quarta-feira, 27 de março de 2013

Tortinha de limão e merengue com pimenta

Vi essa receita num programa do GNT. Não me lembro bem o nome, mas é sobre uma cozinheira inglesa (Rachel Khoo) que tem um restaurante no seu pequeno apartamento em Paris. Na receita original ela faz com toranja. Eu como tenho muito limão e acreditando que qualquer fruta citrina caberia na receita, dei uma inovada. Ficou muito bom, desde a massa, até o recheio. Vou tentar fazer de laranja um dia desse pois acho que pode ser um bom recheio para bolos.

A receita em si não é nada complicada, o mais trabalhoso é fazer os bolinhos individuais. Se tiver preguiça, acredito que um grande bolo também funcionaria muito bem aqui. 

Ingredientes:

Para o creme de limão:
90ml de suco do limão
Raspas de 1 limão (tomando cuidado para usar somente a parte verde pois a branca é amarga)
1 ovo mais 1 gema
100g de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) bem cheia de amido de milho
50g de manteiga amolecida, em cubos
 
Leve uma panela ao fogo brando o suco, as raspas, o açúcar, o sal e os ovos e bata com um fouet
Peneire o amido, batendo sempre. Se parar de bater, os ovos talham. Quando o creme estiver grosso como um purê de tomate e começar a borbulhar, retire do fogo e incorpore a manteiga. Mas um cubo de cada vez e sempre mexendo. Transfira para uma tigela e cubra com filme de PVC encostando-o diretamente no creme. Refrigere por pelo menos 1 hora. Porém, ficará melhor se for por uma noite.

Para a base de biscoito:
75g de manteiga bem mole, não derretida
75g de açúcar
1 boa pitada de sal
Raspas de 1/2 limão
2 gemas
100g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó

Preaqueça o forno a 180°C e unte seis forminhas de 8x5cm. 
Numa batedeira ou mesmo na mão, bata a manteiga com o açúcar, o sal e as raspas de limão até ficar fofa e esbranquiçada. 
Acrescente as gemas, sem parar de bater. Peneire a farinha com o fermento, adicione à mistura cremosa sempre batendo até a massa virar uma pasta lisa. 
Coloque-a num saco de confeitar com um bico redondo de 1cm acoplado. Encha as forminhas com uma camada de 3-4mm de altura em espiral começando pelas bordas e terminando no centro. 
Em seguida, faça um círculo nas bordas da massa para formar um fundo que será preenchido com o creme. 
Leve ao forno por 12-15 minutos ou até dourar, porém sem escurecer muito. Retire do forno e deixe esfriar uns minutinhos antes de soltar os biscoitos. Tenha muito com cuidado pois são muito frágeis e deixe esfriar.

Para o merengue italiano:
100g de açúcar
40ml de água
2 claras (o equivalente a 60g)
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino (opcional)

Leve ao fogo alto uma panela com água e açúcar e faça uma calda em ponto de bala mole. Ou seja, a 118°C num termômetro de açúcar, o que leva cerca de 10 minutos. Para testar sem termômetro, deixe cair um pouquinho da calda numa tigela com água gelada. Quando formar uma bala macia e pegajosa, está pronto. 
Enquanto espera a calda dar ponto, comece a bater as claras com o sal numa tigela de vidro ou aço. Não bata em neve, só até obter uma espuma leve. Quando a calda estiver no ponto, bata as claras na velocidade alta e vá despejando a calda sobre elas, num fluxo fino. Mas cuidado: não despeje a calda na pá da batedeira e sim na lateral da tigela. Acrescente a pimenta e continue batendo por 10 minutos ou até as claras estarem brilhantes e firmes.

Montagem:
Para montar, espalhe sobre o biscoito uma colher generosa de creme de toranja (grapefruit) e depois o merengue. Em seguida, coloque numa salamandra bem quente por uns minutos, ou queime com um maçarico.

Bom Apetite !!!



segunda-feira, 18 de março de 2013

Ga Kho

Outro dia comprei uma panela wok de ferro e não preciso dizer que estava super ansioso para usar. Normalmente esse tipo de panela é usado para comidas asiaticas, mas na realidade vale para todos os tipos, inclusive uma moqueca, por exemplo. Para estreiar, tinha que ser com uma comida típica. Assistindo ao programa Homens Gourmet, vi o preparo desse prato tailandes. Sou sincero em dizer que não conhecia o prato, mas o resultado final ficou muito bom.
Servi com arroz, mas no dia seguinte, utilizei a sobra como molho de uma massa, o que ficou também muito bom. Assim, são duas utilizações para a mesma receita.
 
Ingredientes
500g de peito de frango (ou qualquer outro pedaço) cortado em cubos
4 colheres de sopa de gengibre ralado
4 colheres de sopa de açúcar
125ml de suco de laranja coado
2 colheres de sopa de molho de peixe
6 dentes de alho
1 cebola roxa cortada em fatias
2 pimentas dedo de moça cortadas em cubinhos
1 colher de sopa de óleo de gergelim
2 colheres de sopa de óleo de canola
1 colher de sopa de amido de milho
4 colheres de sopa de caramelo
Cobolinha ou coentro picado a gosto
2 colheres de sopa de gergelim branco
Sal, curry, paprica e pimenta do reino a gosto
 
Tempere o frango com sal, pimenta do reino, cebola açúcar, alho, gengibre e deixe marinar por pelo menos 1 hora.
 
Na wok, coloque os óleos de canola e gergelim de deixe esquentar. Coloque a marinada do frango mais a pimenta dedo de moça e deixe cozinhar um pouco.  Coloque o frango e sele.
 
Adicione o caramelo (se não souber fazer o caramelo, consulte http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2011/12/banana-caramelada-com-sorvete-de-creme.html até a etapa antes de por a banana).
 
Quando o caramelo estiver bem encorporado ao frango, misture o amigo de milho ao suco de laranja e jogue na panela. Deixe cozinhar até que o caldo fique encorpado por cerca de 20 minutos. Desligue o frono, acrescente a cebolinha ou coentro e o gergelim branco.
 
Bom Apetite !!!
 

terça-feira, 5 de março de 2013

Tapas

Recentemente comprei um livro de Tapas que é uma comida típica da Espanha. De acordo com A Real Academia Espanhola  a tapa é qualquer porção de alimento capaz de acompanhar um bebida. Bem sugestivo. 

Segundo alguns historiadores, o nascimento da tapas ocorreu há vários séculos. Dizem que por conta de uma doença, o rei espanhol Alfonso X, o Sábio, viu se obrigado a tomar goles de vinho ao longo do dia  por indicação médica. Para evitar o efeito do álcool, ingeria pequenas porções de comida a cada gole. Funcionou tão bem que o rei exigiu que nas tabernas não fosse mais servido bebidas sem algo para comer de acompanhamento. 


As tapas podem perfeitamente substituir um jantar ou almoço se a quantidade e variedade for suficiente. Foi isso que eu acabei fazendo, servindo 5 tipos diferentes em uma noite. Não existe muito uma regra, basta usar um pouco de criatividade. 

Abobrinha com tomate seco e cream cheese. Cortei a abobrinha em finas camadas, passei azeite e sal e coloquei na churrasqueira até dourar dos dois lados. Minha idea original era enrolar ela num tomate seco e cream cheese. Como comprei por engano um pate de tomate seco, acabei fazendo como na foto mesmo, o que ficou igualmente gostoso. 

Batata e Pimentão com molho Alioli. Cortei as batatas em rodelas, descascadas e coloquei para cozinhar em água e sal por aproximadamente 15 minutos até ficarem moles. Depois fritei com azeite numa frigideira até dourarem dos dois lados.

Coloquei os pimentões (um de cada cor) na churrasqueira e deixei queimar de todos os lados. Retirei a pele e as sementes e cortei em fatias.

Espremi 4 dentes de alho e fui adicionando 200ml de azeite até formar o molho, mexendo sempre.

Coloquei as batatas num pão italiano, o pimentão e o molho por cima. Poderia até ter feito sem o pão, com a batata de base.


Cebola Caramelada com queijo Brie. Já postei uma receita de cebola caramelada. Essa fiz um pouco diferente. Cortei em rodelas uma cebola para cada pessoa. Derreti em uma frigideira 2 colheres de sopa de manteiga e coloquei as cebolas. Não se preocupe com o tamanho pois elas murcham. Deixei fritando e mexendo de vez em quando até elas ficarem bem marrom. Acrescentei uma colher de sopa de açúcar por cebola, mexi um pouco e depois 2 colheres de azeite balsâmico. Deixei o azeite evaporar e pronto.

Num pão italiano coloquei uma fatia de brie e levei ao forno para que ele derretesse. Coloquei a cebola caramelada por cima.


Linguiça, gorgonzola e figo. Usei dois tipos de linguiça. Uma chourizo espanhola (que é diferente da argentina) e outra italiana. Cortei em rodelas e fritei numa frigideira. Usando a ajuda de um palito, coloquei um pedaço de linguiça, um pedaço de gorgonzola e um fico descascado.

Servi com um chutney de manga para quebrar um pouco.
A dica aqui é usar linguiças de muito boa qualidade.



Ovo mexido com salmão defumado. Essa eu usei o livro que comprei como inspiração. Não achei que fosse funcionar, mas o resultado ficou ótimo.

Fiz um ovo mexido normal, com sal e pimenta do reino e coloquei por cima fatias de salmão defumado que e já comprei prontas. Usei como base um pão que era quase uma bolacha.



Bom Apetite !!!