quarta-feira, 30 de abril de 2014

Petit Gateau de Peanut Butter

Estava pensando. Se da para fazer petit gateau de praticamente tudo (chocolate, banana, doce de leite, limão siciliano) desde que seja pastoso, por que não tentar de Peanut Butter que é uma coisa que eu adoro.

Comecei tentando usar a receita original. O problema é que o Peanut Butter já é bem oleoso e colocar mais manteiga acabou estragando. Deveria ter tido mais atenção de que Butter já quer dizer manteiga.

Mesmo assim acabei ficando obcecado e depois de várias tentativas e fórmlulas frustadas, acho que cheguei numa recita boa, apesar da aparência mais de um bolo do que Petit Gateau. O sabor realmente ficou ótimo. Nos Estados Unidos, a maneira mais tradicional de comer Peanut Butter é com pão de forma e geléia de fruta. Assim, ao inves de comer o Petit Gateau com sorvete, resolvi servir com um pouco de geléia de morango.

Ingredientes
200g de Peanut Butter cremosa
50g de manteiga
4 ovos inteiros
60g de açúcar
40g de farinha de trigo
4 a 5 colheres de sopa de leite

Derreta a manteiga com o Peanut Butter no microondas. Acrescente os ovos, açúcar e farinha e mexa até ficar homogêneo. Coloque as colheres de leite uma a uma. Talvez não seja necessário todas, ou talvez seja necessário alguma extra. A ideia é que fique praticamente liquida, como o "recheio" da foto acima.

Coloque em forminhas untadas com manteiga e farinha até 3/4 e leve à geladeira por cerca de 4 horas.

Aqueça o forno a 250ºC ou o máximo que ele chegar. Leve ao forno por 8 minutos, até que as bordas estejam cozidas, mas o meio cru.

Deixe esfriar por uns 2 minutos e retire da forma.

BomApetite !!!


terça-feira, 22 de abril de 2014

Ratatouille com carne grelhada e arroz de açafrão

Vi essa receita no livro Refeições em 15 minutos do Jamie Oliver e achei interessante. Se tirarmos a carne, fica um excelente prato vegetariano. Fiz algumas adaptações e ficou muito bom. Não leva 15 minutos como o título do livro sugere, mas é bem rápido, ainda mais para quem tem boas habilidades com a faca.

Ratatouille é uma comida típica francesa, como essa minha receita foi criada por um chef inglês, também não consigo afirmar se ela está 100% original, ainda mais porque o Jamie Oliver é conhecido por mexer bastante nos clássicos regionais.

De qualquer maneira é uma boa pedida para um jantar, até mesmo num dia da semana, principalmente pela praticidade em se fazer 3 coisas ao mesmo tempo.

A receita rende para 4 pessoas

Ratatouille
1 abobrinha cortada em tiras de mais ou menos 1cm
1 brinjela pequena cortada em rodelas de mais ou menos 1cm
2 pimentões de cores diferentes sem semente e cortados em cubos
1 cebola roxa cortada grosseiramente
2 files de anchova
2 a 4 dentes de alho espremidos
4 tomates sem pele e sem semente cortados em cubos
700g de massa de tomate (eu usei uma que vem numa garrafa)
1 colher de sopa de azeite balsâmico
2 a 3 colheres de geleia de pimenta
Manjericão fresco a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite

Coloque a berinjela e a abobrinha em uma grelha ou frigideira para tostar. Tempere com sal e pimenta e vire para que fique igual dos dois lados.

Em uma caçarola, coloque o azeite, cebola, alho e os pimentões e deixe refogar. Coloque as anchovas. Retire a abobrinha e a berinjela da grelha, corte grosseiramente e adicione também à caçarola.

Acrescente o azeite balsâmico, tomate, massa de tomate, pimenta, sal e pimenta, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.

Desligue o fogo e pique o manjericão por cima.

Arroz de açafrão
1 xícara de arroz
2 xícaras de água fervendo
1 boa pitada de Açafrão (o ideal é usar original, mas como é caro, pode ser o de supermercado mesmo)
Sal a gosto

Coloque numa panela o arroz, água fervendo, sal e o açafrão. Tampe a panela e deixe cozinha por cerca de 10 minutos até a água soltar.

Carne
2 bifes de 250g cada (eu usei o entrecote)
1 colher de chá de páprica doce
Azeite de oliva
1/2 maço de salsa fresca
1 colher de chá de mostarda Djon
1/2 limão
Sal e pimenta a gosto

Aqueça a grelha ou a frigideira que foi usada com a abobrinha e a berinjela. Deixe ficar bem quente. Tempere a carne com azeite, sal, pimenta e a paparica. Coloque na grelha 5 minutos de cada lado para mal passada, 7 minutos para ao ponto.

Em uma tábua, corte a salsa e misture com o limão, mostarda e mais um pouco de sal e pimenta.

Retire a carne da grelha e passe cobre o molho dos dois lados. Deixe descansar por 5 minutos para que os sucos esfriem um pouco. Corte em tirar e sirva na própria tábua.

Bom Apetite !!!

Pizza da Nona

Essa é uma versão de pizza que minha mãe faz desde que eu era criança. Tecnicamente não sei se pode ser chamado de pizza, mas também não conheço outro nome melhor.

Basicamente é uma massa de focaccia com mussarela moída e molho de tomate.

Não existe muita dificuldade e todas as receitas já estão no blog. O molho de tomate pode ser o caseiro, ou se quiser facilitar usar latas de tomate pelado batido no liqüidificador.

Como o tempo de forno é longo (1 hora a 180oC), o único segredo é colocar a massa numa assadeira com um pouco de azeite para não grudar, logo depois a mussarela e em cima de tudo o tomate. Essa inversão do queijo com o molho é importante para que ele não queime durante o tempo de forno.


Vai bem em um lanche, jantar, mas particularmente eu prefiro ela fria no dia seguinte.

Focaccia: (http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2012/11/focaccia.html)

Bom Apetite !!!