sexta-feira, 15 de maio de 2015

Romeu e Julieta

Todo mundo sabe que o clássico Romeu e Julieta é goiabada com queijo, uma combinação simples que eu adoro pois o contraste criado entre o doce da goiabada e o salgado do queijo criar um sabor bem interessante e complementar.

Se formos pensar bem, realmente não seria necessário mais nada para que a sobremesa ficasse perfeita.

Eu preferi arriscar e resolvi tentar criar algo que fosse tão simples quanto o original mas com um pouco mais de sabor e que tivesse uma apresentação um pouco mais contemporânea também.

Decidi colocar uma base de biscoito para dar uma crocância que a sobremesa original não tem. Fuji um pouco também do clássico cheesecake e me inspirei numa sobremesa que vi num livro.

No final são somente 5 ingredientes, mas é importante fazer de um dia para o outro para que ele ganhe consistência.

Ingredientes
140g de biscoito de maizena
70g de manteiga sem sal derretida
200ml de creme de leite
300g de cream cheese (a receita que vi levava queijo mascarpone)
200g de goiabada em pasta

Triture o biscoito até criar uma farinha e misture a manteiga. Em uma assadeira coloque a mistura e aperte bem para criar a massa. Leve ao forno a 180oC por cerca de 10 minutos. Retire e deixe a massa esfriar.

Numa batedeira bata o creme de leite e o cream chesse até ficar em ponto de chantilly. Coloque sobre a massa e leve à geladeira por pelo menos 6 horas, mas melhor de um dia para o outro.

Coloque a goiabada por cima e sirva.

Bom Apetite !!!

terça-feira, 12 de maio de 2015

Boeuf Bourguignon

Boeuf Bourguignon, como o próprio nome diz, é um prato da região da Borgonha e um clássico francês como o Coq au vin, persillé ham e tantos outros. O mais interessante é que no decorrer dos anos passou de uma receita caseira e corriqueira para algo gourmet de alta gastronomia.

O segredo está em usar um bom vinho, um Borgonha de preferência e deixar que a carne cozinhe por muito tempo pois é feito com partes menos nobres de carne de vaca, até porque eram pratos de camponeses.

Existem várias receitas diferentes, mas a mesma lógica. Acabei criando a minha versão utilizando de algumas que encontrei nas minhas pesquisas.

Acompanhei com arroz normal para realçar ainda mais a complexidade de sabores do prato.

Ingredientes para 6 pessoas
1,2 kg de Alcatra (pode usar qualquer carne de cozimento lento como cupim, por exemplo)
1 garrafa de um bom vinho tinto
1 cebola média picada em cubinhos
1 cenoura picada em cubinhos
4 dentes de alho picado
1 talo de aipo picado em cubinhos
1 talo de alho poró cortado em rodelas
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 pimenta dedo de moça em cubinhos e sem semente (opcional)
cravos da india a gosto
2 paus de canela
100ml de Bourbon ou cachaça para flambar
1 bouquet garni (tomilho, louro e salsa amarrados em um fio)
50ml de creme de leite ou 50g de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha
Caldo de carne (a medida depende do cozimento)
Azeite

Corte a alcatra em cubos de mais ou menos 1cm e tempere com sal e pimenta do reino.

Coloque uma caçarola no fogo alto com um pouco de azeite e deixe esquentar bem. Coloque metade da carne para dourar. É importante dividir a carne em dois pois como a quantidade é grande a panela pode esfriar, a carne demorar mais para dourar e começar a soltar água.

Quando a primeira metade estiver bem dourada, coloque uma colher de farinha de trigo e misture bem. Retire essa primeira parte da carne e reserve.

Deixe a caçarola esquentar bem de novo, acrescente mais um pouco de azeite e repita o mesmo processo com a segunda parte da carne, dourando e colocando a farinha. Retire da panela e reserve.

Coloque na mesma panela mais um pouco de azeite e adicione a cebola, aipo, alho, cenoura, alho poró, dedo de moça, mais um pouco de sal, cravo, canela e deixe suar um pouco. Volte a carne e misture tudo.

Acrescente o Bourbon ou cachaça e flambe.

Coloque o extrato de tomate, misture e depois o bouquet garni, o vinho tinto e o caldo de carne até cobrir tudo.

Diminua o fogo para bem baixo e deixe cozinhar com a tampa por cerca de 2 horas.

É importante mexer de tempos em tempos para não grudar no fundo. Se o caldo for secando, acrescente um pouco mais de caldo de carne para que sempre fique bem molhado.

Depois desse tempo, prove um pedaço de carne para ver se já está macia. Se estiver, desligue o forno e adicione o creme de leite e a salsinha. Corrija o sal se for necessário. Retire o bouquet garni e sirva com o arroz ou uma pasta.

Bom Apetite !!!






sábado, 9 de maio de 2015

Broa de milho

Agora que está chegando o inverno, nada mais gostoso do que aquele tipo de comida que se pode fazer no sábado ou domingo como lanche da tarde. É a clássica comida reconfortante. Uma boa pedida são essas broas de milho que são relativamente fáceis de fazer além de rápidas pois é um tipo de pão que não precisa de fermentação.

Já tinha tentado outras vezes, mas como a massa é bem difícil de trabalhar pela consistência, tinha desistido. Outro dia vi uma dica excelente no programa da Rita Lobo no GNT. Usar um pegador de sorvete para fazer os paesinhos. Achei a ideia melhor do que o saco de confeiteiro pois, além de sujar menos, também é mais rápido.

Ingredientes para mais ou menos 12 broas
1/3 xícara de fubá
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de água
2 colheres de sopa de açúcar
75g de manteiga sem sal
3 ovos
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de erva doce

Preaqueça o forno a 220oC. A temperatura é alta mesmo.

Em uma panela no fogão, junte a água, manteiga, erva doce, sal e leite até começar a ferver. Coloque o fubá e a farinha de trigo e mexa por uns 2 minutos para cozinhar um pouco. Deixe esfriar.

Coloque a massa na batedeira e acrescente um ovo de cada vez, mexendo um pouco entre cada um até encorpar. É importante que a massa esteja fria para os ovos não cozinharem.

Forre uma assadeira com manteiga e usando o pegador de sorvete coloque as bolinhas dando um espaço entre elas pois irão crescer.

Se quiser, polvilhe um pouco de fubá por cima.

Leve ao forno por15 minutos, diminua a temperatura para 180oC e deixe mais 25 minutos mais ou menos.

Bom Apetite !!!