quinta-feira, 7 de junho de 2018

Barriga de porco (Panceta)

Panceta, ou barriga de porco, nada mais nada menos é do que o famoso Bacon. Já tinha comido algumas vezes em bons restaurantes e sempre achei que era um prato difícil de fazer.

Na verdade é bem fácil e muito bom, mas trabalhosa do ponto de vista de tempo de preparo. Fiz uma acompanhado com um purê de mandioquinha e espuma de cogumelos. Achei que ficou muito pesado. Em uma outra oportunidade usarei um acompanhamento mais leve, como cuscus marroquino por exemplo.

O processo mais difícil é abrir a panceta. Pedi para o açougueiro fazer isso e também tirar boa parte da gordura. Não adianta limpar toda a gordura antes pois a carne ficará seca. Ao final, a peça ficou assim:

Com isso, tempere dos dois lados com sal e pimenta. Eu coloquei também no lado sem gordura uma boa camada de melaço de cana para dar um tom agridoce. 

Depois disso, enrole a panceta como a figura abaixo e amarre com fios de cozinhar:


Em uma panela, doure a carne de todos os lados até ficar com um aspecto bem caramelizado. Isso leva aproximadamente 2 minutos de cada lado. Como a carne era muito comprida, cortei em dois pedaços iguais para caber na frigideira.


Por fim, basta ir ao forno. Eu usei uma panela elétrica de cozimento lento e deixei por cerca de 8 horas. No forno, eu deixaria por volta de 4-5 horas em uma temperatura de aproximadamente 140oC. O importante do cozimento lento é fazer com que boa parte da gordura escorra da carne. Alem de deixar ela ainda mais macia, também evita que o consumo de gordura seja exagerado. 


Como eu disse, muito simples e alem disso não é uma carne cara, ou seja, a partir de agora somente fazer em casa. 

Depois de assado, corte em rodelas. Esse pedaço serve facilmente umas 10 pessoas. 

Bom Apetite !!!

terça-feira, 10 de abril de 2018

Espuma de frutas

Primeiro é importante dizer que para se fazer uma boa espuma é necessário ter um sifão de cozinha (foto ao lado). Esse aparelho normalmente é usado para fazer creme chantilly mas que tem uma variedade não somente para doces mas também para salgados.

Um dos precursores e também criadores da Culinaria Foam, o Famoso chef Ferran Adria do El Builli explorava muito bem essa técnica criando sabores extraordinários através de diferentes espumas.

Fiz dois testes, um de manga e o outro de morango. Ambas ficaram muito boas. Diferente de muitas receitas desse blog, dessa vez decidi criar a ideia da minha cabeça. Portanto, não sei se a técnica usada é a mais correta, mas que funcionou bem, isso funcionou.

Ingredientes
60g de açúcar
Suco de 1 limão
600g de fruta congelada
(*) Usei fruta mesmo, mas deve funcionar com polpa também
(**) Não tentei com a fruta sem estar congelada, deve funcionar
120ml a 150ml de creme de leite fresco

Retire a fruta do congelador e coloque em um liquidificador com o açúcar e o suco do limão. Bata ate formar uma especie de sorbet. Se usar a fruta congelada pode até parar por aqui e servir o Sorbet mesmo.

Acrescente o creme de leite aos poucos ate dar ponto. Ele precisa estar cremoso, mas mais para liquido, pois caso contrario não funcionará no sifão.

Passe o liquido por um coador. No sifão somente pode entrar liquido para evitar que entupa alguma saída.

Coloque o liquido no sifão e use de acordo com as especificações do aparelho.

Apesar da espuma sozinha ja ser bem interessante pode-se ainda incrementar. Eu fiz uma base de cookies, iogurte e depois a espuma por cima. É só usar a criatividade.

Bom Apetite !!!


terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Brisket ao estilo americano

Brisket ou peito de boi não é uma das carnes mais populares aqui no Brasil, mas é bastante consumida nos Estados Unidos. Não faz parte do grupo de carnes nobres, mas se bem feita, fica uma delícia. Ela é bem marmorizada e com uma boa quantidade de gordura.

Eu uso muito o peito nos meus Hambúrgueres, 90% peito e 10% patinho para dar uma liga. Não precisa mais nada.

Achei essa receita do chef Ivan Achcar. Não é difícil, mas leva um tempo tanto para curar a carne como de preparo.

Ingredientes
1 peça de peito bovino, de preferencia a parte mais grossa (aproximadamente 3-4kg)
75g de paprica
50g de açúcar mascavo para temperar a peça e mais 100g de açúcar mascavo para a marinada
45g de sal
30g de alho em pó
30g de cebola em pó
15g de pimenta do reino moída na hora
15g de salsinha seca
10g de pimenta caiena moída
10g de cominho
10g de semente de coentro


Tempere o peito com sal e o açúcar mascavo. Misture todos os temperos em um bowl e esfregue por toda a superfície da carne.

Cubra com papel de alumínio e leve a geladeira por 24h, podendo chegar até a 48h para curar.

Após esse periodo, asse em forno baixo (150o-160o) por cerca de 6 horas ou em uma churrasqueira de bafo por até 8 horas.

Bom Apetite !!!

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Risoto de Quinoa

Vi essa receite no diário do Olivier e como sempre tiver vontade de provar Quinoa, resolvi tentar. Por incrível que pareça eu nunca tinha comido. Achei a receita interessante e também aparentemente bem fácil de fazer, apesar da quantidade de ingredientes. Como era uma receita peruana e nem todos os ingredientes temos facilmente disponíveis aqui no Brasil, acabei adaptando alguns.

O resultado ficou muito bom e principalmente bem nutritivo. Acho que vale a pena não somente para uma refeição mais light mas também como uma entrada ou ate mesmo prato principal. 

Ingredientes para 4 pessoas
200g de quinoa (branca, preta e vermelha). Eu usei somente as duas primeiras
1 abobrinha cortada em cubinhos pequenos
3 ou 4 miolos de alcachofras cortada em cubinhos pequenos
1/2 pimentão vermelho sem semente cortada em cubinhos pequenos
1 tomate cortada em cubinhos pequenos
5 ou 6 aspargos verdes cortados em 3 ou 4 pedaços
200g de cogumelos de sua preferencia 
15 tomates cerejas cortados ao meio
250ml de creme de leite fresco
Queijo Andino ou canastra. Eu usei o segundo, mas pode ser queijo coalho também
Salvia, cebolinha, tardinha, tomilho e manjericão a gosto
Sal e pimenta a gosto
1 limão siciliano 
Azeite
1 pimenta dedo de moça (opcional)
Queijo parmesão 

Comece preparando a quinoa. Cozinhe separadas pelos tipos. 
Coloque a quinoa em uma panela no fogão com o dobro de água, sal e deixe cozinhar ate a água ser totalmente absorvida. Reserve e repita a operação com os demais tipos.

Em uma frigideira a parte, doure os cogumelos com azeite, sal, pimenta, raspas do limão siciliano, tomilho e o suco de 1/2 limão. Reserve.

Em uma frigideira refogue com azeite, sal e pimenta a abobrinha, pimentão, tomate, alcachofra e os aspargos. Acrescente as quinoa e as ervas.

Coloque o creme de leite e mexa bem.  Coloque o tomate cereja, o queijo e pimenta dedo de moça,  acerte o sal e a pimenta e deixe cozinhar. 

Monte o prato com o risoto, coloque os cogumelos por cima e o queijo parmesão. 

Bom Apetite !!!