quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Costelinha Suína com molho Barbecue

Sempre que vou ao Outback peço a costelinha com molho barbecue. Acho muito boa e sempre pensei que era difícil de fazer. Como deixar ela super macia a ponto de soltar do osso e como fazer aquele molho BBQ?

Tentei comprar o molho pronto algumas vezes em supermercados, mas não é tão gostoso. Até que um dia, não me lembro bem onde, encontrei uma receita que me pareceu boa.

Copiei essa receita, mas acabou ficando guardada por algum tempo.

Dia desses resolvi tentar, até porque já tinha resolvido o problema do ponto da carne com a minha panela de cozimento lento.

Ficou uma delícia e 3 costelas inteiras se foram em apenas alguns poucos segundos.

Marinada da costela
1 colher de sopa de Canela
1 colher de sopa de Cominho pó
1 colher de sopa de Cominho grão
1 colher de sopa de Mostarda em grão
1 colher de sopa de Páprica Picante
2 colher de sopa de Açúcar Mascavo
1 colher de sopa de Páprica Doce
Sal

Coloque todos os ingredientes em um pilão e triture. Cubra as carnes dos dois lados com essa marinada.

Molho Barbecue
1/3 de xícara de açúcar mascavo
2 dentes de alho espremidos
50g de bacon em cubos
1 cebola cortada em cubos pequenos (não precisa ser tão pequeno pois será coado depois)
Cominho em pó a gosto
1 1/2 xícará de ketchup de boa qualidade
1 folha de louro
2 colheres de sopa de óleo de milho
2 colheres de sopa de Shoyo
1 colher de sopa de Tabasco
2 colheres de sopa de vinagre branco
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Em uma panela em fogo baixo, coloque o bacon para fritar bem. Acrescente o alho e a cebola e deixe dourar mais um pouco. Coloque o restante dos ingredientes e deixe até ferver. Depois de ferver, deixe apurar um pouco. Se for necessário, acrescente um pouco mais de Ketchup. Coe o molho.

Leve a a costelinha já temperada com a marinada ao forno baixo (130oC) por 6 a 8 horas. Retire da panela e coloque o molho barbecue. Leve a churrasqueira alta por 15 a 20 minutos de cada lado.

Depois de pronta, coloque mais molho e sirva ainda quente.

Bom Apetite !!!


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Beirute

Beirute é talvez o sanduíche mais tradicional da minha família. Me lembro de criança ir com meus pais e meus irmãos comer ele num restaurante que ficava na Av Bandeirantes, se não me engano. Depois, começamos a fazer em casa, comprando o roastbeef pronto.

Não sei a definição de Beiture e porque do nome, mas normalmente é um sanduíche com pão sírio. Existem inúmeras versões e a mais tradicional é com roastbeef. Como ele é o ingrediente mais importante do prato, resolvi fazer em casa.

Usei uma peça de 1kg de lagarto, já limpa. Faça alguns furos com uma faca e coloque dentes de alho nesses furos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque num saco, tire o vácuo e lacre. No meu caso, levei para a minha panela Sous Vide de cozimento lento a 56.5oC por 16 horas. Numa frigideira com um fio de azeite, sele a carne por cerca de 30 segundos de todos os lados.

Depois de pronto, aconselho deixar na geladeira por mais ou menos umas 12 horas. Para fatiar ele tem que estar bem fino. Por isso, use uma máquina de cortar frios. Caso você não tenha uma, como é o meu caso, vá até uma padaria próxima, compre 200g de mussarela para o sanduiche e aproveite para pedir para fatiar o teu roastbeef.

Corte um pão sírio ao meio e passe manteiga dos dois lados. Na base do pão, coloque o roastbeef, queijo mussarela a gosto, tomates temperados com sal, azeite e orégano e leve ao forno médio até o queijo derreter. Coloque a parte de cima e deixe no forno até ficar quente.

Retire do forno, abra o sanduíche e somente nesse momento coloque o alface (eu usei americano para dar crocância). Se o alface for ao forno, ele ficará murcho.

Bom Apetite !!!


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mousse de chocolate airado

Gosto de comprar gadgets culinários. É quase um hobby dentro do hobby. Uma das minhas últimas aquisições foi esse sifão. Ele serve para fazer espumas, doces e salgadas e também para deixar alguns preparos mais airados.

Comi outro dia um tiramissu feito com ele que foi simplesmente fantástico. Para estrear nada como uma clássica receita de mousse de chocolate.

Já postei duas receitas dessa tipo aqui no blog e essa terceira vem da famosa sobremesa do Jamie Oliver, um pouco mais calórica, mas valendo cada pedaço.

Ingredientes para 4 pessoas
200g de chocolate (pode ser meio amargo, ao leite, meio a meio, depende do gosto)
1 pitada de sal
15g de manteiga sem sal

Coloque os três ingredientes numa panela em banho maria ou no microondas para derreter e reserve.

300ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
2 gemas

Bata o creme de leite com o açúcar e a baunilha até formar um creme fofo, mas sem virar chantily. Adicione as gemas uma a uma e reserve.

Misture o chocolate derretido.

2 claras em neve bem firme.

Junte as claras na mistura de chocolate e creme de leite bem delicadamente para não quebrar suas estrutura.

Para a maneira tradicional somete leve à geladeira por cerca de 4 a 5 horas até ficar firme.

No meu caso coloquei a mistura no sifão e também levei à geladeira pelo mesmo tempo. Depois foi somente colocar o ar e usar.

Bom Apetite !!!


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Waffle

Recentemente meu irmão comprou uma máquina de Waffle e depois de várias pesquisas na Internet encontrou uma receita realmente muito boa, igualzinha a que comemos nos EUA. 

Devo confessar que fiquei com um pouco de inveja e resolvi comprar uma máquina para mim também. Um pouco mais simples e menor para que coubesse em casa. 

A receita em si é relativamente fácil, mas bem calórica. Fiz algumas alterações para tentar deixar um pouco mais light, mas mesmo assim, é preciso comer sem muita culpa. 

A grande dificuldade dessa receita é que realmente é necessário uma máquina específica. Sem ela fica quase impossível fazer. Se quiser tentar numa frigideira, abrindo mão da forma tradicional, pode ser que dê certo, eu não tentei.

Para os "toppings" vale a criatividade. Fiz um com quatro tipos diferentes para mostrar isso. Um pedaço com Nutella, outro com Doce de Leite, um terceiro mais tradicional com Maple Syrup e o quarto como se fosse um crepe suzette.


Ingredientes para 8 a 12 waffles
3 copos de Farinha
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de fermento royal 
2 ovos
1 copo de açúcar
60g de manteiga 
4 colheres de sopa banha vegetal (eu substitui por mais 60g de manteiga)
1 copo de leite semi-desnatado
1 copo de creme de leite (eu substitui por outro copo de leite)
½ copo de iogurte natural
½ colher de chá de essência de baunilha 



Misture a farinha, o sal e o fermento e separe.

Numa batedeira, bata os ovos levemente, adicione o açúcar, manteiga e a banha (ou a manteiga restante) e misture bem.

Adicione o leite, o creme de leite (ou o outro copo de leite) e o iogurte e a baunilha e misture bem.

Adicione a mistura seca à mistura líquida com a batedeira ligada, por pouco tempo. É normal permanecer com algumas pelotas. Cuidado para não bater muito para o Waffle não ficar duro.

Cubra o coloque na geladeira idealmente por 12 horas. Eu nem deixei na geladeira e comi direto. 

Retire a massa da geladeira 1 hora antes de assar.  Deixe a máquina de Waffle esquentar e passe um pouco de manteiga para não grudar. 

Coloque uma ou duas conchas da massa na máquina e asse de 3 a 4 minutos, ou até o Waffle ficar dourado. Repita a operação com a manteiga e a massa até acabar.


Bom Apetite !!!