sábado, 24 de novembro de 2012

Torta de Chocolate

Mais uma da coleção da Ana Maria Braga. As receitas dela são realmente muito fáceis e gostosas, por isso sempre busco no site do programa quando preciso de algo nesse sentido. Essa torta me chamou a atenção pois além de fácil estava com uma aparência super boa. Realmente a maior dificuldade esta na massa já que o recheio é só colocar tudo na batedeira que está pronto. Assim, tirando o tempo de forno, em 15 minutos a torta está pronta para assar. 

Massa
1 pacote de biscoito doce sem recheio triturado (200 g)
100 g de manteiga derretida
1 pitada de canela

Numa tigela coloque os 3 ingredientes e misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Forre com a massa o fundo e as laterais de uma fôrma redonda (25 cm de diâmetros) e leve ao freezer.


Recheio

¾ xícara (chá) de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (chá) de essência de baunilha

2 potes de cream cheese (300 g)

¾ xícara (chá) de cacau em pó

1 pitada de sal

1 ¼ xícara (chá) de açúcar

3 ovos

200 g de chocolate meio amargo derretido


Numa batedeira coloque o creme de leite fresco, o suco de limão, a essência de baunilha, o cream cheese, o cacau em pó,  sal, açúcar, ovos e bata bem até formar uma mistura homogênea. Desligue a batedeira adicione o chocolate meio amargo derretido e misture bem.



Retire a massa do freezer e despeje com cuidado este creme de chocolate. Leve novamente ao forno pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos ou até que o recheio esteja firme. Retire do forno e leve para gelar. Desenforme e sirva em seguida.


Bom Apetite !!!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ravioli de Costela

Esse sem dúvida foi um dos pratos mais gostosos que já fiz na minha vida. A combinação de costela com a massa e o molho ficou simplesmente sensacional. O único problema é que é uma receita bem trabalhosa e requer um tempo considerável. São 12 horas de marinada e mais 3 de forno só para o recheio, mas o final é bem compensador.

Vi esse prato num programa que chama receitas de Chuck no GNT. Demorei um pouco para criar coragem para fazer e segui a receita a risca, mas também pode ser aproveitada para qualquer outra massa, o que tira a complexidade de fazer os ravioli.

O melhor é começar pelo recheio.

Ingredientes 
Marinada
4 peças de costela de porco com sal e pimenta
1 garrafa de vinho tinto
1 chalota picada (pode ser cebola)
1 dente de alho picado
5 ramos de tomilho
5 ramos de alecrim

Deixe as costelas marinarem no vinho com a chalota, o alho e as ervas por uma noite. Retire as costelas e reserve o molho para mais tarde. 

Doure as costelas em uma frigideira ou assadeira grande no fogão em temperatura média dos dois lados e retire. Retire da panela e reserve.

1 cenoura picada
1 alho-poró picado
1 talo de aipo picado

Molho da marinada
1 litro de caldo de vitela (pode ser de carne)
2 colheres de sopa de molho de tomate (30 ml)
2 colheres de sopa de molho de tomate (30 ml)

Sal e pimenta

Na mesma panela ou assadeira em que a costela foi dourada, adicione a cenoura, alho poró e o aipo e deixe caramelizar em fogo alto. Em seguida, acrescente o molho da marinada. Deixe ferver e retorne as costelas. Acrescente o caldo de vitela, o molho de tomate e mel. Tempere com sal e pimenta.


Cubra e leve ao forno pré aquecido a 180oC por 3 horas ou até que a carne se separe do osso. Retire do forno, coe o caldo retirando a gordura. 

Em temperatura média no fogão, coloque o caldo do cozido numa panela e deixe reduzir pela metade por cerca de 30 minutos. Reserve a redução para o molho de cogumelos. 

Desfie as costelas. 

Recheio
3 cebolas grandes cortadas em fatias finas
Costela desfiada
1 xícara de cogumelos secos sortidos (250 ml)

250ml de água quente
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de mel

Reidrate os cogumelos secos na água quente por cerca de 15 minutos. Retire reservando a água. Coloque as cebolas em uma frigideira com a manteiga e cozinhe em fogo baixo até ficarem douradas e caramelizadas, mexendo regularmente.

Acrescente os cogumelos reidratados, mel e a costela. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Massa
5 ovos grandes
500g de farinha

Misture os dois ingredientes até formar uma massa homogênea. Sove bastante, coloque um filme e deixe descansar na geladeira por cerca de 1 hora. 

Abra a massa fina. Para isso é melhor ter uma máquina específica. No rolo dá, mas com muito mais trabalho.
Coloque aproximadamente uma colher de sopa do recheio em cada unidade. Deixe 5 cm de distância entre cada uma.

Pincele as extremidades da massa com água. Isso ajudará o ravióli a permanecer bem fechado quando cozido. Feche a massa pressionando para retirar o ar. Use um cortador de massa para obter a forma desejada.

