segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pão de mel

Fazia tempo que eu estava buscando uma receita de pão de mel. É um doce que eu gosto bastante, mas nunca tive coragem de fazer pois achava que seria muito complicado. Na realidade ele pode ou não ser complicado, dependendo da tua vontade em parecer mais perto da realidade.

No meu caso, ao invés de fazer um a um, o que daria um pouco mais de trabalho na hora de moldar o chocolate, resolvi fazer em formato de bolo, o que facilitou consideravelmente a minha tarefa.

Dizem que foi criado na Europa e que inicialmente não era um pão doce e sim um pão de especiarias. Aparentemente agregavam chocolate ao redor para conservar por mais tempo e que com os anos foi recebendo os recheios. De qualquer maneira, independente do recheio, sempre é uma boa opção para o lanche da tarde ou da escola.

Ingredientes
500g de açúcar mascavo (2 xícaras)
1 xícara de água
2 1/2 xícaras de farinha
2 ovos
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de mel
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de cravo (eu não usei, mas fazia parte da receita)
1 colher de chá de chocolate em pó
2 colheres de sopa de óleo
200g de doce de leite

Numa panela no fogão, misture o açúcar e a água. Quando ferver cozinhe por 3 minutos sem parar de mexer.

Misture essa calda com todos os demais ingredientes numa batedeira.

Coloque numa forma untada e leve ao forno de 180oC por cerca de 15 minutos até assar. Faça o teste do palito. Deixe esfriar, desenforme e corte o bolo em duas metades iguais. Coloque o doce de leite sobre uma metade e cubra com a segunda.

Ganache
200g de chocolate meio amargo em tablete
100ml de creme de leite

Derreta os dois ingredientes no fogão em banho maria.

Coloque o ganache por cima do bolo e leve a geladeira por cerca de 2 horas até ele endurecer.

Bom Apetite !!!



sábado, 25 de maio de 2013

Tagliatele alla Bolonhesa

Tradicionalmente o molho bolonhesa é feito por carne e tomate, ou seja, não necessariamente especifica qual carne e como ela deve estar.  A receita original de Bolonha que da o nome, entretanto, é bem específica. Ela leva carne de boi, pancetta, cebola, cenoura, aipo, pasta de tomate, caldo de carne, vinho branco e opcionalmente leite. Fiz uma versão particular inspirada no programa Tempero de Família do GNT.

Estava assistindo esse programa na sexta a noite, quanto fizeram essa receita. Me deu água na boca e decidi fazer no almoço de sábado. Mudei um pouco, dando um toque particular e ficou muito bom. Complementou com a massa feita em casa também que sempre ajuda a deixar a receita mais gostosa.

Ingredientes
300g de alcatra cortada em cubos pequenos (preferi não moer como no molho tradiconal para a carne aparecer mais)
1 talo de alho poró cortado em rodelas
3 tomates inteiros
200g de cogumelo paris cortados em fatias
1 colher de sopa de estrato de tomate
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de azeite

Um truque para descascar o tomate é fazer um corte em X na extremidade e colocar numa água fervendo por 30 segundos. A pele sai completamente. Depois é só tirar a semente e cortar em cubos pequenos.

Numa panela em fogo baixo, leve a carne para fritar com o azeite. Mexa no começo até a carne começar a soltar água. Quando isso ocorrer, pare de mexer e deixe a água evaporar. Acrescente o alho poró e o cogumelo e deixe cozinhar um pouco. Junte os tomates e mexa. Esses tomates irão soltar a água que servirá como base do molho. Somente agora coloque o sal e a pimenta. Deixe cozinhar um pouco e acrescente o extrato de tomate. Quando estiver com uma consistência mais espessa o molho está pronto.

Faça o macarrão como indica a embalagem. Se for massa fresca deixe cozinhar até ficar al dente. Misture o molho.

Bom Apetite !!!!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Prime Rib

Vi essa receita no Que Marravilha. Mais uma deles. Tentei fazer algumas vezes com outros cortes e não ficou tão boa. Finalmente achei o Prime Rib para vender e resolvi tentar novamente. 

O Prime Rib é uma costela de primeira que abrange o bife de ancho, o bife de chorizo e a própria costela com aproximadamente 600g. No Brasil é chamado de contra-filé de costela e na Europa o famoso Entrecote.

A receita é complicada e complexa, mas o resultado é muito bom. Servi com um risoto de parmesão para realçar o sabor da carne. 

Ingredientes
Mix de sal 
300g de sal grosso
25g de pimenta do reino branca em grãos
25g de pimenta do reino preta em grãos
10g de alecrim picado
10g de tomilho picado
4 dentes de alho 
5g de pimenta malagueta
5g de orégano
1 noz moscada ralada
15g açúcar

Prime rib 
1 costela de boi de 750gr com osso    
2 colheres de azeite
2 cebolas roxas pequenas fatiadas
2 dentes de alho

Alecrim e Tomilho a gosto

1 colher de manteiga

Molho
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
150ml de Vinho tinto de boa qualidade
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de manteiga

Em um recipiente coloque todos os ingredientes do mix de sal e misture. 
Jogue a mistura de sal e ervas em cima da costela e deixe marinar por, no máximo, 10 minutos e não mais que isso.

Coloque-a em uma frigideira com o azeite bem quente. Toste dos dois lados. Retire a costela e na mesma frigideira, ponha a cebola roxa cortada em fatias e o alho. Adicione alecrim, tomilho e uma colher de manteiga. Deixe dourar um pouco.

Volte com a carne para a frigideira, tampe e leve ao forno pré aquecido 200oC por 15 minutos (mal passada), 20 minutos (ao ponto), ou 20 minutos (bem passada).

Retire a costela do forno e coloque-a em uma travessa. Deixe descansar por 5 minutos. 


Jogue na panela ainda com as cebolas e o alho, os ingredientes do molho, vinagre balsâmico, vinho tinto, farinha e manteiga. Deixe reduzir e engrossar. 

Para finalizar, corte a carne em pedaços e disponha-os no prato. Coloque o molho em cima e sirva.

Bom Apetite !!!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Alho assado com Camembert

Essa pode ser uma boa opção de entrada para um jantar, churrasco ou até mesmo um petisco para acompanhar uma bebida. Como ele é assado, o gosto forte do alho some e também um pouco do mal estar que as vezes ele causa em algumas pessoas.

Alguns restaurantes já têm esse prato como aperitivo ou numa mesa de frios. Já estava tentado a fazer fazia algum tempo. Na churrasqueira ele funciona bem, mas com dois inconvenientes, primeiro o tempo e segundo fica mais difícil de temperar. Acabei vendo essa versão meio que por acaso na TV.

Ingredientes
3 cabeças de alho cortadas na tampa
40g de manteiga
80ml de azeite
3 folhas de louro
1 ramo de alecrim
1 colher de mel
Sal e pimenta a gosto
1 queijo camembert ou brie cortado em cima no formato de um X
Baguete ou qualquer tipo de pão

Acenda o forno a 200oC. Num recipiente coloque todos os ingredientes menos o queijo e o pão. Coloque o alho com a parte cortada para baixo. Misture bem e leve ao forno por 40 minutos.

Depois de 10 minutos em que a manteiga estiver derretida misture novamente para os sabores misturarem bem.

Faltando 10 minutos coloque o queijo no forno para derreter.

Retire e sirva com pão.

Bom Apetite !!!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Filé com crosta de ervas e cogumelo recheado

Mais uma do Que Marravilha. Já tinha feito um filé com crosta de ervas e foi uma das primeiras receitas que eu coloquei no Blog. No entanto, colocava a crosta antes de começar o cozimento e as ervas acabavam queimando. Acabava dando um gosto no filé, mas era muito parecido do que temperar com as ervas. 

Essa versão é bem interessante pois cria uma crosta bem marcante na carne. Foi feita no programa em que o atro deveria ser o cogumelo, que ficou bom também, mas sempre como um acompanhamento do prato principal. Servi ainda com batatas assadas num típico almoço de sábado. Ficou muito bom. 

Filé mignon
1 peça de 800g mais ou menos de file mignon 
4 dentes de alho na casca
Tomilho
Louro
Alecrim
Azeite a goto
Sal a gosto
Pimenta do moinho a gosto

Tempere o filé mignon inteiro com todos os ingredientes e deixe marinar por 20 minutos no azeite. Em uma frigideira, sele a carne de todos lados. Retire e asse por 10 minutos no forno a 200ºC. Corte em pedaços de 200g e cubra com a crosta.

Crosta de ervas
120g de manteiga
2 dentes de alho picado
150g de farinha de rosca
100g de parmesão ralado            
Salsa picada
Cebolinha francesa picada
Tomilho picado
Alecrim picado
Coentro
Sal (a gosto)
Pimenta-do-moinho (a gosto)

Enquanto o filé assa no formo prepare a crosta misturando todos os ingredientes. Coloque nos pedaços de 200g de carne e leve ao forno por mais uns 5 minutos no grill para que a crosta fique crocante.

Cogumelos
8 cogumelos Paris gigantes
1 colher de azeite
Sal (a gosto)
Pimenta do moinho (a gosto)

Lave os cogumelos gigantes com pano molhado e retire o talo. Limpe a parte preta interna com uma colher de café e frite-os no azeite bem quente apenas de um lado. Tempere com sal e pimenta.

Pure de cogumelos
1kg de cogumelos frescos Paris normais
500ml de creme de leite fresco
Sal (a gosto)
Pimenta do moinho (a gosto)

Pique na faca os talos dos cogumelos gigante e os cogumelos Paris frescos. Leve ao fogo em uma panela tampada e deixe cozinhar por 10 minutos. Coloque num pano e retire a água. Volte os cogumelos ao forno até que a água fique toda reduzida e ele se caramelize. Coloque o creme de leite e reduza até engrossar. Verifique os temperos e reserve.

Para fazer o recheio do cogumelo
O purê de cogumelos
2 dentes de alho picado
2 colheres de cebola roxa picada
1 colher de pimenta dedo-de-moça picada
60ml de vinho do Porto tinto ou Conhaque
5g de farinha de trigo
250ml de creme de leite
2 colheres de manteiga
Sal (a gosto)
Pimenta do moinho (a gosto)
200g de queijo parmesã ralado

Deixe suar na manteiga o alho, a cebola e a pimenta dedo-de-moça. Junte o purê de cogumelos  e deixe flambar com vinho do Porto. Coloque a farinha, misture bem e acrescente o creme de leite. Deixe ferver até engrossar. Verifique os temperos e deixe esfriar. 

Recheie os cogumelos gigantes e coloque no forno a 180ºC durante 10 minutos. Cubra com parmsão ralado e leve ao forno novamente até gratinar.

Sugestão de Vinho para harmonizar:
Montes Alpha Syrah 2009

Bom Apetite !!!