terça-feira, 14 de junho de 2016

Macaroon

Continuando minha aventura pela Patiseerie, decidi tentar fazer os famosos Macaroons, que são um suspiro de farinha de amêndoas, recheados com diversos sabores. Apesar de parecer fácil, é bem complicado e mesmo depois de ter desperdiçado mais de 5 receitas, cheguei perto de um resultado aceitável, mas ainda não no ideal.

Apesar da aparência não estar perfeita, o gosto ficou bom. Fiz um vermelho (usando corante comestível) com recheio de ganache de chocolate. Como a ganache é bem presente acabou mascarando um pouco o gosto dos biscoitinhos. Assim, alem da receita da ganache, decidi deixar outros sabores para quem quiser se aventurar.

Ingredientes Macaroons
4 claras em neve
2 xicaras de farinha de amêndoa
2 xicaras de açúcar de confeiteiro
1 xicara de água
1 xicara de açúcar
Corante

Em um processador coloque a farinha de amêndoa e o açúcar e misture bem. Acrescente duas das claras e misture bem até ficar uma massa firme. Se quiser fazer colorido, coloque um pouco de corante comestível da cor desejada e bata de novo. Reserve.

Em uma panela misture o açúcar e a água e leve ao fogo até que chegue no ponto de fio, ou 110oC. Se voce não tiver um termômetro, conte 13 minutos que chegará perto.

Enquanto a água com o açúcar não fica pronta, bata as outras duas claras em uma batedeira até o ponto de neve. Reserve.

Quando a calda de açúcar estiver pronta, religue a batedeira com as claras em neve e despeje o líquido bem devagar, sempre batendo. Bata até a mistura esfriar e virar um merengue.

Misture 1/3 desse merengue na massa reservada e depois os 2/3 restantes. A massa ficará mais cremosa.

Coloque em um saco de confeitar.

Em uma assadeira, coloque um papel manteiga e faça os círculos de macaroon usando o saco de confeitar. Mais ou menos 1cm de raio cada um. Deixe mais ou menos 1cm entre cada pois o macaroon cresce no forno.

Reserve por uma hora.

A parte de assar é bem complicada. A temperatura não pode estar muito quente nem fria. O ideal é ter o forno a 130oC - 140oC. Se o seu forno não tem essa temperatura baixa, leve ao mínimo possível e deixe a porta entre aberta. Asse por 20 minutos. Retire do forno e reserve por pelo menos 2 horas.

Recheie como desejar, usando dois biscoitinhos.



Recheios
Ganache de chocolate: misture em banho maria 150g de chocolate e 100ml de creme de leite fresco. Coloque na geladeira para endurecer.

Limão / Morango: misture em banho maria 150g de chocolate branco com 100g de creme de leite fresco. Acrescente 20ml de suco de limão/morango. Deixe descansar.

Maracuja: misture 1em banho maria 80g de chocolate ao leite com 80g de creme de leite fresco. Acrescente 20g de maracujá.

Amendoim: misture em banho maria 80g de chocolate branco com 100g de creme de leite fresco Adicione 10g de manteiga e 100g de pasta de amendoim.

Buttercream: esse recheio é bom pois aproveita as gemas dos ovos usados na receita do Macaroon.

Faça uma calda de açúcar exatamente igual ao do merengue. Enquanto isso, bata as 4 gemas com 1 ovo extra na batedeira. Quando a calda estiver pronta, acrescente aos ovos lentamente, sempre batendo. Deixe bater até ficar um creme leve e fofo. Acrescente com delicadeza 50g de manteiga gelada cortada em cubos.

Bom apetite !!!