Já comi em diversos locais, algumas muito boas, mas nenhuma melhor. O preparo é muito fácil, mas alguns segredinhos, junto com ingredientes de qualidade, fazem a diferença.
A história de feijoada é conhecida por todos, comida de escravos na época do Brasil colônia. A diferença no meu caso é que não uso as carnes daquela época como pé, língua e outros. Nunca provei e não posso dizer se são bons ou não, mas como um bom discípulo, segui a risca a receita original.
Ingrediente para umas 10 pessoas
2kg de feijão preto
1/2 peça de toucinho defumado cortado em cubos
5 linguiças calabresas defumadas cortadas em rodelas largas
5 paios defumados cortados em rodelas largas
1 costela de porco cortada em unidades
200g de carne seca dessalgada
1 cebola cortada em cubos
50 ml de cachaça
1 Laranja
5 folhas de Louro
6 dentes de alho
Coentro picado a gosto
Cozinhe os 2kg de feijão em uma panela de pressão por 12 minutos. Talvez você tenha que cozinhar 1kg de cada vez. Reserve.
Em um panelão de feijoada no fogão, coloque o toucinho para fritar. Não é preciso óleo ou azeite pois a própria gordura do bacon será suficiente. Quando estiver bem frito, tire um pouco do excesso da gordura se desejar. Coloque a cebola e o alho e deixe dourar.
Coloque a carne seca, louro, o feijão e cubra com água. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora.
Após esse período, acrescente a linguiça, paio, a costela, a cachaça e a laranja inteira. Adicione um pouco mais de água de precisar. Deixe cozinhar por mais 1 hora.
Veja se todas as carnes estão cozidas e desligue o forno. Acerte o sal se for necessário. Normalmente o próprio sal das carnes é suficiente. Acrescente o coentro.
Bom Apetite !!!