segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Linguado Recheado

Mais uma do Que Marravilha. Como estava indo para a praia, achei que essa pudesse ser uma boa opção. Normalmente todos os pratos de peixe são bem parecido, ou gralhados ou assados ou fritos. Essa receita recheia o peixe com legumes e envolve numa camada de acelga, deixando assim ela diferente e especial. Além de ser fácil de fazer, é também bem divertido.

O único ponto é que eu comprei uma posta de peixe muito fina e como tinha que cortar para colocar o recheio acabou ficando um pouco mais difícil. Assim, a dica é pedir postas grossas para que o peixe possa envolver todo o recheio. 

Ingredientes do recheio
1 cenoura
1 cebola roxa fatiada
1 alho-poró
2 talos de aipo
1 colher de manteiga
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)

Corte os legumes em julienne, ou seja, tiras bem finas e refogue numa frigideira com manteiga derretida bem devagar. Tempere com sal e pimenta e deixe esfriar. 

Ingredientes peixe

4 folhas de acelga grandes e verdes
800g de filé de linguado (4 filés de 180g)
4 colheres de mostarda de Dijon
100ml de vinho branco
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)

Coloque as folhas de acelga por 1 minuto numa panela com água fervendo e em seguida coloque em outra panela com água e gelo para que corte o cozimento e de crocância. Seque bastante. 


Abra uma folha de PVC e coloque a folha de acelga em cima. Abra os filés de linguado em dois, como se fosse um pão francês e disponha em cima da acelga. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. 

Passe uma colher de mostarda de Dijon em cada filé e coloque os legumes no centro. Enrole no PVC apertando bem, como se fosse fazer um sushi. Guarde na geladeira por, no mínimo, 1 hora. 

Após esse procedimento, corte em rodelas de 2 cm e retire o PVC. Tempere de novo com sal e pimenta e coloque na panela. Adicione o vinho branco e deixe ferver. Cubra a panela com a tampa e asse por 10 a 15 minutos, a 180ºC. 
Bom Apetite !!!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Cookies de Chocolate Amargo e Branco

Já fiz algumas receitas do programa Mais Você da Ana Maria Braga. Gosto muito pois são relativamente fáceis e quase sempre bem saborosas. Gosto especificamente dos doces. Outro dia, por acaso, no site Globo.com vi o link para esse Cookie de Chocolate. Achei interessante pois a massa é bem mole e precisa ir ao freezer antes de assar. Isso faz com que ele fique bem macio por dentro e com um sabor simplesmente espetacular.
 Fiz em casa e não só acabou em 5 minutos como minhas filhas me pediram para fazer outra vez.

Outra vantagem desse doce é que pode ser feito e guardado no freezer para usar em um outro dia como um lanche rápido. O processo é bem simples, o que acaba demorando um pouco é o tempo de freezer.

Ingredientes
160g de chocolate meio amargo em barra
35g de manteiga
35g de farinha de trigo
80g de açúcar
1 ovo
1 colher de sopa de cacau em pó (eu usei chocolate do frade)
100g de chocolate branco cortado em cubinhos

Em banho maria, derreta a manteiga com o chocolate meio amargo.

Enquanto isso, numa batedeira, misture o ovo e o açúcar até ficar um creme leve e fofo. Misture o chocolate derretido com a manteiga.

Desligue a batedeira e acrescente a farinha e o cacau em pó com uma colher. Quanto ficar homogêneo, misture o chocolate branco.

A mistura deve ficar bem mole, mas consistente. Caso seja necessário, coloque um pouco mais de farinha, mas bem pouco mesmo.

Abra um plástico filme na pia e despeje a massa sobre ele. A ideia é formar um cilindro de massa dentro conforme a foto ao lado. Leve ao freezer por pelo menos 3 horas até que a massa esteja completamente congelada.

Quando isso acontecer, ligue o forno a 180oC. Tire o plástico da massa e corte em rodelas de aproximadamente 1 dedo. Coloque numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno até assar, cerca de 20 minutos.

Bom Apetite !!!


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ravioli de catupiry ao pesto e camarões gralhados

Vi essa receita no especial de fim de ano do Que Marravilha. Como gosto de tentar refazer os pratos desse programa e esse parecia bem especial, resolvi tentar. O que eu acho mais interessante nesses é a capacidade criadora dos chefs. Por isso gosto muito de assistir a esses tipos de atrações na TV.

Ravioli com catupiry não tem como ficar ruim. Agora misturar com pesto, que geralmente é feito somente com espagueti e ainda por cima colocar o camarão, é algo que eu dificilmente pensaria.  Aproveitei uma ida ao litoral para preparar, pois poderia comprar os camarões mais frescos.

A massa to Ravioli já passei aqui no blog e para essa receita é exatamente igual, somente trocando o recheio por Catupiry. Minhas dicas aqui são: Usar Catupiry de verdade e não uma imitação. Além disso, eu abriria a massa um pouco mais grossa, no meu caso até o número 4 da minha máquina. POr fim, faria raviolis um pouco maiores e com bastante recheio.

Para o pesto, a receita também é exatamente a mesma que já foi passada aqui no Blog. Na TV, o Claude fez uma vinagrete de pesto misturando com tomate e cebola. Eu mantive a receita tradicional.

Por fim grelhei os camarões na frigideira. Para finalizar coloquei também algumas ervilhas. Pode parecer estranho, mas da um textura muito interessante. Só cuidado para não usar de mais para não ficar tudo com gosto de ervilha.

Bom Apetite !!!

Camarões a provençal


Essa receita é para quem gosta muito de camarões, pois é basicamente isso. Até pode acompanhar com arroz, batata, ou mesmo servir como aperitivo, mas o destaque é todo sobre os camarões.

Para um melhor resultado é preciso que o camarão seja grande, preferencialmente VG, esteja já limpo, mas com a casca e a cabeça. No meu caso, flambei com cachaça, mas outra bebida forte como o rum ou o conheque também serve. Use uma bebida de boa qualidade. 

Fiz como ceia de ano novo e foi um sucesso imediato. As pessoas ficaram mudas, o que significa que o prato estava bom.

O processo é bem simples e requer somente um pouco de atenção para o camarão não passar do ponto. 

Em uma figadeira grande, coloque azeite (umas 3 colheres) e uns 50g de manteiga. Deixe derreter. Coloque os camarões sem tempero mesmo. Não adianta colocar tempero, pois eles estão com casca que não serão comidas. 

Quando mudarem de cor, vire um a um e coloque 3 dentes de alho picado, sal e pimenta do reino a gosto. Isso irá temperar o molho que ficará na frigideira. 

Quando o camarão estiver quase pronto, tire a frigideira do fogo, jogue 50ml de cachaça e volte ao fogo com cuidado. Se precisar acenda um fósforo para flambar. Deixe a chama apagar e coloque salsinha (ou coentro) picado a gosto. 

Leve assim mesmo à mesa. O bacana é pegar um camarão de cada vez, tirar a casca e a cabeça, mergulhar nesse molho que ficou na frigideira e comer.

Bom Apetite !!!