segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Atum com crosta de gergelim e carpaccio de abobrinha

Já tinha feito essa receita umas duas outras vezes e para minha surpresa não tinha postado aqui no blog. Acho que porque é bem difícil tirar uma foto que seja bonita do prato. Não vou dizer que consegui dessa vez, mas pelo menos esta apresentável.

Para mim atum é um peixe que tem que ser comido cru. Como não tenho o dom do sushi ou sashimi, encontrei essa receita no site do Que Marravilha que cumpre bem esse papel.


O mais difícil de tudo, como sempre acontece com peixe, é conseguir um ingrediente fresco. É necessária uma bela posta do lombo do atum. O resto é relativamente simples pois o próprio peixe "da a dica" de quando está pronto.

Acompanhei com um carpaccio de abobrinha que ficou bem interessante. No programa o acompanhamento foi com couve flor que fica bom também.

Ingredientes para 2 pessoas
1 posta de lombo de Atum
1 clara de ovo
Gergelim
Sal e pimenta a gosto
1 Abobrinha

Bata a clara um pouco e coloque no atum. Essa clara ajudará que o gergelim grude no peixe. Em uma tábua, coloque sal, pimenta e o gergelim. Empane o peixe com esses temperos para que ele fique bem coberto com o gergelim. Coloque um plástico filme em volta, apertando bem para que o gergelim grude no peixe e leve à geladeira por cerca de 20 minutos.

Enquanto isso, corte a abobrinha bem fina, use um mandolin caso tenha. Coloque numa frigideira com um pouco de azeite por literalmente 10 segundos de cada lado somente para selar um pouco. Retire da frigideira e reserve. Repita a operação com as demais fatias.

Molho
50ml de shoyu
suco de um limão
1 colher de sopa de oleo de gergelim
Sal
Pimenta
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de mel
3 dentes de alho picados
1 punhado de coentro em grão
1/2 pimenta dedo de moça sem semente cortada em cubinhos (opcional)

Misture todos os ingredientes e reserve.

Em uma frigideira coloque azeite e deixe esquentar bem. Coloque o atum e deixe selar até que comece a ficar marrom claro, mais ou menos 45 segundos. Vire de lado e deixe mais 45 segundos. Faça isso com os 4 lados. Ele deve ficar com as extremidades marrom, mas o meio vermelho.

Retire da frigideira e corte em fatias de mais ou menos 1cm.

Arrume a abobrinha e o atum no prato e cubra com o molho.

Bom Apetite !!!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Angel Cake

Outro dia estava buscando alguma receita de bolo que pudesse servir para aniversário, mas que também não fosse muito doce. Como era época de morangos procurei algum que usasse essa fruta.

Sempre vou ao site do GNT que tem receitas simples e boas e encontrei esse bolo que foi feito no programa da Carolina Ferraz. Normalmente não assisto o programa dela, mas a receita me animou.

Fiquei preocupo com as crianças que preferem bolos mais doces com brigadeiro, doce de leite etc. Acabei fazendo uma adaptação com um recheio de chantilly. No final foi um sucesso.

Ingredientes
Bolo
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de amido de milho
1 xícara de açúcar (a receita pede cristal, mas usei refinado mesmo)
1/2 colher de sopa de fermento em pó
9 claras (as gemas podem ser usadas para um quindim)
Raspas de suco de 1 limão siciliano
120g de manteiga derretida morna

Bata as claras na batedeira com 1/2 xícara de açúcar até o ponto de neve.
Desligue a batedeira e acrescente a manteiga, as raspas e o suco de limão delicadamente para as claras não quebrarem.

Peneire num bowl a farinha, amido, fermento em pó e a outra 1/2 xícara de açúcar. Adicione às claras novamente com cuidado.

Leve a uma assadeira e ao forno pré aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito para ter certeza que o bolo está pronto.

Cobertura
600g de frutas vermelhas (eu usei morango fresco, amora e framboesa congeladas, 1/3 de cada)
250g de açúcar refinado
suco de um limão

Coloque tudo em uma frigideira em fogo baixo e deixe cozinhar até ficar em ponto de geléia.

Chantly
200ml de creme de leite
100g de açúcar

Bata em uma batedeira até o ponto correto. Cuidado para não bater muito para não virar manteiga. Um truque que eu uso e bater na batedeira até deixar de ficar líquido e terminar na mão com um batedor de arame. Dessa forma tenho uma maior sensibilidade do ponto.

Finalização
Açúcar de confeiteiro
Frutas vermelhas

Montagem
Corte o bolo ao meio. Retire a parte de cima e acomode a parte de baixo no local onde o bolo será servido.

Coloque um pouco do líquido da cobertura para humidecer um pouco. Coloque o chantilly e algumas frutas. Tampe com a parte de cima e coloque a cobertura. Decore com frutas e o açúcar de confeiteiro.

Bom Apetite !!!