sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pudim de leite condensado

Existem dois dois tipos de alimentos que são chamados de pudim. Qual desses é considerado o verdadeiro pudim, varia de acordo com cada região, mas ambos podem ser pratos salgados ou doces.

O primeiro tipo é uma massa sólida, constituída pela mistura de vários ingredientes unidos por uma liga que pode ser farinha (Yorkshire), sangue (pudim preto) ou ovos (pudim de pão).

O segundo é uma massa líquida onde se usa algum agente gelificante para solidificar. Esses agentes podem ser amido, gelatina ou ovo, como o clássico pudim de leite condensado.

No reino unido a palavra acaba representando uma denominação genérica para sobremesa.

No meu caso específico fiz um pudim de leite condensado, mas o blog já tem receitas de pudim de pão e até mesmo do Yorkshire.

Decidi fazer o doce pois ganhei da minha mãe uma pudimzeira, se é que essa palavra existe. Segundo ela, a melhor maneira de cozinhar é no fogão, em banho maria. Essa panela acaba ajudando pois a forma do banho maria é do mesmo modelo da forma do pudim, fazendo que ele cozinhe bem de baixo para cima.

 A receita é estremamente fácil. A real dificuldade é mesmo o cozimento.

Ingredientes
Calda de caramelo
200g de açúcar
75g de manteira ou 1/3 de xícara de água

Coloque o açúcar numa frigideira e em fogo baixo para derreter. Não mexa em nenhum momento até ele se caramelizar. Coloque a manteiga ou a água com cuidado e depois que abaixar a fervura mexa até ficar com consistência de caramelo. A diferença é que a manteiga deixará o caramelo mais cremoso enquanto a água mais líquido. Eu prefiro com manteiga mesmo.

Despeje esse caramelo na forma do pudim.

Massa
2 latas de leite condensado
6 ovos inteiros
1 medida de lata de leite condensado de leite integral
Raspas de 1 limão (opcional)

Bata o leite condensado, leite e ovos no liquidificador e coloque na forma. Coloque em cima do caramelo quando ele já estiver morno. Coloque as raspas do limão em cima.



Leve ao fogo médio, em banho maria, tampado (diferente da foto onde o pudim já estava pronto) por cerca de 40 minutos e depois a geladeira por pelo menos 4 horas. Fica melhor de um dia para o outro.
Antes de servir, desinforme com cuidado para que ele não quebre. Pode ser que um pouco do caramelo fique no fundo o que é normal.

Bom Apetite !!!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Strogonoff Jamie Oliver

Strogonoff é uma comida de origen Russa feita com carne e creme de leite. Já foi bem gourmet, mas agora faz parte do dia a dia e é uma refeição com outra qualquer. É muito fácil de fazer e nem precisaria da receita aqui no Blog. Entretanto, ganhei de um amigo o livro Refeições em 15 minutos do chef inglês Jamie Oliver e achei interessante a versão dele para o prato.

O principal diferencial é que não vai creme de leite e sim iogurte, o que deixa o prato um pouco mais leve, mas com uma consistência mais líquida que a versão original. Outra mudança é que não vai Ketchup. Resolvi tentar e achei bem interessante e realmente muito fácil. Demorou mais do que 15 minutos, obviamente. Servi com arroz e fritas que faz o prato ficar ainda mais típico.

Ingredientes para 4 pessoas
300g de filet mignon cortado em cubos
1 cebola roxa em cubos
2 dentes de alho
6 a 7 picles de pepino cortados em rodelas
10 a 12 cogumelos paris limpos, sem o cabo e cortados em fatias
2 potes de iogurte
40 ml de leite
pimenta dedo de moça (opcional)
sal
pimenta
paprica doca
azeite
tomilho
salsinha

Numa frigideira no fogo baixo coloque o azeite, a cebola, o alho e a pimenta dedo de moça. Deixe cozinhar um pouco e adicione o picles e o cogumelo. Enquanto cozinha, tempere a carne com sal, pimenta e a paparica doce.

Retire o cozimento da frigideira e reserve. Na mesma frigideira coloque a carne para dourar dos dois lados. Volte com o cozimento e adicione o iogurte e o leite. Deixe reduzir, coloque o tomilho e a cebolinha.

Bom Apetite !!!