terça-feira, 16 de setembro de 2014

Bolo Churros

Vi essa receita outro dia no post de uma amiga no Facebook. Achei interessante a ideia de fazer um bolo de canela com recheio e cobertura de doce de leite.

Resolvi tentar fazer para levar a uma casa de campo de uns amigos que nos convidaram para passar o fim de semana.

O bolo fez bastante sucesso, até mesmo entre as crianças que poderiam ter achado um pouco forte o sabor da canela.

A única alteração na receita original foi exatamente na quantidade de canela em que coloquei a metade do que era indicada. Achei que ficou no limite de ficar enjoativo. Se tivesse colocado tudo provavelmente não teria dado certo.

Ingredientes
3 gemas
3 claras batidas em neve
80g de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de leite
1 xícara de açúcar
1/4 de xícara de canela em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
2 latas de leite condensado

Coloque as latas de leite condensado em uma panela de pressão com água no fogo. Quando começar a pressão conte 25 minutos e desligue. O leite condensado virará doce de leite e para mim é um dos mais gostosos que existem.

Ascenda o forno a 180oC.

Numa batedeira junte o açúcar e a manteiga e bata até formar um creme leve e fofo. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente as gemas uma a uma. Acrescente a farinha, o leite e a canela em pó. Bata bem. Coloque o fermento por fim.

Pare de bater na batedeira e coloque as claras em neve bem delicadamente para que não quebrem.

Coloque numa forma redonda de 15cm de diâmetro untada e leve ao forno até ficar pronto, o que demorará aproximadamente 45 minutos dependendo do forno. Use a técnica do palitinho para verificar se o bolo está pronto.

Deixe o bolo esfriar e corte ao meio com uma faca de serra e com muito cuidado para não quebrar. Coloque no meio dos dois pedaços do bolo uma das latas de doce de leite. Feche com a parte de cima e coloque a outra lata como cobertura.

Bom Apetite !!!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Risoto Caprese

O programa Que Marravilha está com uma série de 4 episódios sobre Risotos e sobremesas, aparentemente pois é o prato mais buscado no site, o que reforça ainda mais minha opinião de que não se deve pedir Risoto em restaurante e sim fazer em casa pois é super fácil de divertido.

O grande segredo desse prato é o caldo para o preparo. Quanto melhor e mais maduro estiver o tomate, melhor fica o caldo. Meu conselho é que se compre o tomate uns dias antes e deixe fora da geladeira para que fique bem maduro.

Ingredientes para 4 pessoas

Caldo
6 tomates maduros
1 cabeça de alho inteira cortada ao meio
1 maço de manjericão com talo e tudo picado
1 pimenta dedo de moça fatiada
Sal a gosto
1.2 litros de água

Corte o tomate em cubos grandes e coloque num bowl. Coloque um bom punhado de sal e esprema bem com as mãos para que saia bastante liquido. Coloque o manjericão, alho e a pimenta e mexa mais. Essa parte é importante para que a mistura de gosto ao caldo.

Em uma panela no fogão coloque essa mistura e deixe cozinhar um pouco até que o tomate libere bastante água. Coloque o 1.2 Litros de água e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, controlando para que fique mais ou menos 0.8 litros no final. Se precisar acrescentar um pouco mais de água não tem problema.

Risoto
300 g de arroz arboreo
0.8 litros do caldo de tomate (receita acima) bem quente
2 colheres de sopa de cebola cortadas em cubinhos
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 copo de vinho branco seco
2 colheres de sopa de leite
130g de queijo parmesão cortado em cubinhos
20g de alcaparras
10g de aliche (opcional)
40g de pinoles tostados ou outra fruta seca qualquer
200g de tomate seco
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Refogue a cebola com o azeite em uma panela no fogo. Junte o arroz e cozinhe um pouco. Acrescente o leite e mexa até evaporar. Acrescente o vinho branco e mexa até evaporar. Coloque o extrato de tomate e mexa até que o arroz pegue a cor vermelha.

Acrescente uma concha do caldo e mexa até ele secar. Repita o procedimento por 20 minutos até que o risota fique al dente.

Quando estiver faltando uns 2 a 3 minutos acrescente o queijo parmesão, alinhe, alcaparras, tomate seco, pinotes, sal e pimenta.

Quando chegar nos vinte minutos, desligue o fogo e acrescente a manteiga.

Montagem do prato.
Coloque o risoto num prato fundo e decore com quatro fatias de mussarela de búfula, quatro fatias de tomate cereja, folhas de rúcula ou manjericão e regue com azeite.

Bom Apetite !!!