Disponha os raviólis em uma única camada sobre papel manteiga em uma assadeira para evitar que grudem. Se desejar congelar o ravióli para usar mais tarde, leve toda a assadeira ao congelador. Uma vez que o ravióli esteja congelado, você poderá retirar a massa e guardá-la em sacos plásticos com fecho.

Molho 
2 colheres de sopa de azeite (30 ml)
1 colher de sopa de manteiga (15 ml)
2 xícaras de cogumelos frescos sortidos picados (500 ml)
1 chalota picada ou cebola
2 xícaras de caldo de costela cozida (500 ml)
250 ml da água dos cogumelos reidratados
2 xícaras de creme de leite com 35 % de gordura (500 ml)
Sal e pimenta

Em uma panela em temperatura média, refogue a chalota e os cogumelos frescos em azeite e manteiga até dourarem bem. Tempere com sal e pimenta. Adicione o caldo reservado da costela cozida e a água dos cogumelos reidratados. Continue cozinhando por cerca de 15 minutos até reduzir a quantidade pela metade. Acrescente o creme de leite e deixe ferver até engrossar (10 minutos). 

Cozinhe o ravióli em água e sal por cerca de 2-3 minutos ou até que o ravióli flutue. 

Sirva 3-4 raviólis por pessoa, adicione o molho de cogumelos e guarneça com o queijo parmesão ralado e as cebolinhas picadas.

Bom Apetite !!!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Banana Crumb Muffins

Mais uma versão do delicioso bolinho americano. Descobri um site (allrecipes.com) que tem o detalhe de vários pratos típicos da terra do tio Sam e estou testando várias das receitas que nunca tinha conseguido fazer com excelência.

Muffin para mim e já disse isso aqui, é o mais difícil de todos. Conseguir a testura que eles têm lá está me fazendo quebrar a cabeça.

Essa receita chegou bem perto e o crumble por cima da um toque todo especial Coloquei um pouco de chocolate picado no meio, mas nem precisava.

Ingredientes (10 bolinhos)
110g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio (se não tiver, pode ser duas de fermento)
1/2 colher de chá de sal
3 bananas grandes amassadas (quanto mais maduras, melhor)
1 xícara de açúcar (eu usei refinado, mas mascavo deve ficar ainda melhor)
2 ovos
1 e 1/2 xícará de farinha de trigo
150g de gotas de chocolate ou 100g de nozes (opcional)

Ligue o forno em 190oC.

Em uma batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata bem, até a mistura dobrar de tamanho. Acrescente um ovo de cada vez e mexa bem. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e bata até criar uma massa homogênea. Desligue a batedeira e coloque os demais ingredientes e o chocolate ou as nozes.

Misture com uma colher bem delicadamente. Esse é o segredo. A massa do Muffin não pode ficar lisa, tem que ficar com uma aparência de pegajosa. Assim, mexa até incorporar todos os ingredientes secos, mas sem formar uma massa homogênea. Se perceber que a massa ficou muito seca (isso pode acontecer dependendo da banana), coloque um pouco de leite (1/2 xícara).

Unte forminhas de Muffin e coloque a massa nessas forminhas. 

Crumble
1/3 xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela
2 colheres de chá de farinha de trigo
20g de manteiga gelada

Misture todos os ingredientes com a mão até formar uma farofa. Coloque por cima dos Muffins ainda cru.

Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos até estarem assados.

Bom Apetite !!!


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Focaccia


Clássica receita da familia. Não sei por que demorei tanto para postar aqui no Blog. Desde que me conheço por gente como focaccia em casa.

Focaccia é uma espécie de pão salgado, com uma massa super simples, mas que é uma delícia, tanto sozinho ou como um sanduíche. Está ficando um pouco mais na moda e começando a aparecer em alguns restaurantes.

Um dos grandes segredos da receita são os tempos de descanso, varias vezes com minutos distintos. Respeite esses descansos para o melhor resultado.

A receita original e tradicional genovesa é como se fosse uma pizza, com recheios diversos. Na minha casa sempre foi feita mais como um pão mesmo. De qualquer forma, as duas maneiras são deliciosas. Estando nos arredores de Genova, não deixe de provar.

Ingredientes
1kg de farinha de trigo
30g de fermento biológico
1 colher de sopa de açúcar (10g)
1 colher de sopa de sal (25g)
80ml de azeite de oliva extra virgem
620ml de água em temperatura ambiente.

Misture a água, açúcar, azeite e metade da farinha até obter uma pasta espessa mas ainda liquida. Misture o sal ao restante da farinha e reserve.

Adicione o fermento à massa e misture bem. Sove a massa acrescentando a farinha restante até que a mistura fique homogênea, mas ainda bem pegajosa. Se ficar dura como massa de pizza passou do ponto. Nesse caso misture um pouco mais de água.

