Torta de nozes é uma tradição natalina da minha família. Não pode existir uma festa nessa época do ano sem esse doce. Desde criança lembro que essa era sempre a sobremesa do dia 24/12. O fato de esperar o ano todo, também torna a torta um pouco mais especial. Apesar disso, não necessariamente ela só pode ser feita no Natal, mas para mim já virou uma tradição quase que como Panetone. Outra dica é que ela pode ser feita antes e congelada (sem a cobertura).
A torta é basicamente um pão de ló de nozes, com um recheio. Não é uma receita fácil e também é cheia de truques. Originalmente esse recheio era uma baba de moça mas foi se modificando ao longo dos anos até virar um recheio também de nozes.
Ingredientes do Recheio
3 xícaras de açúcar
1 e 1/2 xícara de água
6 gemas
250g de nozes trituradas em um processador para que virá uma farinha, mas ainda com alguns pedaços
Em uma panela misture o açúcar e a água e leve ao fogo médio. Deixe ferver até ficar quase em ponto de fio. Ponto de fio é quando se mergulha uma colher na calda e ela desce como um fio e não mais em gotas.
Quando a mistura estiver quase nesse ponto, ou seja, ainda pinga, mas são pingos mais grossos, retire do fogo. Acrescente as nozes e misture. Isso fará com que a temperatura baixe um pouco para que as gemas não cozinhem quando forem adicionadas. Coloque as gemas e volte ao fogo baixo.
Deixe ferver até que o recheio engrosse. Retire do fogo e reserve.
Bolo
Ingredientes para cada bolo. Como serão dois bolos, a parte de cima e a parte de baixo, serão necessários o dobro dos ingredientes.
6 gemas em temperatura ambiente
6 claras em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de açúcar
450g de nozes trituradas em um processador para que virá uma farinha
50g de farinha de rosca
Em uma batedeira bata 6 claras em neve, começando na velocidade baixa e ir aumentando aos poucos. Quando estiver bem firme acrescente 6 gemas uma a uma. Bata bem por cerca de 5 minutos.
Acrescente o açúcar aos pouco e bata por mais cerca de 5 minutos. Desligue a batedeira. Coloque as nozes trituradas e a farinha de rosca.
Misture com um pão duro sem bater muito para que a clara em não desande.
Coloque em uma assadeira média muito bem untada com muita manteiga e farinha e leve ao fogo pré aquecido a 250oC por cerca de 30 minutos até que ele fique bem marrom por cima e quase preto nos cantos.
Retire do forno após esse período e com uma faca desgrude o bolo das bordas. Ainda quente, se deixar esfriar o bolo irá grudar e não sairá mais, desenforme já onde será servido e reserve. Nunca tentei usar papel manteiga para não grudar.
Repita todo o procedimento para o segundo bolo. Uma dica importante é para limpar muito bem a batedeira e a pá antes de usar para que a neve cresça bem.
Enquanto o segundo bolo assa, faça uns furos com uma faca no primeiro bolo e despeje o recheio. É importante que esse recheio penetre bem, chegando até o chão da assadeira onde será servido. Tente manter as bordas intactas para que o recheio não escape pelas laterais.
Quando o segundo bolo estiver pronto, retire do forno, solte as bordas com a faca e coloque sobre o primeiro com o recheio. Cuidado pois é um processo complicado.
Calda
1 xícara de água
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de café de um bom licor (eu usei Amaretto)
Misture tudo. Faça furos no bolo de cima com um garfo e coloque essa calda para que ele fique úmido. Cuidado para não encharcar de mais.
Cobertura
6 claras (que sobraram das gemas usadas no recheio)
12 colheres de sopa de açúcar
Bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos para formar um suspiro.
Coloque o suspiro ao redor do bolo todo.
Se quiser, leve o bolo com o suspiro ao forno médio por cerca de 10 minutos para que o suspiro ganhe uma cor.
Bom Apetite !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário