segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Pavlova


Pavlova é um doce a base de merengue em homenagem a uma bailarina russa chamada Anna Pavlova. Acredita-se que o doce foi criado na Australia ou na Nova Zelândia nos anos 20 quando a dançarina se apresentou na região e acabou se tornando uma sobremesa típica desses países.

O doce tem variações e usar a criatividade pode deixá-lo ainda melhor. 

Fiz o doce para evitar o desperdício de 4 claras que haviam sobrado de uma outra preparação que havia usado 4 gemas.

Merengue
4 claras
200g de açúcar
1 colher de chá de vinagre de vinho branco

Bata as claras numa batedeira, começando lentamente e aumentando a velocidade aos poucos. Quando estiver começando a ficar em ponto de neve, coloque o açúcar aos poucos e por fim o vinagre e bata até o ponto de Chantily. 

Numa assadeira forrada com papel manteiga, despeje o merengue. Assar é a parte mais complicada.
Pré aqueça o forno a 180oC e no momento de colocar no forno reduza para 150oC. Deixe a porta do forno um pouquinho aberta, não muito para não perder calor e asse por 1hr a 1:15hs.

Ao final ele deve ficar assim










Chantily
300 ml de creme de leite fresco

Bata no liqüidificador até ficar com ponto desejado. Fique sempre de olho para o creme não virar manteiga.

Espalhe o Chantily por cima do merengue. Eu coloquei um pouco de raspas de limão também para dar um gosto.

O topo normalmente é com frutas. Eu usei o que tinha em casa que era pêssego e lichia em calda, mas a versão é livre. Até mesmo um pouco de maracujá fica bom.

Bom Apetite !!!


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Torta de Limão

Minha cunhada trouxe uma mousse de limão como sobremesa para a festa de ano novo aqui em casa esse ano. Apesar de estar delicioso, acabou sobrando uma boa porção até mesmo pela quantidade de sobremesas para o número de pessoas.

Como não queria desperdiçar, resolvi criar uma sobremesa que usasse essa mousse como base. Foi quando me veio a ideia de uma torta de limão. Fiz uma versão individual com algumas diferenças. Umas eu sabia que iriam funcionar, outras para tentar algo diferente. Como base usei biscoitos Orio, que eu particularmente adoro. O contraste do Orio, de chocolate com baunilha, com a mousse de limão deu um toque mais do que especial.

Outra mudança foi o uso do Sifão, onde coloquei a mousse para ficar mais airada. Apesar de ser um pouco mais densa do que recomenda o uso do aparelho, acabou funcionando bem.

Ingredientes para 4 pessoas
Base

Biscoito Orio triturado. A quantidade depende de quantas taças e quanto por cada taça você deseja. No meu caso, fiz 4 taças e usei uns 8 a 10 biscoitos. É interessante que, após triturado, o recheio de baunilha de mistura ao chocolate, deixando um pouco mais úmido. Pode usar qualquer tipo de biscoito de sua preferência.

Recheio
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite, sem soro
Suco e rapas de 2 limões. Use o suco de um terceiro limão se desejar mais ácido um pouco

Misture tudo no liqüidificador e leve à geladeira até ficar firme. No meu caso, coloquei no sifão, mas não é necessário para a receita.

Cobertura
Para a cobertura fiz um merengue italiano com 1/2 xícara de clara e 1 xícara de açúcar. Leve ao fogo em banho maria mexendo bem até ficar sem nenhum pedaço de açúcar e bata na batedeira. Coloque numa manga de confeitar.

Montegem
Coloque o biscoito no fundo, o recheio no meio e cubra com a cobertura. Para dar um toque esquentei com o maçarico e coloquei umas raspilhas de limão por cima.

Bom Apetite !!!