segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Roastbeef com legumes

Essa receita é do chef Erick Jacquin, do restaurante La Brasserie e achei interessante pois é uma boa opção para quando se tem um almoço ou jantar para muitas pessoas.

O segredo é a troca de sabores da carne com os vegetais, assim um acaba assumindo um pouco do gosto do outro.

Ele por si só é uma refeição completa pois acompanha vários tipos de legumes. Usei até chuchu que normalmente não como. No meu caso resolvi servir com um purê de mandioquinha, que se faz da mesma maneira do tradicional de batata.

As quantidades dos ingredientes depende da fome, não existe uma regra, coloquei os que eu mais gosto e que são mais comuns no Brasil, mas vale também acrescentar, substituir ou retirar algum item. A receita é bem abrangente.

Ingredientes
1 filet mignon inteiro já limpo
Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

1 colher de sopa de Manteiga
1 colhere de sopa de Óleo

1 cabeça de alho

1 Cenoura descascada e cortada em cubos
Tomilho a gosto
1 Cebola descascada e cortada em cubos
1 Chuchu cortado em cubos
1 Tomate cortado em cubos (pode ser com casca e semente)
1 Abobrinha em cubos
2 folhas de Louro
1 Beringela cortada em rodelas
1 pimenta dedo de moça sem semente cortada em cubinhos pequenos (opcional)

Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto.

Em uma panela grande coloque o óleo e sele a carne de todos os lados. Retire a carne e na mesma panela coloque a manteiga deixando derreter. Junte todos os ingredientes restantes e deixe cozinhar um pouco até ficarem dourados.

Volte o filet para a panela, em cima dos legumes e leve ao forno 200oC por cerca de 20 a 30 minutos dependendo do ponto desejado. Vire a carne a cada 5 minutos para que cozinhe bem de todos os lados.

Sirva com o purê.

Bom Apetite !!!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Bacalhau Espirituoso

Vi o Claude preparar essa receite num antigo programa que ele tinha junto com o Renato Machado que se chamava Menu Confiança. Já tinha preparado um ou duas vezes e em ambos os casos tinha ficado muito bom. 

Como ia dar um jantar para muita gente, achei que essa receita poderia funcionar. O único ponto é que precisa de tempo, pelo menos 2 dias para o bacalhau dessalgar. Além disso, procure um bacalhau de boa qualidade e com poucos espinhos. Não foi o meu caso. Apesar da receita ser relativamente simples e rápida, perdi quase 2 horas procurando os espinhos do peixe. Na receita original ele não serve com nenhuma acompanhamento. Eu servi com batatas.

Ingredientes
Bacalhau
1 kg de bacalhau dessalgado 
2l de leite
Tomilho, louro e alecrim
1 cabeça de alho cortada em dois

Ferva o leite com as ervas e o alho. Cozinhe o bacalhau neste leite, sem deixar ferver, durante 15 minutos com a panela tampada. Retire, deixe esfriar e desfie-o.

Para o pão
500ml de leite que foi usado para cozinhar o bacalhau
2 pães de rabanada ou francês


Com a mão, "rasgue"os pães em pedaços pequenos. Jogue o leite quente em cima e misture bem até fazer uma espécie de purê.

Para a brandade
150ml de azeite extra virgem
300g de cebola picada
4 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 cenoura ralada
Sal e pimenta

Puxe a cebola no azeite, junto com a pimenta dedo-de-moça e o alho. Acrescente a cenoura. Coloque o bacalhau desfiado e mexa até secar. Coloque o pão molhado e misture bem. Tempere com sal e pimenta. Ponha no tabuleiro.

Molho bechamel
50g de farinha de trigo
50g de manteiga
600ml de leite do bacalhau
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
Sal
Pimenta
Noz-moscada

Derreta a manteiga e a farinha de trigo e deixe cozinhar por 2 minutos. Junte o leite fervendo. Cozinhe até engrossar bem. Junte a mostarda e tempere.

Para servir
300g de queijo parmesão ralado
Azeite extra virgem

Cubra a brandade com bechamel. Cubra tudo com parmesão. Deixe gratinar no forno a 180ºC (cerca de 20 minutos). Ponha uma folha grande de alface no prato. Disponha uma colher grande de bacalhau gratinado em cima. Ponha a torrada e regue com azeite.


Bom Apetite !!!