Existem várias receitas por ai, resolvi testar do programa Rainha da Cocada, que acho que é um dos melhores para doces, não só porque explora receitas clássicas mas também porque é muito bem explicado e doce tem que ser bem explicado.
Ingredientes
Massa
180g de farinha de trigo
35g de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
120g de manteiga sem sal cortada em cubos e gelada
1 ovo gelado
O grande segredo dessa massa é não esquentar ela de mais, por isso os ingredientes são gelados e alem disso ela não deve ser manipulada de mais.
Para isso, coloque em um processador a farinha, sal e açúcar e mexa até misturar. É melhor fazer no processador porque é mais rápidos e evita o contato com as mãos que são quentes.
Adicione a manteiga e bata até ficar granulado. Adicione o ovo e bata até ficar homogenia. Coloque num plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Polvilhe uma bancada com farinha e abra a massa redonda. Coloque uma frigideira como molde e recorte. Essa frigideira tem que ser a que será usada para o recheio.
Volte no filme plastico e leve novamente à geladeira até a hora de usar.
Recheio
120g de manteiga
135g de açúcar
5 maçãs sem casca e sem caroço cortadas em 4. Pode ser qualquer maçã, eu usei a verde
Na mesma frigideira que foi usada de molde em fogo médio coloque a manteiga e deixe derreter. Tire do fogo, acrescente o açúcar e espalhe. Coloque as maçãs de modo que não fiquem uma por cima da outra e que forrem a frigideira inteira.
Leve de volta ao fogo alto para caramelizar a maça. Vire para que caramelize dos dois lados. Com muito cuidado pois a frigideira estará quente, coloque a massa por cima e leve ao forno pré aquecido a 1800C por cerca de 20 minutos até ficar assada.
Ainda quente, vire a torta em um recipiente para que a massa fique por baixo e as maçãs por cima. Muito cuidado novamente pois alem da frigideira o caramelo estará muito quente.
Bom Apetite !!!