes também podem ser variados, o que da diferentes opções de cardápios sobre o mesmo tema. Entretanto, algumas coisas não podem falta como o Guacamole, Sour Cream e pimenta. Comida mexicana sem pimenta até dá para comer, mas perde muito do sabor original.










Para servir de aperitivo ou até mesmo colocar nos tacos pode ser feito o Guacamole, Sour cream e o molho de tomate picante. Para o aperitivos podem ser acompanhados com um salgadinho ou com Totopos que é uma torilla cortada e frita em óleo.

Seguem as receitas para 6 pessoas
Guacamole:
6 avocatos que é o abacate mexicano. Procure ele no supermercado, vale a pena pois da um toque especial. 2 tomates maduros cordados em cubinhos bem pequenos
2 cebolas médias cortadas em cubinhos bem pequenos
Suco de 2 limões
Sal a gosto
Tabasco a gosto

Retire o avocado da casca e amasse com um garfo até criar uma pasta. Junte todos os ingredientes e corrija o sal e a pimenta até ficar com o gosto desejado.

Sour Cream
500 ml de creme de leite fresco
Suco de 1 limão
Sal a gosto
1 pote de iogurte desnatado

Bata o creme de leite até ficar com uma consistência menos líquida, como um iogurte. Junte o limão e o sal e misture. Guarde em um local quente, dentro do forno desligado por exemplo, por 30 minutos. Depois desse tempo adicione o iogurte e misture. Leve a geladeira. Faça de preferência de um dia para o outro que ficará mais gostoso.
Molho de Tomate picante
2 latas de tomate pelado
1 cebola média cortada em cubos pequenos
2 pimentas dedo de moça cortadas em cubinhos pequenos
Suco de 1 limão
Salsa picada a gosto

Retire os tomates das latas, tire o excesso de água e esprema com a mão até ficarem bem amassados. Misture os outros ingredientes e sirva.

Para os tacos e quesadillas podem ser usados massas que se encontra no supermercado ou até mesmo o Rapid 10. Eu tinha o site de uma pessoa que faz as tortillas tradicionais (http://jlmassasmexicanas.com.br/) e resolvi pedir. Eles vendem o totopo também. Vale a pena pois o sabor é outro.

Quesadilla

 Pode ser feito de duas maneiras, mas primeiro é necessário que as torillas sejam colocadas numa panela para esquentarem um pouco. Se você tentar dobrar antes, elas irão se quebrar.

Basicamente quesadilla é tortilla com queijos. Assim, depois que as tortillas estiverem quentes coloquem o queijo. Eu usei queijo de minas padrão, que é um pouco mais duro que o tradicional, mas pode ser usado qualquer tipo de queijo. Você pode fazer com a tortilla inteira e uma sobre a outra, ou com uma torilla dobradas. Espere o queijo derreter e sirva.

Pode-se comer somente dessa maneira, ou com guacamole, sour cream e molho de tomate. Depende do gosto de cada um.

Bom Apetite !!!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Grelhados

Usar a churrasqueira normalmente é algo que gera trabalho, pois o tempo para colocar o fogo é grande e a sujeira também. Normalmente uso em churrascos obviamente, mas acender a grelha pode ter uma vantagem em que se pode fazer diferentes tipos de pratos quase que ao mesmo tempo. Foi isso que decidi fazer outro dia, aproveitando o Sol que fazia na cidade. Criei um menu com uma salada, uma entrada e dois pratos principais, tudo isso regado a um excelente suco de criação da minha esposa. Acho que depois de tantos anos estou conseguindo colocar um pouco de vontade nela para cozinhar, bem pouco mesmo por enquanto, mas já é um começo.

Vamos às receitas.

Suco de Abacaxi com Melancia
Não sou nada fã de suco de melancia, acho inclusive uma fruta sem graça. Quando minha esposa disse que iria fazer eu até incentivei, mas não coloquei muita fé. O suco é simplesmente muito bom e muito fácil também. Basta colocar quantidades iguais de cada fruta no liquidificador e bater, sem açúcar mesmo. Depois é só coar e beber. 



Salada de folhas verdes ao molho de blue cheese
Usei rúcula, alface crespa e um pouco de manga cortada em tiras. O molho de Blue Cheese foi o mais complicado. Num liquidificador coloque 200g de queijo roquefort ou gorgonzola, 1 xícara de creme de leite, 1/4 de dente de alho, sal e pimenta a gosto. Bata bem, se a mistura ficar grossa, ponha mais creme de leite. Tire do liquidificador e acrescente 3 colheres de azeite de oliva mexendo sempre e 50g de nozes picada. Teste o gosto e corrija algum tempero caso ache necessário.

