sexta-feira, 25 de março de 2011

Bread and Butter Pudding

Essa é uma sobremesa diferente, mas bem gostosa e apropriada para um grupo grande de pessoas, inclusive num churrasco ou algo assim. Ela é bem tradicional na Inglaterra onde eles fazem com pão amanhecido. Nesse caso usei Croissant, que dá um toque especial. Dica, use um bom Croissant já que ele é a base da receita.

Vamos a ela:


Ingredientes:
3 e 1/2 copos de leite
3 copos de creme de leite
1 e 1/2 copos de açúcar
1 colher de sobremesa de estrato de baunilha (se você usar a baunilha em si ficará bem melhor)
6 ovos inteiros
6 gemas
6 croissants picados grosseiramente na mão

Preparo:
Aqueça o forno a 150 oC. Faça um creme misturando o leite, o creme de leite, o açúcar e a baunilha numa panela no fogo por 10 minutos.

Deixe esfriar. Misture os ovos e as gemas e coloque no creme ainda morno.

Coloque os croissants picados numa forme e jogue a mistura de creme e ovos sobre ele. Aperte com as mãos para que fique bem submerso nesse líquido. Leve ao forno em banho maria por volta de 1 hora até que fique firme. Sirva quente. Se quiser pode acompanhar com uma bola de sorvete de creme.

Bom apetite !!!

domingo, 20 de março de 2011

Rosca Estrela

Esse doce me lembra minha infância. Minha mão sempre fazia e é excelente para um lanche de fim de tarde, principalmente agora que o frio está chegando. Entretanto, por ser pão, ele fica melhor de comido no dia em que foi feito, por isso acabo não tendo muitas oportunidades de cozinhar essa receita pois são necessárias umas 8 a 10 pessoas para dar conta do recado.

Segue a receita



Ingredientes:
Massa
4 xíc de chá de farinha de trigo
2 xíc de chá de leite morno
2 colheres de sopa de açúcar
30g de fermento fresco (o mesmo usado para fazer pão)
3 gemas
1 pitada de sal

Dissolva o fermento no açúcar e coloque o leite morno. Acrescente as gemas, o sal e por último a farinha. Misture até dar o ponto em que a massa esteja lisa sem grudar nas mãos. As vezes é necessário um pouco mais de farinha que deve ser colocado aos poucos.

Deixe a massa descansar em um local morno por uma hora.

Recheio
4 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
6 colheres de açúcar

Bater os dois ingredientes até ficar esbranquiçado.

Abra a massa com um pau de macarrão de forma retangular até que ela fique com aproximadamente 0,3 - 0,5 centímetros. Coloque o recheio em toda a superfície e enrole como um rocambole. Corte em fatias de 2 cm de espessura e coloque numa assadeira untada. Nesse momento existem duas opções. Se você deseja que a parte interna da rosca suba e ela fique mais alta, coloque os pedaços em uma assadeira menor e um bem próximo ao outro. Quando crescerem, como não terão muito espaço, o interior do rocambole irá subir. Se você não deseja que isso aconteça, coloque numa assadeira maior com mais espaço entre elas. No primeiro caso, você terá roscas mais vistosas, porém mais secas. No segundo caso ela ficará mais plana, mas mais molhada. Eu prefiro a segunda opção. Deixe descansando na assadeira por 30 minutos e leve ao forno 180o até e que a superfície fique dourada.

Calda
2 xíc de chá de leite
2 xíca de chá de açúcar
2 colheres de sopa de canela em pó
1 colheres de sopa de essência de baunilha

Leve todos os ingredientes ao foco e mexa até ferver. Depois que ferver continue mexendo por mais 8-10 minutos. Você precisa continuar mexendo pois o leite pode ferver e vazar da panela.

Coloque a calda quente sobre as roscas que estão na assadeira.

Bom apetite !!!

Bucatini com Ragú de Calabresa

Li essa semana (17/03/11) no caderno paladar do Estadão as diferenças entre os pratos típicos italianos. Dizia o artigo que apesar de existir um órgão oficial que define qual é a receita original de um determinado prato, existem variações de acordo com a cidade. O macarrão alla Bolonhesa é um exemplo e pode ser feito desde carne moída até um molho com 3 carnes. Decidi fazer a minha versão com um ragú de Calabresa.

Usei o Bucatini (número 9 da Barilla) que é uma espécie de spaghetti mais grosso pois seria mais encorpado para um molho com mais presença. O spaghetti tradicional poderia "desaparecer" e o prato ficar somente com gosto de calabresa. De qualquer forma a massa fica a critério de cada uma.

Vamos a receita para 4 pessoas:
250g de Bucatini
1 kg de tomate bem maduro
400g de calabresa de boa qualidade
1 cebola
2 colheres de sopa de Azeite
sal a gosto

O primeiro passo é fazer o molho de tomate. Para isso coloque todos os tomates em uma assadeira e leve ao forno 180o por 1 hora. Isso fará com que toda a acidez do tomate suma, deixando um gosto até certo ponto adocicado. Além disso, ajudará consideravelmente na retirada da pele.

Após 1 hora deixe esfriar e retire o miolo e a pele dos tomates. Coloque o restante no liquidificador e bata pouco somente para diminuir os pedaços. Não deixe virar suco pois ter os pedaços de tomate é importante para deixar o molho encorpado.

Coloque água numa panela e leve ao fogo para ferver e assim fazer o macarrão.

Pegue a calabresa e retire a tripa. A tripa é a parte de fora que sustenta a carne interna. Corte com uma faca essa tripa longitudinalmente que a carne sairá com facilidade. Esfarele essa carne com as mãos em pequenos pedaços.

Corte a cebola em pequenos cubos e coloque numa frigideira com o azeite. Deixe fritar até ficar transparente e coloque a calabresa. Deixe fritar até ela deixar de ficar crua, por cerca de 15 a 20 minutos mexendo esporadicamente. Passe para uma panela funda e coloque o molho de tomate do liquidificador. Deixe ferver por 5 minutos.  Coloque o sal. Enquanto isso a água deve já estar fervendo. Coloque o macarrão  no tempo indicado na embalagem.

Quando finalizar o cozimento do macarrão, retire a água e incorpore o molho.

Bom apetite !!!