segunda-feira, 2 de junho de 2014

Lasanha

Por mais incrível que pareça, a Lasanha não é um prato originário da Italia. Existem evidencia que um prato muito similar era comido na corte do rei Ricardo II na Inglaterra no século XIV. Se bem que, se pensarmos bem, faz todo sentido.

Não existe uma forma típica de se fazer lasanha. Alguns usam molho a bolonhesa, outros colocam bechamel, alguns presunto e queijo, beringela, o que mais a criatividade deixar. Além disso a massa pode ser tradicional ou verde, vermelha, etc.

A única exigência é que tenham camadas de massa intercaladas com camadas de recheio. No meu caso fiz uma com um Ragú ao invés de bolonhesa, bechamel e queijo parmesão. Outra coisa que faz toda a diferença é a massa fresca feita em casa. Até da para usar uma pronta, mas acaba perdendo muito do sabor.

Ingredientes

Massa
220g de ovos
400g da semolina

Misture os dois e sove bastante até ficar uma massa homogênea. Coloque num plástico filme e leve à geladeira por cerca de 20 minutos.

Abra a massa não muito final (eu usei a posição 5 da minha máquina). Corte em retângulos de mais ou menos 10x5 cm e cozinhe em água fervente numa assadeira no fogo por cerca de 30 segundos ou até a massa começar a boiar. Para uma lasanha média, com 4 camadas, serão necessários pelo menos uns 20 a 24 pedaços de massa.

Reserve.

Ragú
1 talo de aipo cortado em cubinhos
1/2 cenoura ralada
1 cebola picada em cubinhos
6 dentes de alho
100ml de azeite
500g de patinho moído
250g de linguiça toscana sem a tripa
250ml de vinho tinto de boa qualidade
3 colheres de sopa de pure de tomate
3 latas de tomate pelado batidas no liqüidificador com a água
Manjericão, sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela grande no fogo baixo coloque o azeite e o alho e deixe dourar bem. Acrescente a cenoura, aipo e cebola e refogue por uns minutos. Coloque as carnes e deixe até perderem a cor avermelhada de crua.

Entre com o vinho e deixe reduzir bem. Por fim acrescente o pure de tomate, tomate pelado, manjericão, sal e pimenta. Mexa um pouco e deixe cozinhar por cerca de 1:30 hora. Tome cuidado para não secar de mais.

Reserve

Bechamel
100g de farinha
100g de manteiga
1 litro de leite
1 noz moscada
Sal e pimenta a gosto

Faça o roux derretendo em uma panela no fogo baixo a manteiga. Coloque a farinha e mexa bem. Deixe cozinhar a mistura um pouco.

Acrescente 1/2 litro de leite e com um batedor de arame mexa bem para não empelotar. Quando estiver consistente, coloque a outra metade do leite, noz moscada, sal e pimenta. Mexa mais um pouco até engrossar.

Reserve.

Montagem
200g de parmesão

Em um refratário, coloque um pouco do molho bechamel no fundo para a massa não grudar. Coloque uma camada de massa. Procure cobrir toda a área do refratário mas sem encavalar a massa. Se for necessário, corte algum pedaço com uma faca e utilize somente um pedaço.

Na segunda camada coloque um pouco de bechamel, do ragú e parmesão. Mais uma de massa e mais uma de bechamel, ragú. Outra de massa, uma de ragú e parmesão. A última de massa e por cima cubra bem com o bechamel para que não fique massa exposta e assim evitar que queime. Coloque mais um pouquinho do ragú somente para dar uma cor e muito parmesão para gratinar.

Leve ao forno 180oC por cerca de 30 minutos até o centro estiver bem quente.

Bom Apetite !!!