De entrada fiz uma lingüiça calabresa com mostarda Djon, tão simples quando assar e cortar.







Fraldinha com Legumes Assados
A fraldinha é uma carne muito saborosa e desprezada no churrasco. Eu particularmente prefiro até mais que picanha, além do beneficio de ser muito rápida para ficar pronta. Coloquei sal grosso e bastante tomilho dos dois lados e depois direto na grelha perto do fogo. Quando dourou de um lado virei até dourar do outro.
Li uma reportagem sobre legumes assados e comecei a fazer. Ficam uma delicia. Escolha os legumes de sua preferência, corte em rodelas e asse, depois é só colocar sal e azeite e está pronto. Usei cebola, tomate, abobrinha e berinjela.

Picanha com farofa de alho
Picanha somente com sal grosso, cortei em bifes e coloquei na grelha rente ao fogo. A gordura aumenta as labaredas. Eu gosto assim pois ela quase queima por fora, mas fica mal passada por dentro. Se preferir, coloque mais acima. Para a farofa coloque 50g de manteiga e 7 a 8 dentes de alho cortados bem fininhos ou espremidos. Quando a manteiga estiver amarronzada coloque 250g a 300g de farofa pronta e mexa.


Bom Apetite !!!

domingo, 11 de setembro de 2011

Carbonade Flamande, batata assada e chutney de cebola, manga e maçã

Adoro o programa Que Marravilha com o Claude Troisgros e essa receita foi a vencedora da 3a temporada. O prato original levava um chips de batata doce, mas precisava de um cortador de batatas que fizesse fatias bem finas, o que eu não tinha. Assim decidi acompanhar com um chutney de cebola, manga e maçã que também vi no programa dele e uma batata assada com alecrim. O jantar ficou muito bom, mas apesar de ter uma dificuldade média, leva muito tempo para ser preparado. Somente a carne fica mais de 2 horas no fogo. Vamos às receitas para 6 pessoas.

Carbonade
Ingredientes:
800g de alcatra cortada em cubos
600g de Filet Mignon de porco cortado em cubos
1 colher grande de manteiga
3 cebolas fatiadas em rodelas
4 dentes de alho fatiados
100g de toucinho defumado em cubos
1 Pimenta dedo-de-moça picada
2 colheres de açúcar mascavo
1 colher de farinha de trigo
4 cravos
2 paus de canela
1 bouquet garni (conjunto de ervas como cebolinha, salsa, sálvia ou o que você tiver, amarrado num barbante)
800ml de cerveja preta Gold
Sal
Pimenta
1 colher de mostarda de dijon
Em uma panela quente, frite um pouco o toucinho e depois coloque as carnes cortadas em cubos e temperadas com sal e pimenta. Mexa e deixe na panela até ficarem douradas. Tire a carne da panela e reserve numa forma. Coloque na panela em que a carne estava a cebola com a manteiga. Acrescente o alho e a pimenta dedo-de-moça picada. Deixe no fogo até que a cebola fique transparente. Junte a canela, o cravo e o açúcar mascavo. Por último, coloque a farinha de trigo, misture bem e devolva a carne à panela. Mexa e adicione a cerveja até cobrir a carne. Ponha um bouquet garni na panela, tampe e deixe fervendo por 2h30 / 3 horas. Quando estiver quase seco,  tire do forno e coloque a mostarda.
Chutney
Ingredientes
3 cebolas roxas grandes fatiadas
1 colher de sopa de manteiga
2 maçãs verdes cortadas em cubos pequenos
1 manga não muito madura em cubos pequenos
½ pimenta dedo-de-moça picada
100g de açúcar mascavo
50g de passas pretas
100ml de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de mostarda em pó
1 colher de gengibre ralado
Canela, anis estrelado, cravo
Sal
Coloque, em uma panela, manteiga e cebola roxa cortada em fatias. Deixe caramelizar até que a cebola fique amarronzada. Acrescente a maçã e a manga cortadas em cubos, açúcar mascavo, mostarda em pó, gengibre ralado, vinagre de vinho branco, passas pretas, sal, canela, anis estrelado, cravo e uma pimenta dedo-de-moça picada. Mexa tudo e deixe cozinhar tampado, a fogo baixo, durante 30 minutos.
Batata Assada
6 batatas cortadas verticalmente em 6 pedaços
Sal e pimenta a gosto
Alecrim a gosto
Páprica Doce a gosto
Azeite a gosto
Deixe as batatas na água gelada por 15 minutos, trocando a água a cada 3 minutos para que o amido saia. Em uma assadeira coloque as batatas e tempere com o sal, pimenta, alecrim, páprica e azeite. Leve ao forno médio por 30 minutos. Retire e coloque um pouco mais de azeite.
Bom Apetite !!!

