domingo, 28 de julho de 2013

Fettuccine Alfredo

O Fettuccine Alfredo é uma massa bem tradicional e bem fácil de fazer, basicamente um molho de creme de leite e parmesão. O nome foi dado em referência a um cozinheiro italiano chamado Alfredo di Lelio, dono do restaurante Alfredo em Roma em 1914. Originalmente era feito com manteiga, o que pode ser mantido até hoje. Acrescentar o creme de leite deixa o molho mais encorpado.

A principal vantagem desse prato é o seu custo, acho que apenas perde para o alho e óleo. Isso na essência, pois dependendo do parmesão que se usa e até de outros ingredientes ele pode aumentar encarecer um pouco. Eu aconselho a usar produtos de muito boa qualidade, pois como é uma massa simples, você terá poucos ingredientes para torná-lo realmente saboroso.

Ingredientes para 4 pessoas
400g de fettuccine
300 ml de creme de leite fresco
100g de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de requeijão ou cream cheese
60g de parmesão ralado (ou grana padano que fica ainda melhor)
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
1 nós moscada ralada na hora

Coloque água para ferver numa panela grande com sal para cozinhar o macarrão. Quando ferver coloque o fettuccine e siga as instruções da embalagem.

Numa frigideira com bordas altas, coloque a manteiga e o azeite. Deixe derreter e acrescente o creme de leite. Quando ferver deixe cozinhar até que o molho fique cremoso. Uma dica e passar a parte de trás de uma colher sobre ele. Se não escorrer é porque está bom.

Coloque o requeijão, o queijo ralado, o sal, pimenta e a nós moscada até derreter tudo.

Ponha o macarrão na frigideira e misture tudo.

Bom Apetite !!!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Cheesecake de Nutella

Sei que coloquei 3 receitas de Cheesecake aqui no Blog, de diferentes tipos, mas não pude resistir a colocar mais uma. Até porque essa tem um diferencial bem interessante que não precisa ir ao forno. É tão simples que pode ser uma excelente sobremesa rápida e prática. É só misturar os ingredientes e levar à geladeira que está pronta. Vi no programa Nigellisima e resolvi testar. Ficou tão bom que não durou para o dia seguinte.

Se você nunca cozinhou e tem vontade de começar a aprender, essa é a receita perfeita. Fácil e com certeza irá impressionar.

Ingredientes
200g de biscoito de maizena
100g de manteiga sem sal
500g de cream cheese
415g de Nutella
60g de açúcar de confeiteiro
Amêndoas moídas (opcional)

Numa processador, triture o biscoito de maizena até virar uma farinha.

Em banho maria ou no micro ondas, derreta a manteiga até ficar completamente líquida. Misture na farinha de biscoito.

Acrescente 15g de Nutella e misture tudo até formar uma massa homogênea.

Numa forma redonda de mais ou menos 20cm de diâmetro, coloque essa massa no fundo, apertando bem. Não precisa colocar nas bordas nem untar pois a massa tem bastante manteiga.

A partir desse momento, você duas opções.

A primeira é colocar a massa na geladeira enquanto faz o recheio.

A segunda é levar ao forno a 180oC por 10 minutos. A receita original não assa e por isso eu coloquei que nem é preciso de forno. Eu preferi colocar pois fica mais crocante.

Numa tigela misture a Nutella, o cream cheese e o açúcar de confeiteiro bem até formar um creme liso. Pode ser na batedeira, mas nem é preciso suja-la. Eu fiz na mão mesmo. Coloque as amêndoas moídas se desejar.

Despeje a mistura em cima da massa e leve à geladeira de um dia para o outro idealmente, mas pelo menos 4 horas.

Bom Apetite !!!


terça-feira, 9 de julho de 2013

Focaccia Ripieni

Já coloquei a receita da Focaccia aqui no Blog, que é um prato típico da região da Liguria na Italia. Decidi fazer uma versão com uma cobertura, quase como uma pizza. É uma idéia e uma alternativa até para uma festa por exemplo, em que se pode fazer várias versões de Focaccia diferentes.

A receita da massa não muda e está no link abaixo:
http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2012/11/focaccia.html

Vamos agora a cobertura.

Ingredientes:
2 cebolas roxas (pode ser a normal) cortadas em cubinhos
6 dentes de alho espremidos
4 tomates sem semente cortados em cubinhos (para fazer isso é muito simples. Tira a "tampa"do tomate e com as próprias mão retire as sementes)
20 azeitonas pretas sem caroço e cortadas grosseiramente
2 colheres de sopa de alcaparras
1 pimentão vermelho grande
4 ou 5 filés de alicci
1 pimenta dedo de moça sem semente cortada em cubinhos
200g de parmesão ralado
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Coloque o pimentão inteiro em cima da boca do fogão ligado, sem panela ou frigideira mesmo. Parece estranho, mas funciona. Deixe até a pele ficar queimada e vire de lado até que o pimentão esteja completamente queimado por fora. Isso irá ajudar a cozinhar o pimentão e tirar um pouco do seu sabor forte.

Enquanto o pimentão está sendo preparado, coloque a frigideira no forno com azeite. Acrescente o alho e deixe fritar um pouco. Acrescente a cebola e deixe até ficar transparente.

Coloque os tomates, alcaparras, azeitona, pimenta dedo de moça e o alicci. Deixe até a água do tomate sumir e ele virar um pure. Acrescente o sal e a pimenta. Retire do forno.

Quando o pimentão estiver pronto, retire a casta queimada, as sementes e corte bem, até quase criar uma pasta. Junte o pimentão com o restante.

Quando a Focaccia estiver pronta na assadeira, coloque a cobertura por cima. Não coloque o azeite e o sal da receita original.

Leve ao forno 180oC por 35 minutos. Quanto estiver quase pronta, retire do forno e coloque o parmesão ralado. Leve de volta ao forno por mais 10 minutos.

Bom Apetite !!!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Sopa de Cebola

Tenho que confessar que não sou muito fà de sopa e normalmente não fazem parte do meu cardápio. Mas outro dia coincidentemente estava um friozinho em São Paulo e o caderno paladar publicou uma receita de sopa de cebola. Me pareceu muito boa e resolvi fazer.

De acordo com o Paladar, essa sopa é uma especialidade de Lyon, cidade do litoral sul francês, mas ficou famosa em Paris, onde virou um clássico de fim de noite. Ela era servida de madrugada no mercado de Les Halles (que fechou em 1970), o que transformou o local em um ponto de encontro de artistas.

Por muito tempo foi moda em SP também, mas foi perdendo espaço para lanches mais rápidos. O grande truque dessa receita é assar a cebola antes para deixá-las mais leves.

Ingredientes para 4 pessoas
5 cebolas grandes descascadas e cortadas em rodelas médias
75g de manteiga
100 ml de vinho branco seco
1 colher de sopa de azeite
1 folha de louro
50ml de vinho do porto (opcional)
1 litro de água
1 tablete de caldo de legumes
1 colher de sopa de açúcar mascavo
Mostarda Djon para passar nas fatias de pão

4 fatias de pão italiano bagete (ou qualquer outro de casca dura)
100g de queijo Gruyére ralado

Pimenta e Sal a gosto

Coloque as cebolas, 50g de manteiga e o vinho branco numa assadeira e leve ao forno 180oC por cerca de 20 minutos até as cebolas ficarem bem macias.

Numa cassarola grande, coloque os 25g de manteiga restantes com o azeite e deixe amolecer. Coloque as cebolas, somente elas sem o líquido da assadeira e mexa bem até começarem a ficar caramelizadas. Jogue o açúcar, o louro e misture mais um pouco.

Acrescente o vinho e a manteiga que ficaram na assadeira e cubra as cebolas com a água. Pode ser que precise um pouco mais ou menos de água. Coloque o vinho do porto, sal, pimenta e o tablete de caldo de legumes. Deixe ferver por 15 a 20 minutos, tomando cuidado para não secar de mais.

Torre o pão numa torradeira, passe a mostarda e coloque 25g de queijo em cima de cada fatia. Coloque a sopa em 4 travessas individuais, onde serão levadas à mesa. Disponha uma fatia de pão em cima de cada sopa e leve ao forno até que o queijo derreta.

Bom Apetite !!!