quarta-feira, 26 de junho de 2013

Feijoada

Está ai um prato que eu não como em restaurante e muito raramente como fora de casa. Minha mãe sempre fez a melhor feijoada que eu já comi na minha vida. Sempre achei que gostava tanto porque estava acostumada com ela já que comia desde pequeno, mas até amigos meus atestam isso, então não é algo só meu.

Já comi em diversos locais, algumas muito boas, mas nenhuma melhor. O preparo é muito fácil, mas alguns segredinhos, junto com ingredientes de qualidade, fazem a diferença.

A história de feijoada é conhecida por todos, comida de escravos na época do Brasil colônia. A diferença no meu caso é que não uso as carnes daquela época como pé, língua e outros. Nunca provei e não posso dizer se são bons ou não, mas como um bom discípulo, segui a risca a receita original.

Ingrediente para umas 10 pessoas
2kg de feijão preto
1/2 peça de toucinho defumado cortado em cubos
5 linguiças calabresas defumadas cortadas em rodelas largas
5 paios defumados cortados em rodelas largas
1 costela de porco cortada em unidades
200g de carne seca dessalgada
1 cebola cortada em cubos
50 ml de cachaça
1 Laranja
5 folhas de Louro
6 dentes de alho
Coentro picado a gosto

Cozinhe os 2kg de feijão em uma panela de pressão por 12 minutos. Talvez você tenha que cozinhar 1kg de cada vez. Reserve.

Em um panelão de feijoada no fogão, coloque o toucinho para fritar. Não é preciso óleo ou azeite pois a própria gordura do bacon será suficiente. Quando estiver bem frito, tire um pouco do excesso da gordura se desejar. Coloque a cebola e o alho e deixe dourar.

Coloque a carne seca, louro, o feijão e cubra com água. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora.

Após esse período, acrescente a linguiça, paio, a costela, a cachaça e a laranja inteira. Adicione um pouco mais de água de precisar. Deixe cozinhar por mais 1 hora.

Veja se todas as carnes estão cozidas e desligue o forno. Acerte o sal se for necessário. Normalmente o próprio sal das carnes é suficiente. Acrescente o  coentro.

Bom Apetite !!!



terça-feira, 11 de junho de 2013

Trança de chocolaté

Vi essa receita no site do Mais Voce no Globo.com. Como sempre eles trazem receitas gostosas e relativamente fáceis de serem preparadas. O que me chamou a atenção nesse caso foi a foto que dava a sensação de que a sobremesa era muito boa. O legal dela é que pode ser recheada de inúmeras maneiras, desde bem doces, até um pouco mais leves. 

Ela vai muito bem num lanche da tarde, mas serve perfeitamente como uma sobremesa de um jantar. O único ponto é que deve ser comida fresca. Como é uma massa com fermento biológico, vai perdendo o sabor com o tempo. Logo que sai do forno é o ideal, mas até 24 horas vai bem. 

Ingredientes
30g de fermento fresco (são dois tabletinhos)
190 ml de leite morno
420g de farinha de trigo divididas em 3 partes. Uma de 210g e duas de 105g.
30g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sopa de açúcar
40ml de óleo
1 pitada de sal
1 ovo grande
2 colheres de sopa de cacau em pó

Recheio
Para o recheio eu usei 2 barras de chocolate branco e 2 barras de chocolate meio amargo bem triturados e separados. Poderia ser Nutella, brigadeiro para a massa de chocolate e doce de leite, coco para a massa branca. Até mesmo uma geléia cairia bem. Basta usar a criatividade. 

Foudant
60g de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de manteiga 

Dissolva 15 g de fermento fresco no leite e junte 1210g de farinha de trigo para formar a "esponja". Deixe descansar por 20 minutos.

Após o descanso da "esponja" acrescente o açúcar, manteiga, óleo, sal e ovo e misture bem até desgrudar das mãos. Divida esta massa na metade em 2 tigelas. 

Numa tigela com metade da massa adicione 2 colheres (sopa) de cacau em pó e 105g farinha de trigo e sove bem a massaNa outra tigela com metade da massa adicione 105g de farinha de trigo e sove bem a massa. Cubra as tigelas com um pano e deixe que as massas descansem por 30 minutos. Reserve.

Abra cada massa separadamente e recheie cada uma com os chocolates picados (meio amargo na massa de chocolate e branco na outra). Estique a massa e enrole como se fosse um rocambole. Coloque os dois rocamboles um ao lado do outro e una uma ponta do rolo da massa branca com a ponta do rolo da massa com cacau deixando os rolos paralelos. Pegue o rolo da direita e cruze sobre o rolo da esquerda. Pegue novamente o rolo da esquerda e cruze sobre o rolo da direita. Faça isso até que os rolos fiquem totalmente cruzados. Una as pontas finais.
Coloque a trança numa forma de bolo redonda com um buraco no meio e deixe descansar até dobrar de tamanho (+/- 30 minutos). Leve ao forno pré aquecido a 180°C por 30 minutos. Retire do forno, deixe amornar e despeje o fondant de chocolate.
Para o foundant, misture todos os ingredientes até formar uma calda.
Bom Apetite !!!