sábado, 31 de março de 2012

Palmito pupunha assado com saladinha de agrião

Palmito pupunha não é muito difundido no Brasil, mas vem ganhando adeptos e parece estar entrando na moda culinária. Tenho visto cada vez mais restaurantes com esse item no cardápio.

Eu gosto muito. Na primeira vez que comi estranhei um pouco, até porque o gosto é bem diferente do palmito tradicional e o nosso cérebro nos engana buscando um sabor parecido.

Depois dessa primeira experiência comecei a fazer com mais frequencia. Já havia usado uma vez numa receita de salada caprese para dar uma crocância ao tomate e a mussarela de búfala:

http://nacozinhamp.blogspot.com.br/2011/02/salada-caprese.html

Dessa vez resolvi fazer como "personagem principal"de uma entrada.

Ingredientes para 4 pessoas
Palmito
1 Palmito pupunha inteiro com casca
Alcaparra a gosto
75g de manteiga
1 pão de forma (usei um multigrãos para dar um gosto melhor)

Enrole o palmito em papel aluminio e leve ao forno a 200oC por 1 hora. Após esse período, retire do forno e  deixe esfriar. A parte comestível é o miolo, portanto com uma faca tire a casca, tomando cuidado para manter o palmito intacto. Corte o palmito ao meio, ficando com 2 rolos e depois cada rolo ao meio novamente mas no sentido transversal, parecendo um barquinho. Reserve

Corte o pão de forma em cubinhos e coloque no forno até ficarem crocantes. Reserve.

Numa frigideira coloque a manteiga e a alcaparra até a manteiga derreter e começar a ficar marrom.

Para montar prato, coloque essa manteiga com alcaparra no fundo, como uma ˜cama˜, coloque um pupunha em cima  desse molho e depois os crouton em volta. Repita isso com cada um dos 4 pratos.


Salada
Mini Agrião
Azeite
Sal
Pimenta
Azeite Balsâmico
1 Limão Sisciliano


Em um bowl pequeno, coloque a gosto o sal, pimenta, azeite, balsâmico e o limão sisciliano. Verifique o gosto e corrija se necessário. Coloque o agrião em cima do palmito e regue com esse molho.

Bom Apetite !!!!

sábado, 17 de março de 2012

Bolo Formigueiro

Sempre comia esse bolo quando era criança, quase da para falar que era um clássico na minha casa, ou quase um curinga. Quando queríamos algo para o lanche que fosse rápido e fácil minha mãe fazia esse bolo.

Passou o tempo e eu até tinha uma receita, mas não ficava da mesma maneira. Provavelmente porque minha memória me traia. Vi essa receita no site Globo.com e tentei fazer. Foi a mais parecida que já consegui achar e é tão fácil que minhas filhas fizeram sozinhas.


Basicamente é necessário colocar todos os ingredientes numa batedeira e forno. Decidi fazer em forminhas de cup cake para ficar mais divertido para elas, mas pode ser colocado numa assadeira normal de bolo grande.

Ingredientes


Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
200g manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
4 ovos
100g de coco ralado seco
1 xícara de leite
50g chocolate granulado
1 colher (sopa) de baunilha

Ligue o forno a 180oC.

Em uma batedeira bata a manteiga e o açúcar até formar um creme leve e fofo, quase dobrando de tamanho. Com a batedeira ainda ligada, acrescente os ovos, um a um.

Desligue a batedeira e acrescente a baunilha, o coco ralado, a farinha peneirada e o leite. Volte a bater até que a massa fique bem homogênea.

Desligue e cloque o granulado, mexendo com uma colher para ele não quebrar.

Encha as forminhas de cupcake com a massa até 2/3 do total. Asse por mais ou menos 20 a 25 minutos, até que um palito saia seco quando espetado nos bolinhos.

Cobertura
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de Ovo Maltine

A cobertura básicamente é um brigadeiro de ovo maltine. Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar, ou seja, que seja possível ver o fundo da panela. Acrescente ainda quente a cobertura nos bolinhos.


Bom Apetite !!!

domingo, 11 de março de 2012

Torinha de Amêndoas

Vi essa receita num programa do Jamie Oliver. No caso ele usava uma massa de torta pronta e só fazia o recheio.

Resolvi fazer a massa da torta que era simples e fica uma delicia.

No programa ele fazia tortinhas individuais e no caso resolvi fazer uma e repartir depois.

Diferenças a parte, foi uma das sobremesas mais gostosas que fiz nos últimos tempos. A combinação de ingredientes ficou perfeita e não da vontade de parar de comer. Além disso é uma excelente alternativa para um jantar em que você vá receber amigos pois parece muito mais complicado de fazer do que realmente é.

Para a tortinha veja a receita no link:
http://nacozinhamp.blogspot.com/2011/07/totinha-de-atemoia.html

Recheio
200g de manteiga em temperatura ambiente
200g de açúcar
200g de farinha de amêndoas
2 ovos
1 colher de café de essência de baunilha
1 pitada de sal
Raspas de uma laranja (apesar da receita original levar laranja e eu ter colocado na minha, não faria de novo com esse ingrediente pois pode roubar um pouco o gosto da amêndoa)
3 colheres de sopa de geleia (pode ser qualquer uma, mas eu sugiro morango ou laranja)

Para fazer a farinha de amêndoa, compre elas em lascas e coloque no liquidificador. Não importan que sobre um pouco sem moer pois dá um gosto especial.

Coloque todos os ingredientes menos a geleia em um bowl e misture bem.

Coloque a geleia no fundo da torinha já pré assada e em seguida por cima o creme de amêndoas que está no bowl. Leve ao forno em 180oC até que o recheio fique completamente firme e a cor amarronzada.

Uma dica. Como a torinha já está assada e o tempo de forno pode durar uns 40 minutos, coloque na grade de cima e embaixo coloque uma assadeira vazia de cabeça para baixo. Isso criará uma proteção para a tortinha e evitará que ela queime.

Bom Apetite !!!

  

Ravioli de Pera, Brie e Nozes al Burro e Salvia

Depois que comprei meu brinquedinho de abrir massas não consigo mais parar de inventar novas receitas para usá-lo. Decidi fazer um outro ravioli, mas dessa vez cortando um pouco maior para que pudesse por mais recheio. Não poderia usar o aparelho de fazer ravioli que só faz o tamanho normal, mas mesmo assim poderia usar o rolo para abrir e cortaria na faca mesmo.

Uma dica para unir os dois lados de maneira que fique bem preso é usar a ponta de um garfo. Assim ele fica quase que como cortado na máquina.

A massa é a mesma. A receita completa está no link abaixo:

http://nacozinhamp.blogspot.com/2011/11/tagliatelli-ao-molho-branco-com.html

Para abrir, eu recomendo um equipamento especial, mas pode-se ir no rolo mesmo, apenas é necessário um pouco mais de força.

Depois de aberta eu cortei quadrados de aproximadamente 7cm. Recheei com uma fatia de brie, uma fatia de pera descascada, um pouco de nozes esfareladas e uma gota de mel.

Uma dica no caso da pera. Quando descascamos a fruta ela tende a ficar escurecida. Para evitar que isso aconteça coloque um pouco de suco de limão. Isso vale para maça também.

Coloque um outro quadrado em cima e feche usando o garfo. Leve os ravioli para cozinhar em água fervendo com sal. Ele cozinha relativamente rápido, normalmente quando voltam à superficie estão prontos.

Fiz 14 ravioli para duas pessoas

Molho
100g de manteiga
5 a 6 folhas de salvia
Raspas de meio limão siciliano
Suco de meio limão siciliano

Coloque a manteiga e a salvia em uma frigideira. Quando a manteiga estiver derretida e ficando marrom desligue o fogo e acrescente as raspas e o suco do limão.

Disponha os ravioli num prato e coloque o molho por cima. Coloque um pouco de parmesão se desejar. Eu coloquei raspas para dar mais sabor.

Bom Apetite !!!

domingo, 4 de março de 2012

Bolo Crocante

Mais uma boa opção para um lanche da tarde ou, como no meu caso, uma sobremesa para fazer com as crianças. O que mais me chamou a atenção foi a maneira como a cobertura é feita. Bem diferente de qualquer outra que já vi e o resultado fica bem interessante.

Vi essa receita num livrinho especial que recebi uma vez do caderno paladar do Estadão. Aliás já usei várias receitas, principalmente de bolos, desse caderno.


A primeira vez que fiz o bolo ficou horroroso, achei estranho pois tinha ficado muito maçudo. Relendo a receita percebi que havia colocado menos leite do que o recomendado. Problemas de letrinhas muito pequenas.

Ingredientes
3/4 de xícara de leite
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga (40g) em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar (a receita pede um açúcar normal, mas acho que com mascavo ficará ainda melhor)
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de frutas cristalizadas (incluindo uvas passas)
1/2 xícara de nozes picada

Coloque o forno para pré aquecer a 180oC. Misture todos os ingredientes batendo até ficar uma massa homogénea. Coloque numa forma untada de 25cm quadrado ou redonda de 25cm de diâmetro. Eu fiz na redonda.

Cobertura
2 colheres de sopa de manteiga (40g) gelada
3/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó

Misture os ingredientes até formar uma farofa. Não misture muito pois ela precisa ficar assim mesmo para dar a crocância. Coloque essa farofa em cima da massa crua.

Leve ao forno por 30 minutos.

Bom Apetite !!!

Ravioli de Muzzarela de Bufala ao molho de funghi

Comprei um aparelho que acopla à minha batedeira que ajuda a fazer ravioli. Estava morrendo de vontade de usar, mas com um pouco de preguiça em tentar descobrir como ele funcionava. Não é difícil, mas a chance de dar errado no começo era grande.

Aproveitei esse fim de semana com mais calma para tentar. Decidi fazer um recheio simples (apenas muzzarela de bufala) pois se desse errada não teria perdido muito tempo, pois era só cortar a muzzarela em pedaços pequenos e já tinha o recheio.

A massa fiz da mesma maneira que sempre faço, com 100g de farinha para cada ovo. A receita mais detalhada está no link abaixo:

http://nacozinhamp.blogspot.com/2011/11/tagliatelli-ao-molho-branco-com.html

Abri usando o rolo que acopla à batedeira também até a posição número 6. Acho que ficou numa espessura boa, o mais fino possível para a massa não quebrar.

Foi então que chegou a hora de usar o aparelho do ravioli.


O processo é simples. Basta dobrar a massa no meio, encaixar a parte da dobra no aparelho, abrir os lados, rechear e ir virando a manivela para criar o ravioli.

Não sei porque, na minha primeiro tentativa, a massa enrolou e não desceu. Criou um bolo tão grande, que achei que tinha quebrado o aparelho.

Depois de limpo, fui com mais calma e consegui fazer os ravioli. O único problema é que o corte não é tão bom assim, então tive que usar uma faca para separar. Tenho que comprar o aparelho de corte manual mesmo, para dar a aparada final.

O Molho de Funghi é um molho bechamel (nomenclatura do molho branco) com funghi secchi porcini.
No próprio link acima está a receita do molho branco. Acrescente o funghi logo depois que tiver colocado o leite todo.

Bom Apetite !!!