A origem da receita é desconhecida. Uma teoria e que foi inventada sem querer por colonos holandeses no século 19 tentando recriar algumas receitas americanas. A primeira vez que a receita apareceu numa publicação foi em 1803 em um livro de receitas americanas.
A verdade é que o bolinho frito é uma delícia e pode ser servido basicamente em duas maneiras. Como um anel, com algum tipo de cobertura ou da maneira que eu fiz com cobertura e recheio.
Achei essa receita no site do programa A Confeitaria do Bem Simples, típico canal que só quem realmente gosta muito de cozinhar assiste.
Ingredientes:
650g de farinha
180 ml de leite morno
60g de fermento biológico
90g de açúcar
120g de ovos (normalmente 1 ovo pesa 55g, então seriam 2 ovos grandes)
1 pitada de sal
60g de manteiga amolecida
Essência de baunilha a gosto
Misture o açúcar e o fermento até que fique um líquido. Acrescente o leite morno. Ele precisa estar morno para o fermento agir. Misture bem. Coloque o ovo, mexa e acrescente os demais ingredientes. Misture com a mão até ficar uma massa homogenia e não pegajosa.
Deixe descansar em um local morno por 1 hora.
Após esse tempo, coloque a massa em uma assadeira untada com um pouco de farinha e deixe descansar por mais 30 minutos. A massa deve ficar com mais ou menos a altura de dois dedos. Com um copo, corte a massa em círculos. A medida em que não o houver mais espaço para cortar os círculos, junte a massa e abra com a mão. Repita a operação até toda a massa estar cortada.
Se você quiser fazer o Donut em forma de anel, peque um copo menor e faça um outro circulo no meio.
Deixe descansar novamente por mais 30 minutos se o Donut diminuiu muito de tamanho no momento do corte. Ele não cresce muito enquanto está fritando.
Esquente uma panela com óleo, frite até ficar dourado e depois escorra. Se preferir, antes de fritar leve ao forno a 160oC por cerca de 10 minutos para que o Donut fique mais firme. Eu fiz isso e faz uma boa diferença.
Para a cobertura eu fiz um Ganache derretendo 200g de chocolate meio amargo com 100ml de creme de leite, mas poderia ser um brigadeiro, açúcar de confeiteiro, ou qualquer outra cobertura.
Para o recheio usei doce de leite num saco de confeiteiro.
Bom Apetite !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário