sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bolo de limão

Bolo de limão foi a primeira receita que fiz. Estava numa aula de alemão escola quando tinha meus 14 ou 15 anos e o professor passou uma receita de bolo de limão em alemão (Zitronenkuchen). Cheguei em casa super animado para que minha mãe fizesse o bolo, mas ela estava ocupada. Me perguntou por que eu mesmo não fazia. Me achando o cozinheiro mor fui para a cozinha tentar. Estava até indo bem, mas quando fui colocar a massa no forno, derrubei toda ela na tampa e tive que fazer tudo de novo. O bolo até que ficou bom, mas a tampa do forno ficou com bolo de limão por muito tempo.

Acabei perdendo a receita, mas encontrei uma outra que fica muito boa, parecida com o que eu me lembro da receita original.

Ingredientes para a massa
150g de manteiga em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
2 ovos grandes em temperatura ambiente
1/4 xícara de leite em temperatura ambiente
1 e 1/3 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Raspas de 1 limão

Pré aqueça o forno a 180oC e unte uma forma de bolo inglês (ou pão de forma) e reserve.

Bata numa batedeira a manteiga e açúcar até dobrar de volume e ficar bem branco. Junte um ovo de cada vez e bata bem. Junte os demais ingredientes, bata mais. Coloque na forma e leve ao forno por 40 a 45 minutos. Muito importante que o forno não pode ser aberto para evitar que o bolo não cresça.

Assim que sair do forno, coloque numa forma e faça furinhos em cima com um palito de dente.

Calda
1/2 xícara de suco de limão coado
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro

Misture os dois ingredientes e coloque a calda por cima do bolo. Os furinhos farão com que ela penetre nele deixando-o macio.

Glacê
2 colheres de sopa de suco de limão coado
1 xícara de açúcar de confeiteiro

Misture os dois ingredientes e coloque o glacê por cima do bolo. Decorre com raspas de mais um limão se quiser.

Bom Apetite !!!

Misture

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Brownie do Jamie

Eu tenho minha receita favorita de Brownie que inclusive já publiquei aqui no blog no passado. Entretanto, vendo televisão outro dia o programa do chef inglês Jamie Oliver, vi essa nova receita que é bem fácil e pratica, principalmente quando precisamos fazer algo mais rápido. É só colocar tudo num processador, assadeira e forno. A única recomendação é de que o processador seja bom, caso contrário os ingredientes não ficarão bem misturados.


Ingredientes
200g de chocolate meio amargo
250g de manteiga amolecida
200g de açúcar
6 colheres (sopa) de cacau em pó
Gengibre em calda (pode ser cristalizado e é opcional)
4 colheres cheias de farinha com fermento

4 ovos grandes
1 tangerina (opcional)
Sal

200g de noz pecã


Modo de preparo
Leve o chocolate ao processador e acrescente a manteiga, o açúcar, o cacau em pó, o gengibre com um pouco de sua calda, uma pitada de sal e a farinha com fermento. Mexa e acrescente os ovos, um de cada vez com o processador funcionando. 



Quando chegar a uma textura cremosa, pare de bater e reserve. Pegue uma assadeira de 30cm por 15cm e forre com o papel-manteiga lavado e untado. Coloque a massa na assadeira e espalhe bastante para formar uma espessura não muito além de 2cm. Acrescente as nozes pecã e um pouco das raspas da casca de uma tangerina. Leve ao forno a 200ºC por cerca de 12 a 14 minutos, corte e sirva.


Bom Apetite !!!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Muffin Choc Chip

Adoro Muffin, mas encontrar uma receita que seja ao menos parecida com os feitos nos EUA é praticamente impossível. Já tentei inúmeras vezes e sempre sem sucesso. Eles conseguem deixar o bolinho macio e húmido e isso é o mais difícil. Se você não consegue chegar nesse ponto parece um bolo normal numa forminha diferente.

Depois de várias tentativas cheguei nessa receita que apesar de não ser a mais perfeita, acabou ficando muito gostosa. Fiz com minhas filhas que são minhas ajudantes prediletas no que diz respeito a gulosemas, ainda mais de chocolate.

Ingredientes
Líquidos
200ml de creme de leite
1 colher (chá) de suco de limão
2 ovos
200ml de leite
50ml de manteiga derretida
Secos
2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 colher de sopa de bicarbonato de cálcio
4 colheres de sopa de chocolate do frade
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 tablete de chocolate branco picado
1 tablete de chocolate meio amargo picado

Misture em um bowl os líquidos e em outro os secos. Junte os dois e mexa até encorparem. Não mexa muito pois quanto menos for feito mais húmido fica.

Coloque nas forminha e no forno a 180oC por cerca de 30-40 minutos.

Bom Apetite !!!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Pizza

Pizza é sem dúvida alguma a comida que eu mais gosto e eu comeria pizza todos os dias se fosse possível. A primeira vez que tentei fazer foi há muito tempo quando eu tinha meus 14 ou 15 anos. Um amigo apareceu com uma receita para fazermos no forno de casa. Ficou horrorosa, mas comemos tudo assim mesmo e repetimos algumas vezes. Nossa pizza até ficou famosa na época.

A primeira vez que realmente utilizei um forno a lenha de pizza foi há 10 anos quando conheci minha esposa que ela tinha um em casa dela. Foi a fome com a vontade de comer pois eu nunca tinha feito dessa maneira e o forno nunca havia sido usado por eles. Também não ficou muito bom, mas mesmo comeram tudo novamente.

De lá para ca foram várias tentativas e aperfeiçoamentos e acredito que seja o prato que eu prepare melhor. Já existem até alguns fãns dela por ai.

A massa é fácil, mas tem alguns segredos e pode ser usada no forno a lenha ou em casa mesmo.

Ingredientes
1,25kg de farinha de trigo especial peneirada
650ml de água
50ml a azeite
50g de fermento biológico
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal

Antes de começar, é importante saber qual é a temperatura da água para essa massa. Normalmente quando esta mais frio, é recomendável aquecer um pouco e quando está mais quente, até resfriar.

A recomendação é a seguinte conta: temperatura ambiente + temperatura da farinha + temperatura da água = 60oC. A temperatura da farinha é normalmente igual a do ambiente e não são controladas. Assim a da água é a única que podemos influenciar. Se por exemplo, o dia está a 25oC, a farinha estará também a esse valor, portanto a água deveria estar em 10oC aproximadamente, ou seja, um pouco gelada.

Coloque num bowl 400g de farinha, 400ml de água e 4g de fermento biológico. Misture bem e deixe descansar de 12 a 16 horas preferencialmente. Por esse motivo é recomendado fazer isso no dia anterior. Essa massa se chama esponja e faz com que a massa creça adequadamente.

Coloque o restante da farinha, água e fermento. Misture um pouco e acrescente o sal e o azeite. Misture bem. Essa massa não precisa ser muito trabalhada, mas precisa estar homogênia.

Cubra a massa com um pano e leva à geladeira. Isso inibe um pouco a ação do fermento. Somente tire da geladeira 2 horas antes de começar a comer e nesse momento, divida a massa em bolinhas. Massas grossas com 450g cada e finas com 300g. Eu uso uma balança eletrônica para ter mais precisão.

Deixe as bolinha descansando à temperatura ambiente com muita farinha por cima para não ressecar por essas duas horas. Assim o fermento termina de agir. A partir de então é só abrir a massa, colocar o recheio e ir ao forno a lenha.

Se for fazer no forno a gás, abra a massa e ponha diretamente na forna de pizza. Com um garfo, faça alguns furos para a massa não subir e coloque sem recheio no forno. Deixe assar até quase ficar pronta. Tire do forno, recheie e retorne para que o recheio derreta. Isso é necessário pois a massa demora mais para assar no forno a gás e o recheio pode queimar.

Molho de tomate
Coloque 1kg de tomate maduro numa assedeira e no forno a 180oC por 1 hora. Isso facilita a retirada da pele e tira a acidez. Depois desse tempo, retire a pele e a parte dura de baixo. Coloque no liquidificador com sal a gosto e dois dentes de alho. Bata no pulsar para que ele fique em pedacinhos. Eu prefiro assim. Caso queira um molho mesmo bata mais até ele virar um líquido. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite e orégano a gosto.

Para os recheios é algo democrático. Eu uso normalmente muzzarela ralada ao invés de em fatias.

 Bom Apetite !!!




sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Smoothie de berries

Ta ai uma bebida que tem tudo a ver com o verão. É refrescante e até certo ponto saudável. Para melhorar é  super fácil de fazer. A base é um copo de iogurte, água ou leite dependendo das frutas que serão usadas e frutas congeladas. Depois é só usar a imaginação e tentar entender o que combina com o que. Se você for fazer um de manga, corte as mangas em cubos e ponha no congelador. Não use ela muito congelada para não danificar o liquidificador. Pode acompanhar, por exemplo, maracujá. Ficará uma delícia.

No meu caso fiz um de berries. Bati no liquidificardor os seguintes ingredientes abaixo. As quantidades realmente dependem de quanto mais você gosta e queira que ele fique cremoso.

1 copo de iogurte desnatado
1 copo de leite
Morango congelado
Mirtilo congelado (blueberry)
Amora congelada
Açúcar a gosto
Folhas de hortelã

Bom Apetite !!!

Alcatra a moda indiana

Peguei a inspiração desse prato no programa do Jamie Oliver. Precisava de algo bom, mas que fosse rápido  pois não tinha muito tempo. Vi que ele usou alcatara em bife. Tem que tomar cuidado onde compra pois uma parte dela é bem macia, mas pode ter um pedaço mais duro.

O segredo aqui está só no tempero usado para a carne e como ele é mais picante tem uma sacado dele para suavizar um pouco que combinou bastante. Ele fez um molho de Iogurte temperado que ficou muito bom.


Para fazer o prato coloque primeiro uma grelha no fogo para ir esquentando. Ela precisa estar bem quente quando o bife for colocado. Pegue um bife de 250g a 300g de alcatara e tempere dos dois lados com Paprica doce, curry, azeite, sal e pimenta do reino do moinho. Deixe "marinar" por aproximadamente 10 minutos que deve ser o tempo mais ou menos igual à grelha estar bem quente.

Coloque o bife na grelha, virando de 2 em dois minutos. Se você quiser mal passado deixe por cerca de 6 minutos. Ao ponto 8 minutos. Mais do que isso pode ficar dura, seca e ruim consequentemente.

Depois de tirar da grelha deixe o bife descansar por cerca de 5 minutos. Esse passo é muito importante. Se o bife for cortado imediatamente, todo o suco se perderá e ele ficará menos saboroso. Depois desse tempo, corte em tirar e coloque num prato. Regue os bifes com o suco que ficou em cima da tábua que você usou para cortá-los.

Para o molho misture um pote de iogurte, casca ralada de um limão, suco de meio limão, 1 colher de sopa de azeite, sal a gosto e algumas folhas de hortelã picada.

Coloque esse molho ao lado das tiras de bife.

Bom Apetite !!!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Café Mocha

Adoro café e por isso para mim café tem que ser expresso. Café de coador não é café e pior ainda é deixar numa garrafa térmica. A melhor definição de garrafa térmica que já vi é ser cemitério de café. Portanto, minha recomendação é ter uma boa máquina em casa. Eu tenho uma Nespresso que faz bem o serviço.

Não sou entretanto um expert, muito pelo contrário, portanto qualquer besteira que venha a escrever aqui, por favor me perdoem. Também não exagero, normalmente 2 por dia no máximo (não sei se 2 já é exagero...)

Mocha é o café com espuma de leite. Diferente do capuccino em que se coloca uma pequena quantidade de espuma de leite por cima do café, no Mocha a quantidade é bem maior. Capuccino, por sua vez, é só café com espuma de leite. Chocolate no fundo é invenção, mas que fica bom, fica.

O Mocha também tem algumas variações como a colocação do chocolate. Na minha versão procurei fazer a mais tradicional.

A única coisa mais complicada é conseguir fazer a espuma de leite. O ideal é ter uma aparelho especifico  para isso, mas se você não tem e não quer comprar, basta esquentar o leite, colocar em um vidro fechado ou em uma cockteleria e misturar bem.

Ingedientes
100ml de espuma de leite
40ml de café espresso forte
Chocolate do frade

Coloque a espuma de leite num copo até a boca. Coloque o café espresso em cima, não se preocupe pois não irá vazar e por fim polvilhe o chocolate do frade.

Bom apetite !!!

Pasta com paleta de cordeiro

Mais um do vasto repertório do Que Marravilha. Cordeiro é uma carne muito peculiar pois não é todo mundo que gosta. É forte se comparado com a carne de boi e mais dura um pouco. Eu particularmente gosto muito e quando vi essa receita aliado com uma massa me animei.


O preparo é complexo e leva muito tempo. São 12 horas de marinada e mais 6 horas de forno. Portanto é necessário que seja feito com antecedência. O prato serve bem até 6 pessoas, mas pela complexidade também recomendo que, pelo menos na primeira vez, seja feito para quem você tenha bastante intimidade. Fiz a massa em casa, mas uma comprada no supermercado, de boa qualidade, também fará sucesso. A receita da massa caseira está no link abaixo: 


http://nacozinhamp.blogspot.com/2011/11/tagliatelli-ao-molho-branco-com.html


Ingredientes
1 paleta de cordeiro
4 copos de vinagre de vinho tinto
4 dentes de alho picado
1 cebola picada em cubos

1 talo de alho poró picado em cubos
1 cenoura picada em cubos
Pimenta amassada
1col de açúcar mascavo
Sal
Tomilho, louro e alecrim

Azeite
1 copo de vinho tinto


Coloque o cordeiro e um recipiente de vidro e ponha vinagre de vinho tinto, alho, cenoura, alho poro e cebola picados. Ponha um pouco de azeite, pimenta do reino branca amassada e algumas ervas (louro, alecrim e tomilho). Cubra com papel alumínio e deixe por 12 horas na geladeira.
Após esse período, retire da geladeira, tempere com sal e pimenta e leve ao forno baixo por 6 horas (de vez em quando, retire e regue com um pouco de vinho tinto). O forno tem que ser o mais baixo possível e cubra com papel alumínio.


Uma outra alternativa de cozimento seria forno a 200oC for 30 minutos de um lado, vire a carne e mais 30 minutos do outro lado, isso com a panela tampada ou com papel aluminio. Retire do forno, abaixe a temperatura para 160oC. Cubra a paleta com água e leve ao forno por mais 4 horas aproximadamente, virando mais uma vez para assar dos dois lados. Nāo testei essa versão ainda, mas vi sendo feita pelo chef Alex Atala.

600g de penne cozido al dente

150g de bacon defumado em cubinhos
8 cogumelos de Paris cortados em 4
8 mini cebolas em petales
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho picado
Pimenta verde
Salsa picada
Sal e pimenta


Em uma frigideira quente, coloque o bacon cortado em tiras e deixe corar. Ponha cebola e cogumelos cortados e deixe suar. Tempere com sal e pimenta do reino e separe.

Seis horas depois, retire o cordeiro do forno e passe para outro recipiente. 



Coloque o caldo do molho que ficou na travessa em um liquidificador com bastante manteiga e bata até formar um purê. Desfie a paleta e coloque na frigideira com os legumes, mexa e ponha tudo dentro da panela com os legumes. Adicione o macarrão e o molho e misture. 




Bom Apetite !!!