terça-feira, 27 de maio de 2014

Torta Santiago

Em 2006 a revista Veja fez uma edição especial com 20 chefs famosos do Brasil na época preparando uma refeição completa com entrada, prato principal e sobremesa. O mais legal era que vinha com todas as receitas. Fiz várias delas, mas a maioria antes de ter o blog. Agora resolvi reviver algumas e postar por aqui. Começarei pela Torta Santiago que foi preparada pelo chef Francisco Gameleira do A Figueira Rubaiyat na época.

Essa torta é uma sobremesa típica da região da Galiza na Espanha e se chama assim pois é marcada com a Cruz de Santiago sobre o açúcar de confeiteiro. No meu caso acabou sendo sem.

Outro fator importante para a torta é a farinha de amêndoa que não é muito fácil de encontrar. Eu achei no http://www.barradoce.com.br

Ingredientes
Massa
80g de manteiga em temperatura ambiente
50g de açúcar
2 gemas
175g de farinha de trigo

Bata a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo. Adicione as gemas uma de cada vez e por fim a farinha. Misture com as mãos até a massa não grudar. Talvez precise de um pouco mais de farinha. Abra a massa com um rolo em cima de um plástico. O plástico é importante pois a massa pode quebrar. Coloque numa forma para torta de 30cm de diâmetro. Com usei uma forma menor, acabou sobrando massa.

Leve ao forno pré aquecido a 180oC por cerca de 12 minutos até a massa ficar dourada.

Recheio
3 ovos
150g de açúcar
Raspas de 1 limão
1 colher de chá de canela em pó
400g de farinha de amêndoa
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de essência de amêndoa

Bata os ovos com o açúcar até dobrarem de tamanho. Sem parar de bater, acrescente as raspas de limão e a canela. Por fim acrescente a farinha de amêndoa, a essência e a manteiga derretida. Ficará um recheio um pouco líquido, é assim mesmo.

Coloque sobre a massa já pré assada e leve ao forno 180oC por mais 18 minutos ou até que o recheio fique firme. No caso da receita original com a forma de 30cm o recheio ficará bem baixo, no meu caso, como usei uma forma menor, ficou com mais recheio. Dessa forma, o tempo de forno acabou sendo maior também.

Retire do forno e polvilhe com açúcar de confeiteiro por cima.

Bom Apetite !!!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Filet Mignon recheado com manteiga de ervas e baked potato

Fazia tempo que eu não trazia uma receita do Que Marravilha. Não que o programa tenha caído de qualidade ou que eu tenha parado de assistir, foi somente mesmo por falta de oportunidade.

Outro dia me lembrei disso e resolvi buscar algo no site do programa. Acabei encontrando duas receitas de filet mignon. Fiz uma com o acompanhamento da outra. Foi um pouco trabalhoso, mas bem gostoso.


O Filet, além da manteiga de ervas, foi enrolado em massa folhada. Como essa preparação exige um tempo de forno considerável para que a massa asse, fica difícil que a carne saia mal passada.

Filet Mingon para 2 pessoas
2 tornedouros de filet mignon de 200g a 250g cada
Massa folhada congelada
Sal e pimenta a gosto

Manteiga de ervas
1/2 cebola
1 pimenta dedo de moça
2 dentes de alho
100g de manteiga (não pode estar gelada, mas também muito mole)
1/2 suco de limão
Ervas diversas (aqui vale tudo e o que voce tiver em casa. Eu usei manjericão, hortelã, salvia, salsinha)

Coloque uma frigideira no fogão para esquentar. Num processador bata todos os ingredientes da manteiga de ervas até ficar homogênea. Reserve.

Tempere os tornedoros com sal e pimenta de sele de todos os lados na panela no forno. Deixe somente o tempo de criar a crosta amarronzada. Se cozinhar muito a carne passará do ponto depois que for ao forno. Retire a carne e coloque na geladeira por cerca de 20 minutos.

Após o tempo de resfriamento, retire o miolo da carne, mas sem que se faça um furo por completo até o final. Esse será o espaço para preencher com a manteiga de ervas. Depois de preenchido, envolva numa tira de massa folhada e coloque um pouco mais da manteiga por cima.

Leve em uma assadeira ao forno pré aquecido a 180oC por cerca de 30 minutos, até que a massa folhada esteja assada.

Baked potato
2 batatas médias
2 fatias de presunto cru
1/2 cebola cortada em cubos
1 pimenta dedo de moça cortada em cubos
1 dente de alho
150g de queijo brie sem casca

Enrole as batatas em papel de alumínio e leve ao forno 180oC por cerca de 40 minutos (isso depende muito do tamanho delas) até que esteja cozida. Para verificar o cozimento, espete uma faca. Se ela entras com facilidade está pronto.

Corte a base e o topo da batata e com uma colher retire o miolo. Cuidado para ela não quebrar.

Em uma panela, coloque as cebolas, alho e pimenta de dedo de moça para fritar em azeite. Quando estiverem prontos coloque o queijo brie e deixe derreter tudo.

Coloque uma fatia de presunto cru no miolo de cada batata, como se fosse um lençol de uma cama. Coloque o recheio de brie e cubra com as pontas do presunto. Leve ao forno 180oC por mais 10 minutos.

Bom Apetite !!!