sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Grelhados

Usar a churrasqueira normalmente é algo que gera trabalho, pois o tempo para colocar o fogo é grande e a sujeira também. Normalmente uso em churrascos obviamente, mas acender a grelha pode ter uma vantagem em que se pode fazer diferentes tipos de pratos quase que ao mesmo tempo. Foi isso que decidi fazer outro dia, aproveitando o Sol que fazia na cidade. Criei um menu com uma salada, uma entrada e dois pratos principais, tudo isso regado a um excelente suco de criação da minha esposa. Acho que depois de tantos anos estou conseguindo colocar um pouco de vontade nela para cozinhar, bem pouco mesmo por enquanto, mas já é um começo.

Vamos às receitas.

Suco de Abacaxi com Melancia
Não sou nada fã de suco de melancia, acho inclusive uma fruta sem graça. Quando minha esposa disse que iria fazer eu até incentivei, mas não coloquei muita fé. O suco é simplesmente muito bom e muito fácil também. Basta colocar quantidades iguais de cada fruta no liquidificador e bater, sem açúcar mesmo. Depois é só coar e beber. 



Salada de folhas verdes ao molho de blue cheese
Usei rúcula, alface crespa e um pouco de manga cortada em tiras. O molho de Blue Cheese foi o mais complicado. Num liquidificador coloque 200g de queijo roquefort ou gorgonzola, 1 xícara de creme de leite, 1/4 de dente de alho, sal e pimenta a gosto. Bata bem, se a mistura ficar grossa, ponha mais creme de leite. Tire do liquidificador e acrescente 3 colheres de azeite de oliva mexendo sempre e 50g de nozes picada. Teste o gosto e corrija algum tempero caso ache necessário.

De entrada fiz uma lingüiça calabresa com mostarda Djon, tão simples quando assar e cortar.







Fraldinha com Legumes Assados
A fraldinha é uma carne muito saborosa e desprezada no churrasco. Eu particularmente prefiro até mais que picanha, além do beneficio de ser muito rápida para ficar pronta. Coloquei sal grosso e bastante tomilho dos dois lados e depois direto na grelha perto do fogo. Quando dourou de um lado virei até dourar do outro.
Li uma reportagem sobre legumes assados e comecei a fazer. Ficam uma delicia. Escolha os legumes de sua preferência, corte em rodelas e asse, depois é só colocar sal e azeite e está pronto. Usei cebola, tomate, abobrinha e berinjela.

Picanha com farofa de alho
Picanha somente com sal grosso, cortei em bifes e coloquei na grelha rente ao fogo. A gordura aumenta as labaredas. Eu gosto assim pois ela quase queima por fora, mas fica mal passada por dentro. Se preferir, coloque mais acima. Para a farofa coloque 50g de manteiga e 7 a 8 dentes de alho cortados bem fininhos ou espremidos. Quando a manteiga estiver amarronzada coloque 250g a 300g de farofa pronta e mexa.


Bom Apetite !!!

domingo, 11 de setembro de 2011

Carbonade Flamande, batata assada e chutney de cebola, manga e maçã

Adoro o programa Que Marravilha com o Claude Troisgros e essa receita foi a vencedora da 3a temporada. O prato original levava um chips de batata doce, mas precisava de um cortador de batatas que fizesse fatias bem finas, o que eu não tinha. Assim decidi acompanhar com um chutney de cebola, manga e maçã que também vi no programa dele e uma batata assada com alecrim. O jantar ficou muito bom, mas apesar de ter uma dificuldade média, leva muito tempo para ser preparado. Somente a carne fica mais de 2 horas no fogo. Vamos às receitas para 6 pessoas.

Carbonade
Ingredientes:
800g de alcatra cortada em cubos
600g de Filet Mignon de porco cortado em cubos
1 colher grande de manteiga
3 cebolas fatiadas em rodelas
4 dentes de alho fatiados
100g de toucinho defumado em cubos
1 Pimenta dedo-de-moça picada
2 colheres de açúcar mascavo
1 colher de farinha de trigo
4 cravos
2 paus de canela
1 bouquet garni (conjunto de ervas como cebolinha, salsa, sálvia ou o que você tiver, amarrado num barbante)
800ml de cerveja preta Gold
Sal
Pimenta
1 colher de mostarda de dijon
Em uma panela quente, frite um pouco o toucinho e depois coloque as carnes cortadas em cubos e temperadas com sal e pimenta. Mexa e deixe na panela até ficarem douradas. Tire a carne da panela e reserve numa forma. Coloque na panela em que a carne estava a cebola com a manteiga. Acrescente o alho e a pimenta dedo-de-moça picada. Deixe no fogo até que a cebola fique transparente. Junte a canela, o cravo e o açúcar mascavo. Por último, coloque a farinha de trigo, misture bem e devolva a carne à panela. Mexa e adicione a cerveja até cobrir a carne. Ponha um bouquet garni na panela, tampe e deixe fervendo por 2h30 / 3 horas. Quando estiver quase seco,  tire do forno e coloque a mostarda.
Chutney
Ingredientes
3 cebolas roxas grandes fatiadas
1 colher de sopa de manteiga
2 maçãs verdes cortadas em cubos pequenos
1 manga não muito madura em cubos pequenos
½ pimenta dedo-de-moça picada
100g de açúcar mascavo
50g de passas pretas
100ml de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de mostarda em pó
1 colher de gengibre ralado
Canela, anis estrelado, cravo
Sal
Coloque, em uma panela, manteiga e cebola roxa cortada em fatias. Deixe caramelizar até que a cebola fique amarronzada. Acrescente a maçã e a manga cortadas em cubos, açúcar mascavo, mostarda em pó, gengibre ralado, vinagre de vinho branco, passas pretas, sal, canela, anis estrelado, cravo e uma pimenta dedo-de-moça picada. Mexa tudo e deixe cozinhar tampado, a fogo baixo, durante 30 minutos.
Batata Assada
6 batatas cortadas verticalmente em 6 pedaços
Sal e pimenta a gosto
Alecrim a gosto
Páprica Doce a gosto
Azeite a gosto
Deixe as batatas na água gelada por 15 minutos, trocando a água a cada 3 minutos para que o amido saia. Em uma assadeira coloque as batatas e tempere com o sal, pimenta, alecrim, páprica e azeite. Leve ao forno médio por 30 minutos. Retire e coloque um pouco mais de azeite.
Bom Apetite !!!

sábado, 10 de setembro de 2011

O melhor bolo de chocolate do mundo

Vi essa receita no jornal outro dia de uma reportagem sobre um local que dizia ser esse o melhor bolo de chocolate do mundo. A grande diferença desse caso é que o bolo não leva farinha ou fermento, o que deixa ele mais leve, quase como se fosse uma mousse. Por esse motivo ele pode ser uma ótima sobremesa, principalmente em casos nos quais o prato principal for mais pesado. Lembrei de fazer esse bolo depois que uma amiga me perguntou se eu tinha a receita.


Ingredientes
125g de manteiga sem sal
250g de chocolate em barra meio amargo
6 gemas
6 claras em neve
125g de açúcar
40g de açúcar
Amêndoas moídas (opcional)

Aqueça o forno em 180o. Unte uma forma redonda de mais ou menos 40cm de diâmetro. Derreta a manteiga com o chocolate meio amargo. Bata muito bem em separado as gemas com 125g de açúcar, até criar um creme branco leve e fofo. Junte as duas misturas e adicione as amêndoas.

Com as 6 claras bate em neve também muito bem até ficar bem consistente e adicione mais 40g de açúcar. Agora é a parte mais importante. Essa clara com o restante, mas tem que ser bem devagar, sem bater, envolvendo delicadamente. A clara em neve não pode "quebrar" pois o bolo não crescerá

Leve ao forno por cerca de 30 min sem que fique muito cozido. Essa é a parte mais difícil pois o forno não pode ser aberto e o bolo não pode ficar totalmente cozido. O segredo é a parte de cima, quando estiver bem consistente está pronto.

Se quiser polvilhe cacau em pó ou do frade por cima.

Bom Apetite !!!


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Peanut Butter Cookies

Vi essa receita a algum tempo atrás mas que era feito com caramelo. Como não tinha caramelo, mas tinha Peanut Butter resolvi fazer uma adapação. Aproveitei que é véspera de feriado e resolvi fazer com as minhas filhas. A receita é tão fácil que elas fizeram sem nenhuma dificuldade.

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de manteiga amolecida
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de Peanut Butter
2 ovos
1 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo com fermento
150 g de gotas de chocolate ao leite
Misture a manteiga e o açúcar, depois acrescente o Peanut Butter e os ovos, batendo bem. Misture a farinha e por último o chocolate. Forre uma assadeira grande com papel-manteiga. Distribua pequenas porções da massa nas assadeiras, deixando bastante espaço entre elas. Não se preocupe muito com o formato. Leve ao forno médio pré aquecido e asse por 15-20 minutos ou até dourarem. Deixe na assadeira até esfriar bem.
A massa espalha bastante na assadeira, por isso é preciso deixar um bom espaço entre os biscoitos.

Bom Apetite !!!