terça-feira, 12 de julho de 2011

Camarões Grelhados, com Purê de Banana e Risoto de Coco

Fui ao restaurante Gero outro dia e vi esse prato no cardápio. Achei a combinação interessante, mas no dia acabei tendo que optar por outra opção pois estava com restrições alimentares. Aproveitando que estou em férias essa semana e que minha mãe tinha comprado camarões, resolvi tentar fazer. Ficou muito bom. A combinação dos três ingredientes é perfeita e no final ficou com um gostinho de quero mais. É um prato um pouco trabalhoso pois é praticamente o mesmo que preparar 3 pratos aos mesmo tempo, mas vale muito a pena. Além disso, as medidas não são tão precisas e você precisa ir sentindo o ponto para ficar bom.

Comece colocando 6 bananas da terra no forno a 180oC por aproximadamente 40 minutos até ficar mole. Se preferir colocar na panela de pressão também funciona. O segredo é que a banana tem que estar com casca. 

Depois de uns 20 minutos que a banana estiver no forno, faça o Risoto.

Segue a receita para 2 pessoas:
1/2 cebola bem picada
2 colheres de sopa de azeite
50 ml de leite
50ml de vinho branco
2 xícaras de café de arroz arbóreo
1 garrafa de leite de coco
100g de côco ralado
500ml de caldo de legumes,aproximadamente ( procure usar um com pouca gordura)
50g de manteiga
Sal a gosto

Numa panela prepare o caldo e numa outra ponha o azeite e a cebola para esquentar. Quando a cebola estiver transparente ponha o arroz e deixe fritar um pouco. Acrescente o leite e depois que evaporar o vinho.
Em seguida coloque uma concha de caldo e mexa sempre até ficar "al dente". Inclua 1/3 do coco ralado no início, 1/3 mais ou menos no meio e 1/3 no final. Coloque o sal. Depois de uns 10 minutos coloque o leite de coco. A melhor maneira de verificar o ponto é experimentando de vez em quando. Quando estiver bom desligue o fogo. Se o risoto estiver muito seco coloque ainda uma última concha do caldo. Coloque a manteiga, feche a panela e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos com a tampa.

Nesse momento a banana deverá estar pronta. Coloque todas descascadas no processador com 50g de manteiga, sal e 50ml de creme de leite. Bata e verifique o ponto. Ele precisa ficar mole como um purê de batata. Se estiver duro coloque mais um pouco de creme de leite e bata novamente.

Camarões
Escolha um camarão grande ou médio. A quantidade por pessoa depende de cada um.
Limpe e tire a casca. Tempere com sal, limão, salsa, cebolinha picadas e alho. Use uma grelha bem quente e frite dos dois lados até ficar bem cozido.

Monte o prato com os camarões em cima do purê de banana e o risoto ao lado.

Bom Apetite !!!


sábado, 9 de julho de 2011

Tortinha Mousse de Atemoia

Para quem não conhece, Atemoia é uma fruta parecida com a Fruta do Conde, só que no meu mode de ver muito mais gostosa, pois sem mais suco. Conheci essa fruta faz pouco tempo e apesar de ser um pouco cara, como com certa frequencia. Vi o Olivier Anquier preaparar um Torinha de Cupuaçú no GNT. Fiquei com vontade de repetir, mas não achei a fruta, nem mesmo a polpa que ele usou na receita. Resolvi tentar com Atemóia e ficou realmente muito bom. A preparação dá trabalho pois leva muito tempo. É necessário deixar a massa descansar por 1 hora e depois o recheio endurecer na geladeira de um dia para o outro. Mas o resultado compensou a espera.

Ingredientes:
Massa
250g de farinha especial
100 g de manteiga dura
40 g de açúcar
1 pitada de sal
75 ml de leite em temperatura ambiente
Manteiga para untar a fôrma

Em um recipiente, junte a manteiga, a farinha, o açúcar, o sal e misture bem até obter a consistência de uma farofa grossa. Faça um buraco no centro da farofa e acrescente o leite de uma vez só. Misture delicadamente com as pontas dos dedos até a farofa ficar com uma consistência homogênea e mais grossa. Cubra-a e leve à geladeira por 1 hora para descansar.