Deixe a massa descansar por 15 minutos. Após esse período dobre a massa para ela ficar bem lisa e deixe descansar mais 20 minutos.

Unte uma forma com azeite. Se a forma for média (o que eu aconselho), coloque metade da massa e a outra metade em outra forma igual.

Molhe os dedos e va abrindo a massa até ela ficar quase que do tamanho da assadeira inteira. Deixe descansar por 30 minutos.

Abra a massa novamente com delicadeza e deixe descansar por mais 30 minutos.

Com os dedos molhados de novo, faça furinhos na massa. Faça uma mistura de 10ml de azeite com 20ml de água e borrife sobre a massa. Não se preocupe se ficar bem encharcada. Quando assar a água evapora. Coloque também sal grosso em cima. Deixe descansar por 60-75 minutos.


Aqueça o forno a 250oC. Asse a focaccia por cerca de 30 minutos. Quando tirar do forno coloque um pouco mais de azeite por cima. Sirva quente.

Se preferir rechear sua focaccia, tire do forno com uns 25 minutos, coloque o recheio e volte ao forno para os últimos 5 minutos.

Bom Apetite !!!



Cinnamon Roll

Sou bastante fã da culinária americana. Também não tem como não ser já que eles abusam de gorduras e é isso que dá sabor aos alimentos. Por esse motivo também, não como com tanta frequencia.

Um dos clássicos doces é o Cinnamon Roll, um pão doce recheado de canela. A receita é um pouco trabalhosa, mas bem gostosa de fazer. São basicamente 3 etapas, massa, o topping (calda) e o recheio. Existem algumas variações dependendo do gosto, o que torna sempre uma receita diferente da outra.

Ingredientes
Massa
1/2 xícara de água morna
1 colher de chá de açúcar
1 saquinho de fermento biológico em pó
1/2 xícara de leite
40g de açúcar
1 colher de chá de sal
60g de manteiga
2 ovos
480g de farinha de trigo (4 xícaras)

Misture a água morna, a colher de açúcar e o fermento num recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Isso ativará o fermento. É importante que a água esteja morna pois se estiver muito quente ou muito fria isso não irá acontecer. O fermento estará pronto quando começarem a aparecer umas bolhas por cima da água.

Coloque o leite numa panela no fogão. Quando começar a aparecer bolhas nos cantos, antes de ferver desligue o fogo e acrescente os 40g de açúcar, sal e a manteiga. Misture tudo até que a manteiga se derreta.

Num bowl, bata levemente os dois ovos, acrescente as duas misturas de fermento e depois de leite e misture bem. Acrescente 180g da farinha (1,5 xícaras) e misture com uma colher de pau até ficar homogeneo. Acrescente mais 60g de farinha (1/2 xícara) e misture novamente até ficar homogeneo. Faça isso de 60g em 60g até usar toda a farinha. São 5 etapas no total.

Quando a farinha acabar, sove a massa com a mão. Mexa nela bastante até ficar bem lisa e elástica. Unte uma forma com óleo e coloque a massa para descansar por uma hora.

Quando estiver pronta, abra com um rolo de macarrão em um rectângulo de 35cm por 45cm aproximadamente.


Recheio
1 xícara de açúcar mascavo
3 colher de sopa de canela
100g de manteiga em temperatura ambiente (a receita original usa margarina)
10g de manteiga

Misture o açúcar, canela e reserve. 

Na massa aberta, coloque a manteiga até cobrir a massa toda, deixando mais ou menos 1cm nas bordas. Coloque o recheio e enrole através do lado maior. Passe os 10g de manteiga restante em cima do rolo.

Corte em 15 rodelas de mais ou menos 2,5cm e coloque no refratário com o topping. Eu descartei as pontas pois tinham menos recheio. Também não é bom que as rodelas fiquem muito apertadas na travessa pois elas ainda vão crescer. Deixe descansar por 1 hora.

Ligue o forno a 190oC e coloque os rolls por cerca de 25 a 30 minutos. Eles estarão prontos quando estiverem dourados por cima. Deixe esfriar e vire numa travessa para que a calda fique por cima. 

Eles ficam mais gostosos enquanto estiverem quentes e como todo pão, vão ficando velho se guardados de um dia para outro. 

Topping
120g de cream cheese
40g de manteiga
1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de extrato de baunilha
1/4 de colher de maisena

Misture todos os ingredientes e despeje por cima dos rolls. 


Variação de Topping
180g de manteiga derretida
120g de açúcar mascavo
70g de nozes pecan (pode ser comum ou qualquer fruta seca)

Misture os dois primeiros ingredientes muito bem até a manteiga estiver completamente incorporada ao açúcar. Leva um certo tempo e é preferível usar um batedor de arame. Adicione por fim a pecan.

Num refratário de vidro de 22cm por 33cm, untada com manteiga, despeje esse toping por todo o fundo. Reserve.

 Bom Apetite !!!