quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Mil Folhas

O Mil Folhas é um doce simples de origem francesa com camadas de massa folhada e creme de confeiteiro (pâtissier).

Falando assim até pode parecer simples, mas ele tem vários segredos, ainda mais quando se decide fazer a massa folhada em casa.

A receita acabei de publicar no blog a parte para esse post não ficar tão longo.



Massa Folhada

Para essa receita, abra a massa do tamanho da forma que será usada, deixando mais ou menos com um centímetro de altura.

Corte as beiradas da massa com uma faca bem afiada para deixar ela mais bonita quando crescer.

Coloque papel manteiga na assadeira e a massa por cima. Como não queremos que ela cresça muito, faça uns furinhos com um garfo. Leve ao forno 180oC por cerca de 15 a 20 minutos.

Retire a massa e corte em 3 tirar do mesmo tamanho. Use uma faca de serrote quando ela ainda estiver  quente.

Creme Pâtissier
250ml de leite
250ml de creme de leite fresco (o creme pâtissier original não leva o creme de leite e sim 500ml de leite, mas para essa receita, fica melhor assim)
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 gemas
75g de açúcar
20g de amido de milho
20g de farinha de trigo
30ml de licor de laranja (opcional)

Em uma panela no fogo médio coloque o creme de leite, leite e a baunilha até levantar fervura. Desligue e deixe descansar por cerca de 5 minutos.

Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme bem clarinho. Adicione a farinha e o amido e bata até ficar homogêneo. Jogue uma concha do leite na mistura de gemas e mexa. Isso serve para temperar o ovo e evitar que ele coagular. Jogue a mistura no leite e volte ao fogo médio até engrossar. Quando a colher mostrar o fundo da panela esta pronto.

Jogue o licor, misture e deixe descansar. Se for guardar, coloque um pouco de manteiga em cima e cubra com filme plástico.

Montagem
Coloque o creme numa manga de confeiteiro.

Coloque uma tira de massa e recheie o creme em cima. Coloque a segunda massa e mais creme. Coloque a ultima camada e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Bom Apetite !!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Massa Folhada

Sempre ouvi dizer que é muito mais fácil comprar massa folhada do que fazer em casa. Isso até realmente é verdade, mas achei divertido todo o processo. No final achei mais trabalhoso do que difícil. Massa folhada nada mais é do que uma massa simples com muita manteiga que quando assa cria umas camadas.

Dizem que tem origem no Egito na época dos faraós, mas foi muito mais difundida na patisserie europeia.


Para a massa folhada.

Primeiro deve ser feita uma massa básica chamada détrempe
250g de farinha de trigo peneirada
150ml de água gelada
50g de manteiga sem sal derretida e fria
1 pitada de sal

Coloque a farinha, água e sal em um bowl e mexa com a ponta dos dedos até ficar uma massa homogênea mas bem pegajosa. Adicione a manteiga derretida e mexa até ficar homogênea.

Faça um quadrado, corte a superfície com uma faca no formato de um X e embrulhe em filme plástico. Leve para a geladeira por no mínimo 30 minutos até ficar bem gelada.

Beurrage
175g de manteiga gelada e amassada num filme plastico do mesmo tamanho do quadrado da détrempe.

Retire a massa do plastico filme e polvilhe um pouco de farinha para não grudar. Com o X virado para você, abra a massa do centro para as extremidades, sempre deixando uma lombadinha no meio.

Quando as 4 pontas estiverem relativamente parecidas, coloque o quadrado de manteiga na lombadinha e feche as extremidades como se fosse envelopar a manteiga fazendo um quadrado novamente.

Com esse quadrado e usando um rolo de macarrão, abra somente em um sentido (frente e traz) a massa até ficar um retângulo de mais ou menos 50cm.

Faça duas dobras. A primeira de uma ponta até o meio da massa e a segunda da outra ponta até o começo da massa, formando um quadrado de novo. Vire a massa e abra de novo e feche de novo no mesmo processo. Assim voce terá feito 2 viradas.

Coloque num filme e leve à geladeira por mais 30 minutos até endurecer.

O total serão 6 viradas de 2 em 2.

Faça mais duas viradas, volte à geladeira até endurecer e depois as ultimas 2 viradas.

Leve de volta à geladeira.

A massa pode ser usada em até 4 dias se ficar na geladeira.

Bom Apetite !!!