Pegue um pouco de farinha para ajudar a abrir a massa, primeiramente com as palmas das mãos, em seguida com um rolo. Coloque a massa numa fôrma redonda, untada com manteiga. Fure o fundo da massa com um garfo para que não estufe e cubra a massa com papel alumínio e preenchendo com feijão. Isso fará com que a massa se mantenha na posição.

Coloque no forno pré-aquecido a 160oC  por cerca de 20 a 30 minutos (até a borda da massa ficar levemente dourada). Resfrie a massa e jogue o feijão com o papel alumínio fora.

Recheio
400g de Atamóia sem casca e sem semente (aproximadamente 2 frutas grandes)
200 ml de creme de leite fresco
½  lata de leite condensado

Cozinhe a Atemóia em fogo baixo até esquentar bem até sair o excesso de água. Deixe esfriar, junte o leite condensado e bata com o mixer até ficar um creme liso. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e misture à Atemoia, batendo até ficar com uma consistência de mousse. Coloque sobre a massa já fria e guarde na geladeira de um dia para o outro

Cobertura de chocolate
180g de chocolate meio amargo
90ml de creme de leite fresco

Derreta o chocolate meio amargo em banho Maria, tire da panela, junte o creme de leite e misture. Cubra a tortinha com o chocolate derretido e coloque a torta na geladeira até o chocolate se solidificar.

Bom Apetite !!!







sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bolo de Laranja

De tanto me verem na cozinha minhas filhas também estão começando a se interessar pelo tema. Elas gostam de me ajudar em algumas tarefas fáceis, mas gostam mesmo de comer depois de pronto. Eu fiz esse bolo de laranja com elas e serve como uma boa opção para um lanche da tarde, principalmente nessa época de inverno. A diferença dele é que leva uma laranja completa com casca e tudo. É importante que ela esteja muito bem lavada, mas o gostinho amargo que dá ao bolo é uma delícia.

Ingredientes
1 laranja com casca picada e sem sementes
2 ovos inteiros
Suco de 1 laranja
150ml de óleo
4 xícaras de farinha de trigo
3  xícaras de açúcar
1 colher de chá de fermento para bolo

No liquidificador coloque a laranja, os ovos, o suco da laranja, o óleo e bata por 2 minutos. Numa tigela coloque a farinha, açúcar e o fermento e misture. Junte a mistura do liquidificador e bata até obter uma massa lisa.

Coloque numa forma de bolo e asse em forno pré aquecido a 180oC por 40 minutos ou até que o palito saia limpo.

Calda:
Suco de 1 laranja coada

Após assar o bolo, desenforme e faça furinhos com um garfo e coloque o suco da laranja. Os furos ajudam que o suco penetre no bolo até o fim.

Polvilhe com açúcar de confeiteiro por cima.

Bom Apetitie !!!

sábado, 2 de julho de 2011

Tartar de Salmão

Não sou muito fã de Salmão, acho um peixe muito gorduroso e com gosto de água salgada quando frito, assado ou cozido. Por esse motivo como sempre ele cru, normalmente em comidas japonesas.

Como minha esposa gosta muito do peixe, mas não come ele cru de jeito nenhum, decidi fazer um meio termo, ou seja, um tartar. O tartar é um prato muito simples que utiliza limão para "cozinhar"o peixe. Ele pode ser feito de diversas maneiras e com diversos tipos diferentes de peixe. Nesse caso usei o Salmão e decidi incrementar com uma "cama" de Cream Cheese. Ficou muito bom.

Vamos à receita.

Ingredientes para 2 pessoas:
200g de Salmão limpo, sem pele e ficado em cubinhos
Suco de 1 limão
Azeite, Sal e Pimenta a gosto
1 pimenta dedo de moça cortada em cubinhos
50g de Coentro picado
50g de cebolinha francesa picada
50g de Alcaparras

Misture todos os ingredientes em uma vasilha e deixe por 5 minutos até que o limão comece a cozinhar o peixe. Utilizando um aro de alumínio no centro do prato, coloque uma colher de sopa de Cream Cheese e espalhe de modo que fique como uma cama. Sem tirar o aro, coloque uma porção do tartar até o topo. Tire o aro e acrescente um pouco mais de azeite.

Bom apetite !!!