Comprei uma panela de Slow Cook, que basicamente cozinha o alimento em baixa temperatura e consequentemente num longo tempo. Estava ansioso para usar e resolvi fazer umas costelas de porco para um churrasco. Como era a primeira vez, decidi usar a mesma receita do Ravioli de costela (http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2012/11/ravioli-de-costela.html).
O problema é que nesse caso a costela deveria ser um recheio e não o prato principal. Assim, depois de oito longas horas, a carne estava super macia, soltando do osso, mas com pouco tempero.
Era uma judiação jogar fora. Pensei em fazer o Ravioli novamente, mas uma amigo deu a idéia de preparar o ragú. Acabei preparando com polenta o que ficou uma delícia. Para a polenta, comprei pronta uma italiana e só misturei com água seguindo a receita da embalagem.
Ingredientes do Ragú
1kg de costela de porco desfiada (pode-se usar a dica do Ravioli como no link acima)
30g de manteiga
1 cebola roxa cortada em cubinhos
1 cenoura descascada cortada em cubinhos
100g de aipo cortado em cubinhos
100g de alho poró em cubinhos
250ml de um bom vinho tinto
Azeite, sal, pimenta do reino a gosto
Numa frigideira em fogo baixo coloque o azeite, cebola, cenoura, aipo e alho poró. Acrescente um pouco de sal e pimenta, mas não muito pois ainda será colocada a costela. Deixe cozinhar até murcharem.
Coloque a carne e mistur bem. Como ela já esta cozida, não precisa de muito tempo. Adicione o vinho tinto. 250ml deve dar, mas o ideal é que cubra a carne e os legumes. Deixe o vinho reduzir uns 2/3, coloque a manteiga e desligue o forno.
Coloque a polenta no prato, o ragú por cima. Se preferir, coloque um pouco de queijo ralado por cima.
Bom Apetite !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário