quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bacalhau a baixa temperatura

Gosto muito de bacalhau, principalmente do bolinho, mas sou obrigado a confessar que acho bacalhoada um prato que tem mais sabor de batata do que do próprio peixe. Por isso, acho um desperdício comer bacalhau em bacalhoada.

Há umas duas semanas conversando com um tio que é mestre nas artes culinárias, fiquei sabendo que ele ganhou de presente um aparelho que mantém a temperatura constante de um prato durante o cozimento, evitando esquentar ou esfriar de mais.

O aparelho até que é simple e consiste em uma bateria com um termometro basicamente. Coloca-se esse termometro no cozimento e determina-se a temperatura. Quando chega na desejada ele desliga a bateria e vice versa. A bateria vai ligada num fogãozinho eletrico e pronto, pode-se controlar a temperatura.

Ele me convidou para usar a novo brinquedinho e lembrei de um prato que sempre tive vontade de comer, mas pela dificuldade em manter-se a temperatura constante, nunca havia feito. O prato é um bacalhau no azeite. A receita é ridicula de simples, mas o grande problema era manter a baixa temperatura.

Resolvi propor esse prato. Ficou indescritivel de tão gostoso, com o bacalhau se desfazendo na boca.

Ingredientes
1 posta de lombo de bacalhau por pessoa
Azeite extra virgem suficiente para cobrir as postas na panela
3 dentes de alho
Tomilho
Alecrim

Para dessalgar o bacalhau é necessário deixá-lo de molho em água gelada, dentro da geladeira, por 3 dias, trocando a água de 8 em 8 horas.

Depois de dessalgado coloque o azeite, alho, tomilho e alecrim numa panela no fogo deixando chegar a 60oC. Coloque o bacalhau de deixe por 25 a 30 minutos sempre na mesma temperatura. Essa é a parte mais dificil se você não tem o aparelho, mas é mais ou menos a temperatura que vc consegue mergulhar o dedo, sentindo o calor mas sem se queimar.

Depois desse tempo, é só servir. No meu caso com batatas sautê.

Bom Apetite !!!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mousse de chocolate

Algumas pessoas dizem que comida também tem moda. Eu acredito nisso e mousse de chocolate é um bom exemplo disso. Há um tempo atrás era uma sobremesa super conceituada e os restaurantes cobravam caro por ela.

Hoje perdeu um pouco desse glamour, mas para mim continua sendo uma delícia, ainda mais os feitos em casa onde se sabe como foi feito e armazenado. A receite em si é simples, resolvi inovar com uma calde caramelada de fturas que vi no blog de um programa que já não existe mais chamado Menu Confiança.

Ingredientes
Mousse
250g de chocolate meio amargo
250g de manteiga
5 gemas
5 claras
100g de açúcar
1 colher de chá de canela em pó

Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Em separado, misture gemas com o açúcar até ficar um creme leve. Acrescente esse creme e a canela no chocolate derretido.

Bata as claras na betedeira ate ficarem ponto de neve. Junte o chocolate com a clara em neve. Essa é a parte mais difícil pois é necessário que seja incorporado de uma maneira bem delicada para que a clara em neve não "quebre".

Coloque em formas que você desejar e leve à geladeira por duas horas.

Caramelo de frutas vermelhas
60g de framboesa
60g de morango
30g de mirtilo (blueberry)
30 ml de água

Bata metade das frutas com a água no liquidificador até formar um suco.

200g de açúcar
1 colher de sopa de água

Coloque numa frigideira em fogo baixo e sem mexer deixe derreter até formar o caramelo. Muito cuidado pois esse caramelo é muito quente. Quando estiver tudo marrom claro, adicione o suco de frutas vermelhas e mexa. Deixe ferver um pouco e desligue o forno. Acrescente o restante das frutas e leve à geladeira também por 2 horas.

No momento de servir coloque um pouco de calda em cima da mousse.

Bom Apetite !!!

Yorkshire puddin

Vi essa receita no programa do Jamie Oliver. Gostei porque é uma alternativa para acompanhar uma refeição, servir num lanche da tarde ou até mesmo para as crianças levarem para a escola.

É tão inacreditavelmente fácil de fazer, que nem parece que no final fica bom. Ele pode ser comido naturalmente ou até mesmo com um queijo ou uma geleia. É um bom curinga para variar o cardápio de vez em quando.

Ingredientes
1 caneca de farinha de trigo (não é uma medida de xícara, mas sim uma caneca, dessas usadas para tomar o leite no café da manhã)
1 caneca de leite
1 ovo
sal a gosto

Bata tudo no liquidificador e coloque em fominhas de muffim untadas com manteiga e azeite. Coloque no forno a 180oC até que fiquem dourados por cima. Não abra o forno em nenhum momento para não murcharem.

Bom Apetite !!!

Fetuccini al Limone

Gosto muito de limão siciliano, acho que combina muito com uma culinária mais refinada. Já fiz risoto de limão e outros pratos em que ele estava como ingrediente.

Resolvi testar como molho de macarrão. Nesse caso é um pouco mais complicado pois não se pode misturar num molho mais tradicional como branco ou ao sugo. Criei então uma versão adaptada do verdadeiro carbonara, mas usando o limão.


Ingredientes
400g de fetuccini
2 limões sicilianos (raspas da casca e suco)
200g de parmesão de boa qualidade ralado bem fino (pode ser no liquidificador)
2 gemas
60 ml de azeite extra virgem

Coloque a água no forno para fazer o macarrão. Quando ferver, acrescente sal a gosto e coloque o fetuccini seguindo o tempo de preparo que consta na embalagem até ficar al dente.

Numa travessa misture o parmesão, azeite, gemas, suco e raspas de limão. Quando o macarrão estiver pronto, despeje na travessa e misture bem.

No caso da foto acompanhei com um fike mignon grelhado com tomilho, alecrim e raspas de limão siciliano.

Bom Apetite !!!

Dry Martini

Não sei por que fiquei com vontade de beber dry martini. Poderia até ter sido um filme do 007, onde o drink ficou famoso, mas a verdade é que estava com vontade a muito tempo. Seis meses atrás comprei o gin, mas ainda faltava o copo que acabei providenciando esses dias. A receita é muito simples e o gosto não me decepcionou.

Vai bem como um aperitivo antes do jantar, a beira da piscina, ou até como algo para finalizar a noite. Boas azeitonas são excenciais.


Para começar coloque o copo de dry martini na geladeira. Em um outro copo alto, coloque gelo até o topo. Misture 15 ml de vermute (Dry Martini) e 60 ml de gim. Misture bem. Retire o copo da geladeira e coloque a bebida nele sem o gele.

Finalize com duas azeitonas no palito.

Bom Apetite !!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Frapuchino

Gosto muito do Frapuchino da Starbucks. Frapuchino é um café batido com gelo no liquidificador. É uma bebida diferente que pode não agradar a todos, mas para um dia quente é realmente uma delícia.

Sempre procurei uma receita que chegasse mais ou menos perto, mas é bem difícil. Normalmente os americanos publicam suas receitas pois a maioria das pessoas acaba não fazendo em casa mesmo. Foi no site do Ihop que descobri, por exemplo, os segredos da panqueca (inclusive postada nesse blog).

Não achei nada na página da Starbucks, o que me fez imaginar que é algo realmente báscio de ser feito. Lendo alguns sites, descobri que um dos ingredientes é pectina, que é derivado de frutas e muito usado para fazer geléias. É ele o responsável pela cremosidade que a bebida tem.

Nunca achei esse ingrediente no Brasil, até deve ter e se alguém souber onde achar vale a pena a dica.

Através da dica de um amigo, acabei usando essas misturas de capuchino que vendem por ai. Usei a do café três corações, mas poderia ser qualquer um.

Segue a receita:
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de café forte (eu uso expresso, mas pode ser qualquer um)
1 colher de chá cheia de leite ninho
1 colher de chá cheia de mistura para capuchino
1 colher de chá cheia de Nescafé
Açúcar a gosto
9 pedras de gelo

Bata tudo muito bem no liquidificador até todas as pedras de gelo desaparecerem. Se você quiser inovar pode acrescentar na hora de bater chocolate do Frade para fazer um Mocha, doce de leite, caramelo ou o que mais vier a cabeça.

Pode também cobrir com chantily depois de pronto e cobertura de chocolate ou caramelo. A criatividade vale bastante.

Bom Apetite !!!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bolo Inglês com Marzipan

Bolo Inglês é um doce que gera um pouco de controvérsia. Alguns gostam e esses gostam muito, mas a maioria não é lá muito fã.

Minha teoria é que as pessoas gostam de bolos bem doces, portanto se você quer agradar numa festa de aniversário, por exemplo, o bom e velho bolo de brigadeiro é o mais recomendado.

Eu gosto muito e sempre tive dificuldades de encontrar uma boa receita. A maioria deixa o bolo muito seco, ficando ainda mais difícil de ser aceito.

Depois de muito tempo procurando, decidi que incrementar o bolo com algum recheio que trouxesse tanto o doce que as pessoas gostam quanto um pouco de humidade seria a solução.

Decidi pelo marzipan que é bem fácil de fazer e eu adoro. Entretanto, esse é um outro ponto controverso pois o marzipan tem a mesma característica do bolo inglês, as pessoas ou amam ou odeiam. Para completar uma cobertura também ajudaria.

Bolo Inglês
275g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de noz moscada
250g de manteiga em temperatura ambiente
250g de açúcar mascavo
Respas de 1 limão
1 colher de sopa de mel ou Karo
5 ovos grandes
75g de amêndoas moídas
100g de uva passa preta
100g de uva passa branca
100g de frutas secas
100g de cereja em calda
1/2 colher de chá de fermento

Unte  uma forma de bolo funda de 18cm e pré aqueça o forno a 180oC. Bata a manteiga e o açúcar até a mistura dobrar de tamanho. Acrescente as raspas de limão e os ovos um a um.

Coloque a farinha de colher em colher e misture os demais ingredientes. Asse até que o bolo esteja pronto. Depois de assado, espere esfriar e corte o bolo ao meio.

Marzipan
300g de Amêndoas moídas (normalmente é usado farinha de amêndoa, mas eu prefiro elas moídas pois ficam com o gosto mais acentuado)
150g de açúcar de confeiteiro
Claras de 2 ovos
1/2 colher de chá de essência de amêndoa

Bata as amêndoas com o açúcar. Acrescente a essência e as claras aos pouco até formar uma massa. Coloque essa massa sobre a parte de baixo do bolo que foi cortado e cubra com a parte de cima.

Cobertura
300g de chocolate meio amargo
150g de creme de leite fresco

Numa panela derreta os dois ingredientes e cubra o bolo enquanto a cobertura está quente.

Bom Apetite !!!