segunda-feira, 28 de maio de 2012

Penne com Ragu de Pato

Como gosto de cozinhar não costumo ir muito a restaurantes. Acabo indo muito mais a trabalho do que como um programa de lazer. Nessas poucas ocasiões procuro sempre pedir pratos que são mais elaborados e que provavelmente teria a dificuldade de preparar em casa. 


Outra dia pedi uma massa com ragu de pato. O prato estava muito bom, mas me deu a sensação de ser uma receita que eu poderia ter feito. Sabia que não deveria ser fácil, mas seria um bom desafio. 


Fiquei com isso na cabeça até que vendo o programa Que Marravilha (como várias das minhas receitas), o Claude preparou o mesmo prato. Ele colocou goiabada, o que eu achei um pouco extravagante. Até cheguei a comprar, mas quando passei por todo o processo da receita e ela estava com uma cara ótima, confesso que fiquei com medo e preferi não colocar.


A receita não é fácil, até porque requer uma certa sensibilidade na hora do cozimento, mas é algo que posso repetir no futuro, ainda mais agora sabendo os truques.


Ingredientes
4 coxas de pato
80g cebola roxa picada
100g cenoura ralada
2 dentes de alho picados
30g aipo picado (apesar de constar na receita original, eu não usei)
½ pimenta dedo-de-moça picada
250ml de vinho tinto Syrah
100g de extrato de tomate
220ml de molho de tomate
100g de azeitonas pretas fatiadas
50g de alcaparras

Água
Salsa picada, sal, pimenta, azeite extra virgem a gosto

Retire pele e gordura do pato. Esse é o primeiro processo mais complicado. A pele meio que se solta sozinha, mas é preciso ter uma boa faca e cuidado para não perder carne.



Tempere com sal e pimenta e coloque numa panela funda para fritar no azeite de todos os lados. Retire as coxas da panela e guarde. 


Na mesma panela e sem limpar, coloque a cebola, cenoura alho e aipo até ficarem macio. Acrescente o vinho tinto, o extrato de tomate, o molho de tomate e um copo de água. Reduza o fogo, recoloque o pato, cubra a panela e deixe ferver por 1:30 hora - 2:00 horas.


A cada 15 ou 20 minutos veja se está muito seco. Se estiver, acrescente mais um copo de água. Essa é a parte mais difícil e que requer sensibilidade. Se o molho ficar muito seco, pode queimar e não ter suficiente para o macarrão. Se ficar muito molhado ficará sonso. 


Após esse período, desligue o forno retire o pato. Assim que esfriar, desfie. Reascenda o fogo, junte ao molho as azeitonas pretas e as minialcaparras. Volte com as coxas de pato desfiadas para a panela e acrescente a salsa picada. Misture e verifique os temperos.

Cozinhe a 500g de Penne al dente na água fervendo com sal grosso, conforme a embalagem. Escorra, na mesma panela, misture com manteiga e adicione o ragu. Verifique os temperos e corrija se necessário.



Bom Apetite !!!

domingo, 27 de maio de 2012

Torta de Bis

Vi essa receita outro dia no site da Globo e fazia parte do programa Mais Você. Achei interessante pois dizia que era uma receita dois em um, pois podia ser servida assada ou até mesmo crua, como uma mousse. Na verdade a versão fria não é tão boa, mas a assada ficou realmente uma delícia. Além disso é tão fácil de fazer que pode ser uma boa sobremesa até mesmo para o dia a dia. O único problemas é que não é uma receita nada light, portanto deve ser feita de vez em quando.

Normalmente as receitas do Mais Você não são tão elaboradas, muito boas para quem está começando a cozinhar. Não só isso, existem receitas muito interessantes no site e várias versões do mesmo prato, o que permite escolher a melhor. É uma boa opção de busca na rede.

Ingredientes
2 latas de leite condensado
4 lata de creme de leite sem o soro
2 vidros de 200ml de leite de coco (pode ser o normal também)
2 caixas de Bis tradicional

Ascenda o forno a 180oC.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Essa receita é para uma travessa grande. Se for usar uma pequena pode dividir a quantidade na metade. Além disso, essa quantidade não coube no meu liquidificardor, então fiz em duas vezes, também usando metade de cada ingrediente.

Unte uma travessa com manteiga e coloque o liquido dentro. Leve ao forno por 1 hora ou até que a parte de cima fique consistente.

Merengue
3 claras
1 pitada de sal
6 colheres de açúcar

Bata as claras com a pitada de sal numa batedeira até ficarem bem consistentes em ponto de neve. Comece batendo na velocidade mais baixa e vá aumentando aos poucos. Quando chegar em ponto de neve coloque o açúcar e bata até ficar bem cremoso.

Coloque esse merengue na torta já fria e leve ao forno para dourar, até que fique marrom. Se o forno tiver a função de grill melhor. Não se preocupe com a quantidade pois o merengue cresce bem no forno.

A torta pode ser comida quente, mas fica melhor fria e se guardada de um dia para o outro.

Bom Apetite !!!



sexta-feira, 25 de maio de 2012

Hamburguer

Faz tempo que queria preparar um Hamburguer caseiro. Estava com essa ideia fixa na cabeça buscando algumas receitas na Internet quando vi a chamada de um novo programa do GNT que se chama Cozinha Prática e qual não era a receite do dia se não Hamburguer.


Tive que assistir e o programa é muito bom, principalmente para quem está começando a se aventurar na cozinha. As receitas são muito beaba e fáceis de serem feitas.


O legal do Hamburguer é que ele pode ser feito de inúmeras maneira, não somente no preparo da carne, como no tipo de carne e depois na hora de montar o sanduíche. Além disso é uma excelente refeição para um jantar com as minhas filhas que ficaram bem animadas com a novidade. 


A receita usa fraldinha e resolvi seguir, mas poderia ter sido feito com patinho ou até picanha. Se a carne for muito magra, pode ficar sem graça e ai vale a pena incluir 10% do peso da carne em gordura, podendo ser barriga de porco por exemplo.


Eu fiz um Hamburguer com queijo gorgonzola e acompanhado de batata chips, ficou uma delícia, mas poderia ser, por exemplo, o prato principal de um almoço ou até mesmo num churrasco, à moda americana.


Ingredientes por unidade
150g de fraldinha moída duas vezes com gordura (uma carne muito magrinha produz um hambúrguer ressecado)
1 colher de café de água
1 colher de café de  azeite
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)


Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Faça uma bola e achate, formando o hamburguer. 



Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto. 


Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior do que diâmetro do pão. 


Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne pois quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria.



Antes de fritar a frigideira deve estar bem quente. Enquanto isso, tempere os dois lados da carne com sal e pimenta. Pode colocar uma boa quantidade pois o centro está completamente sem tempero. A ideia
de colocar os temperos somente nesse momento é para evitar que a carne vire uma massaroca. 


Quando a frigideira estiver bem quente, coloque um fio de azeite e espalhe por toda a superfície. Coloque o Hamburguer. Vire a carne a cada 1 minuto. Para mal passada deixe 4 minutos, para um pouco mais ao ponto, 6 minutos, 3 de cada lado.


Se você for colocar queijo, tomate ou alguma outra coisa, faça depois da última virada. 


Uma dica para derreter melhor o queijo é jogar gotas de água na frigideira e tampar. Assim o vapor que se criar, ajuda nesse processo.


Bom Apetite !!!







segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bolo Gelado

Essa sobremesa é excelente para um dia quente e para quando você quer mostrar que teve muito trabalho preparando, mas na verdade não gastou mais do que 10 minutos. É realmente tão fácil de fazer que quase não coloquei no blog para não revelar o segredo.

A ideia aqui é incrementar um sorvete que pode ser comprado em qualquer local. Literalmente é a receita mais democrática que eu conheço pois o sorvete pode ser qualquer um, as medidas não precisam ser precisas e a maneira como ele será incrementado também pode variar de gosto de pessoa para pessoal. Vou passar a maneira como eu fiz, mas é só usar a imaginação e o gosto pessoal para alterar.

Ingredientes
1 pote de 2 litros de sorvete de creme
10 bombons sonho de valsa
10 chocolaté bis
1 pacote de biscoito (usei um de peanut butter que tinha em casa)
50g de nozes

Deixe o sorvete fora do freezer para amolecer. Não deixe derreter. Quando estiver mole, coloque na batedeira. Coloque os demais ingredientes num saco plastico e com um rolo de macarrão esmigalhe para que fique uma farofa, mas com alguns pedaços. Coloque na batedeira e bata com o sorvete até ficar homogêneo.

Coloque numa forma forrada com papel filme e cubra com papel filme por cima. Leve de volta ao freezer por 5 horas. Quando estiver congelado de novo é só desenformar e servir, no meu caso com uma calda de chocolate, mas poderia ser de caramelo, doce de leite, ou mesmo sem calda.

Bom apetite !!!

Bife Wellington

Sábado resolvi fazer um almoço antecipado de dia das mãe. Como tudo na minha casa, eventos como esse sempre reúne mais de 10 pessoas e já que tenho dificuldade de cozinhar para muita gente, pensei em fazer um churrasco que seria mais fácil. Entretanto a previsão do tempo me desanimou.


 Assim, decidi pesquisar receitas na internet para um grupo grande. Como gosto muito do programa Que Marravilha comecei por ele e logo de cara vi essa receita de Bife a Wellington. 

A receita não é simples, mas como estava entre família, resolvi arriscar. Na pior das hipóteses, comeríamos um file mignon normal. Fiz algumas adaptações da receita original também para diminuir a complexidade.


Ingredientes
Purê de cogumelos
250g cogumelos Paris frescos
2 colheres de sopa de cebola picada
1 copo de água
1 colher de sopa de alho picado
50ml creme de leite fresco
sal
pimenta-do-reino moída na hora
azeite

Corte os cogumelos em pedaços. Coloque a água e os cogumelos picados no liquidificador e bata até formar um creme. Se precisar, acrescente mais água. Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture o purê de cogumelos, tampe a panela e mexa de vez em quando. Deixe reduzir em fogo baixo até que fique bem seco. Junte o creme de leite, aqueça até ferver, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira até ficar firme.

Filé Mignon
1 peça de 600g de filé mignon limpo e cortado em formato cilíndrico
sal
pimenta-do-reino moída na hora
azeite

Tempere o filé dos dois lados com sal e pimenta a gosto. Coloque azeite em uma panela bem quente e doure o filé dos dois lados, evitando espetá-lo com um garfo ou faca. Depois de pronto, enrole o filé em um pano e seque bem. Pegue o filé ainda enrolado no pano e deixe descansar na geladeira por uns 15 minutos.

Montagem
14 fatias finas de presunto magro ou presunto de parma
400g massa folhada
4 gemas

Em uma superfície lisa, abra uma folha de papel filme. Disponha as fatias de presunto lado a lado sobre a folha de papel filme, sem deixar espaço entre elas. Cubra o presunto com o purê de cogumelos, espalhando bem. 



Coloque o filé sobre o purê e, com a ajuda da folha de papel filme, enrole o filé, apertando bem o papel filme nas pontas. Guarde na geladeira por aproximadamente 30 minutos.


Espalhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa folhada até que fique do tamanho que caiba a peça de filé. 


Pincele a massa com gema de ovo, retire o filé da geladeira, desenrole o papel filme e enrole o filé com a massa folhada, fechando as laterais. Se quiser, decore com retângulos de massa por cima. Isso facilita o corte das fatias quando ficar pronto. Leve à geladeira por mais 30 minutos.

Retire o bife da geladeira, pincele a parte de cima com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.



Acompanhei a receita com uma farofa de maça e um purê de Batata Doce.


Para a farofa, coloquei uma cebola picada numa frigideira com 100g de manteiga. Quando a cebola ficou transparente acrescentei 2 maças verdes picas em cubinhos e 100g de uva passas. Deixei cozinhar até ficarem macias e acrescentei a farofa.


Para o purê, coloquei 1 kg de batata doce lavada e com casca no micro ondas com azeite, sal e um limão cortado por 14-16 minutos, até que a batata ficasse macia. Amassei com 100 ml de creme de leite fresco e temperei com salsinha picada, limão e pimenta dedo de moça.


Bom Apetite !!!



domingo, 13 de maio de 2012

Salmão com crosta de gergelim

Recebi essa receita de um amigo já faz algum tempo e era um prato que fazia até com uma certa frequencia pois é uma delícia e minha esposa adora.

Ela estava meio esquecida e guardada numa pasta no meu computador que nunca uso. O tempo passou e fui deixando de lado e praticamente hava me esquecido dela.

Por essas e por outras que decidi criar esse blog pois com ele fica mais fácil e rápido buscar uma receita e evita que eu esqueça.

Nesse caso especifico é uma ótima maneira de comer salmão. Como já escrevi em outro post, adoro salmão mas desde que seja cru. Acho que quando cozinha ou frita perde muito e fica com gosto de água do mar. Como essa opção deixa marinada por algum tempo, o resultado final é muito bom. Além disso, como é bem fácil de fazer, pode ser até uma opção de almoço ou jantar durante a semana.


Ingredientes
1 Filé de Salmão limpo e sem pele
200 ml de Mel
30 ml de Molho de soja
Suco de 1/2 limão
Gergelim para cobrir o salmão
Óleo de gergelim

Prepare uma marinada com o mel, molho de soja, e suco de limão e coloque o filé de salmão por uma hora na geladeira. 



Após esse período, ascenda o forno a 180oC. 


Coloque o gergelim num prato e empane o salmão dos dois lados. Coloque o óleo de gergelim numa frigideira e frite o salmão por cerca de 30 segundos de cada lado. até tostar. Leve ao forno, pode ser na própria frigideira, mas cuidado quando for retirar, por cerca de 5 a 7 minutos. 


O salmão pode ser servido com arroz integral, que era a sugestão original da receita, pure de batata, batata frita e qualquer outro acompanhamento de preferência. 


Bom Apetite !!!

Breakfast de dia das Mães

Adoro tomar café da manhã na cama, não sei porque, mas dá uma sensação gostosa de não ter que fazer nada durante o dia todo. Na correria da semana isso é um luxo que ainda não consigo usufruir, então aproveitei o domingo de dia das mães e combinei com as minhas filhas de preparar um delicioso breakfast para minha esposa e servir na cama.

Basicamente o que incluir nesse breakfast é livre e as opções são inúmeras. No meu caso tentei combinar o que ela gosta com as coisas que tinha em casa. Assim servi um chocolate quente que ela adora, melão, Sucrilhos, um chocolatinho e uma rabanada de colomba pascal, que estava guardada desde então.

Para o chocolate quente, usei ovo de Páscoa que também ainda tinha em casa. Usei um ao leite, mais ou menos 100g para 200ml de leite. Inclui canela e levei ao fogo até ferver. Depois usei um aparelho para fazer espuminha.

Para a rabanada, cortei uma fatia de colomba pascal, passei num recipiente com leite, depois num recipiente com um ovo inteiro batido com um garfo e levei à frigideira com o óleo já quente. Firtei dos dois lados e tirei diretamente para um terceiro recipiente com 50g de açúcar, misturado com 10g de canela em pó.

Bom Apetite !!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Petit Gâteau


Já tinha postado a receita do Petit Gâteau de doce de leite e ela fez um grande sucesso, sendo uma das mais acessadas entre todas do blog. Por esse motivo, algumas pessoas me pediam a receita do tradicional de chocolate, que apesar de ser bem parecido, não era tão trivial quanto trocar a quantidade de doce de leite por chocolate. 
Gosto muito desse bolinho, ainda mais porque é bem fácil de fazer e principalmente não suja muita louça. Ótimo portanto para um almoço de domingo quando se acaba de comer, mas vem aquela sensasão de que ainda falta um docinho para terminar. Como sempre tenho barras de chocolate em casa e manteiga congelada, a opção pelo Petit Gâteau foi quase obrigatória. A úunica demora é que para ficar melhor é interessante que repouse na geladeira por mais ou menos 4 horas. Sem isso a chance de erro é maior, mas também funciona. 
  Ingredientes
2 ovos inteiros
2 gemas (opcional, mas deixa mais cremoso)
130g chocolate
100g manteiga
¼ xícara de açúcar
2 colheres sopa de farinha
Chocolate em pó para polvilhar

Derreta o chocolate com a manteiga. Se você realmente quiser gastar pouca louça faça isso no micro ondas que funciona muito bem, mas usando uma potência intermediária, como 5, para não queimar.

Bata levemente as duas claras até espumar e logo em seguida junte as quatro gemas. Acrescente o açúcar, o chocolate derretido com a manteiga e a farinha. Bata até a massa ficar homogênea. 

Coloque em forminhas untadas com manteiga e farinha até completarem 3/4. Eu prefiro as forminhas individuais pois se tiver preguiça, não preciso nem tirar de lá para comer.

Leve á geladeira por cerca de 4 horas.

Aqueça o forno a 250ºC ou o máximo que ele permitir. Leve o Petit Gateau ao forno por 8 minutos. Essa é a parte mais importante e que difere o Petit Gâteau de um bolinho qualquer.

A massa não pode assar muito, pois ficará seca e sem calda. Esse é o tempo indicado, mas estará pronto quando em cima acabar de ficar assado. Normalmente, os bolos assam de fora para dentro e por isso, o interior ficará com a consistência de calda. Por esse motivo que o forno tem que estar quente.

Depois de sair do forno, deixe esfriar por 2 minutos.

O tradicional é servir com sorvete, mas eu acho tão bom que prefiro somente polvilhar um chocolate em  pó por cima e comer.

Bom Apetite !!!


sábado, 5 de maio de 2012

Torta de Marzipan

Essa tortinha mostra como algumas receitas podem ser curinga no dia a dia ou até mesmo para receber algum convidado.

A massa é exatamente a mesma da torinha de atemoia (http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2011/07/totinha-de-atemoia.html) e como é feita em quantidade para mais de uma e pode ser congelada, é só usar a criatividade para fazer o recheio que bem entender.

Já fiz de maça, marshmallow com chocolate, amêndoas, que inclusive está no site. Mesmo assim as possibilidades são inúmeras.

Como eu adoro Marzipan e tinha uma massa congelada, achei que ficaria uma delícia. Aliás essa receita foi feita com sobras de várias outras receitas que fiz recentemente, como os pedacinhos de chocolate no topo que havia sobrado do cookie do inicio da semana.

Para a massa basta seguir a receita do link acima.

Para o Marzipan a receita também é a mesma do Bolo Inglês.

300g de Amêndoas moídas (normalmente é usado farinha de amêndoa, mas eu prefiro elas moídas pois ficam com o gosto mais acentuado)
150g de açúcar de confeiteiro
Claras de 2 ovos
1/2 colher de chá de essência de amêndoa

Bata as amêndoas com o açúcar. Acrescente a essência e as claras aos pouco até formar uma massa. 


Coloque essa massa dentro da tortinha logo depois de assada.


Em cima coloquei açúcar de confeiteiro passado por uma peneira para dar um toque especial e depois os chocolates ao leite e branco cortados em cubinhos.


Bom Apetite !!!


Costelinha de cordeiro

Gosto muito da carne de cordeiro, mas tenho uma certa dificuldade em fazer pois normalmente ela fica dura. Já tinha tentado fazer a costela outras vezes, sempre com o mesmo final.

Além disso, é uma carne de sabor bem presente, que por isso, não agrada a qualquer um.

Fuçando em alguns sites vi uma receita do Que Marravilha em que o a carne não era feita 100% na frita, como eu vinha fazendo. O Chef selava ela primeiro e depois levava ao forno. Achei que essa podia ser a diferença entre ela ficar mais macia e decidi tentar.

A receita é muito simples e por isso pode ser uma boa opção para um jantar com convidados já que vai mostrar uma certa sofisticação com relativamente pouco trabalho.

Ingredientes
4 costelinhas de cordeiro por pessoa. Na verdade eu comprei o carré, que nada mais é do que as costelas ainda juntas. Comprei 2 carrés com 8 costelas cada
Sal e pimenta a gosto
5 dentes de alho descascados
Tomilho e alecrim a gosto
2 fatias de Pão de forma batido no liquidificador até virar uma farinha
Azeite

Ligue o forno a 200oC.

Se o carré estiver com muita gordura, retire o excesso e faça pequenos cortes no restate dela para que o tempero entre melhor. No meu caso, comprei o carré já totalmente limpo, sem gordura. Fica menos saboroso, mas muito mais saudável.

Tempere o carré com sal e pimenta a gosto. Numa frigideira no fogo, coloque um fio de azeite, os carrés temperados, os alhos, tomilho e alecrim. Sele dos dois lados por cerca de 2 minutos em cada um. Esse processo é só para não deixar o suco da carne escapar durante o cozimento.

Com a própria frigideira, leve ao forno por cerca de 10-15 minutos, dependendo muito do tamanho do carré.

Retire do forno e reserve por 5 minutos até que ele esfrie um pouco. Corte o carré em costelinhas. Eu cortei de 2 em 2 para ficar um pouco maior. Tempere novamente as costelinhas com sal, pimente e um pouco de azeite.

Coloque o pão em volta da carne e devolva à frigideira. Faça isso com todos os pedaços e leve ao forno por mais 5 minutos.

Eu servi com um macarrão na manteiga, já que o gosto da carne é forte, mas poderia ser com arroz, batatas, legumes, risoto ou até mesmo um cuscus marroquino.

Bom Apetite !!!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Bolo de Fubá

Bolo de fubá é outra daquelas receitas que parecem que se perderam no tempo. Lembro de comer muito quando era criança, apesar de confessar que não era um dos meus preferidos, mas que fazia anos que não comia e que nem me passava pela cabeça.

Talvez seja um bolo meio discriminado pelas crianças por não ser tão doce, mas assim quentinuho, como na foto, fica praticamente irresistível, além de ser um ótimo acompanhamento para um lanche da tarde e uma boa xícara de chocolate quente. A receita que consegui também ajudou bastante pois não deixa o bolo tão seco, como é característica.

Espero que volte a ser mais lembrado. Se depender de mim e da felicidade das minhas filhas enquanto estavam comendo, certamente haverá um repeteco em breve.

Ingredientes
2 xícaras de fubá
3 xícaras de leite
1 pitada de sal
1 colher de sopa de semente de erva doce (opcional, mas um diferencial na receita com certeza)
4 gemas
4 claras batidas em ponto de neve
150g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento

Acenda o forno a 180oC.

Em uma panela no fogão, acrescente o fubá, leite, sal e erva doce. No inicio ficará bem liquido, mas aos poucos irá endurecer. Está pronto quando estiver com uma consistência dura, sem parecer úmido, como um angu. Reserve.

Numa batedeira bata o açúcar e a manteiga até ficar branco e dobrar de volume. Acrescente as gemas uma a uma e o fermento em pó. Ainda com a batedeira ligada, acrescente o angu aos poucos. Quando estiver bem encorpado, desligue a batedeira e adicione as claras em neve aos poucos para que não quebrem. Use uma colher e mexa bem devagar.

Coloque numa forma de buraco no meio, untada de aproximadamente 22 cm e leve ao forno por cerca de 1 hora até ficar pronto.

Bom Apetite !!!


Chocolate Chip Cookies

Cookies sempre são uma boa opção para um lanche da tarde. Ontem dois ingredientes me animaram ainda mais para ir a cozinha e preparar essa receita.

Primeiro o tempo que caiu sobre São Paulo, fazendo a tarde mais fria do ano até agora. A segunda, consequencia da primeira, era o completo tédio que minhas filhas estavam tendo dentro de casa, sem muita coisa para fazer por causa da chuva que veio junto.

Portanto nada melhor do que uma boa guloseima numa tarde fria ainda mais sendo preparada em conjunto com duas super ajudantes.

Consegui a receita revirando minhas coisas. Ganhei a não sei quanto tempo atrás um livrinho chamado Best-loved Cookies com 70 receitas onde, com certeza, pelo menos uma eu acharia.

Ingredientes
2 1/4 copos de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de cálcio (se não tiver, coloque duas de fermento)
250g de manteiga em temperatura ambiente
3/4 copos de açúcar
3/4 copos de açúcar mascavo
1 colher de chá de baunilha
2 ovos grandes
120g de nozes picadas (opcional)
130g de chocolate ao leite picado em cubinhos pequenos
130g de chocolate branco picado em cubinhos pequenos (isso foi ideia das minha filhas e não consta na receita original, mas ficou realmente muito bom)

Aceda o fogo a 190oC.

Misture a farinha, o fermento e o bicarbonato em uma vasilha e reserve.

Numa batedeira misture a manteiga, açúcar e açúcar mascavo por cerca de 7 minutos. Acrescente a baunilha, as nozes e os ovos um a um.

Ainda batendo coloque a farinha com os fermentos uma colher de sopa de cada vez. Quando estiver homogenea, desligue a batedeira e coloque os chocolates. Misture com uma colher de pau até ficarem bem encorpados.

Numa assadeira grande, coloque os cookies, mais ou menos na medida de uma colher de chá bem cheia. Não se preocupe muito com o formato pois ao assar ele ficará da maneira correta. Somente mantenha um espaço entre as bolinhas pois eles crescem na forma.

Se sobrar massa, repita a operação depois.

Leve ao forno por cerca de 10 minutos, até ficaram corados em cima.

Uma variação é colocar toda a massa numa assadeira e levar ao forno por cerca de 12 minutos. Acaba ficando mais parecido com um bolo, mas igualmente gosto.

Bom Apetite !!!