sábado, 10 de setembro de 2011

O melhor bolo de chocolate do mundo

Vi essa receita no jornal outro dia de uma reportagem sobre um local que dizia ser esse o melhor bolo de chocolate do mundo. A grande diferença desse caso é que o bolo não leva farinha ou fermento, o que deixa ele mais leve, quase como se fosse uma mousse. Por esse motivo ele pode ser uma ótima sobremesa, principalmente em casos nos quais o prato principal for mais pesado. Lembrei de fazer esse bolo depois que uma amiga me perguntou se eu tinha a receita.


Ingredientes
125g de manteiga sem sal
250g de chocolate em barra meio amargo
6 gemas
6 claras em neve
125g de açúcar
40g de açúcar
Amêndoas moídas (opcional)

Aqueça o forno em 180o. Unte uma forma redonda de mais ou menos 40cm de diâmetro. Derreta a manteiga com o chocolate meio amargo. Bata muito bem em separado as gemas com 125g de açúcar, até criar um creme branco leve e fofo. Junte as duas misturas e adicione as amêndoas.

Com as 6 claras bate em neve também muito bem até ficar bem consistente e adicione mais 40g de açúcar. Agora é a parte mais importante. Essa clara com o restante, mas tem que ser bem devagar, sem bater, envolvendo delicadamente. A clara em neve não pode "quebrar" pois o bolo não crescerá

Leve ao forno por cerca de 30 min sem que fique muito cozido. Essa é a parte mais difícil pois o forno não pode ser aberto e o bolo não pode ficar totalmente cozido. O segredo é a parte de cima, quando estiver bem consistente está pronto.

Se quiser polvilhe cacau em pó ou do frade por cima.

Bom Apetite !!!


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Peanut Butter Cookies

Vi essa receita a algum tempo atrás mas que era feito com caramelo. Como não tinha caramelo, mas tinha Peanut Butter resolvi fazer uma adapação. Aproveitei que é véspera de feriado e resolvi fazer com as minhas filhas. A receita é tão fácil que elas fizeram sem nenhuma dificuldade.

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de manteiga amolecida
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de Peanut Butter
2 ovos
1 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo com fermento
150 g de gotas de chocolate ao leite
Misture a manteiga e o açúcar, depois acrescente o Peanut Butter e os ovos, batendo bem. Misture a farinha e por último o chocolate. Forre uma assadeira grande com papel-manteiga. Distribua pequenas porções da massa nas assadeiras, deixando bastante espaço entre elas. Não se preocupe muito com o formato. Leve ao forno médio pré aquecido e asse por 15-20 minutos ou até dourarem. Deixe na assadeira até esfriar bem.
A massa espalha bastante na assadeira, por isso é preciso deixar um bom espaço entre os biscoitos.

Bom Apetite !!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fallin’ in love Mousse pie

Vi essa receita uma vez no caderno paladar do Estadão. O artigo recriava algumas receitas do filme Garçonete (Waitress) de 2007. A garçonete em questão e protagonista do filme criava tortas e dava o nome a eles de acordo com a fase que estava vivendo na vida. Entre outras tortas tinha a “I hate my husband” com chocolate e caramelo que também é muito boa. Assisti o filme algum tempo depois meio que por acaso, até vale a pena. Decidi fazer essa torta mousse esses dias pois tem muito chocolate e estava com vontade de chocolate. Vamos à receita:

Massa
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de farinha de trigo
1 colher de chocolate em pó
Bata as claras em neve com o açúcar. Misture as gemas, o trigo, o chocolate e incorpore as claras. Leve ao forno em fôrma forrada com papel manteiga untado e enfarinhado. Asse por cerca de 20 minutos em fogo médio. 
Recheio
500 g de chocolate meio amargo derretido
300 g de creme de leite fresco
2 claras em neve
6 colheres de açúcar
Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Acrescente o chocolate, as claras em neve e o açúcar. 
Coloque a mousse sobre a massa e leve à geladeira por 6 horas. Decore com raspas de chocolate.
Bom Apetite !!!