sexta-feira, 29 de abril de 2011

Moqueca Capixaba

Diz-se no Espírito Santo que Moqueca é Capixaba e o resto é peixada. Os baianos, certamente não concordam. Eu prefiro a Moqueca pois acho mais leve. Essa receita aprendi com um amigo que nasceu no ES a panela de barro ganhei de outro amigo de lá. Panela de barro é essencial para a receita, é quase que como o forno a lenha para pizza. Até dá para fazer sem, mas não fica a mesma coisa.

Fiz esse prato na sexta-feira santa, mas fica bem em qualquer ocasião. Usei Robalo, mas o peixe também é flexível, portanto, faça com o da sua preferência, desde que em postas.

Peixes: badejo, dourado, robalo (estes podem ser temperados algumas horas antes), cação (este tem que ser temperado na noite anterior).

Ingredientes
Peixe (1 posta por pessoa) ou camarão ou sururu. (1 Kg para 4 pessoas)
Tomate e cebola em rodelas (suficiente para cobrir a panela 2 vezes)
3 dentes de Alho picados
1 colher de chá de urucum
Sal, Azeite, limão, coentro

Preparo
Temperar o peixe com limão e sal e reservar
Untar a panela de barro com azeite e esperar aquecer (cerca 10 min)
Desligar o fogo e colocar o alho para fritar
Forrar o fundo da panela com as rodelas de tomate e cebola
Colocar as postas de peixe (ou camarão) sem encostar na panela
Acrescentar coentro picado
Cobrir com outra camada de tomate e cebola e fechar a panela
Acender o fogo alto e balançar a panela até ferver para não grudar
Após ferver aguardar 10-15 min
Espremer um limão num copo e misturar azeite e limão, jogar na panela.
Picar coentro em cima e servir imediatamente na própria panela.

Bom Apetite !!!

domingo, 24 de abril de 2011

Risoto de Limão Siciliano e Bife de Chorizo

A combinação de carne com limão foi algo que aprendi com o meu pai. Ele adora e desde que me conheço por gente vejo ele fazer isso nos filet mignon fritos. Tive a idéia de fazer um bife de chorizo, que é um corte argentino (é quase o nosso contrafilé) e para acompanhar um risoto de limão ciciliano que dará o toque de limão que a carne precisa.




Risoto
Segue a receita para 2 pessoas:
1/2 cebola bem picada
2 colheres de sopa de Azeite
50 ml de Leite
20ml de Limoncello (que é uma cachaça italiana com limão Siciliano). Se não tiverem podem usar Cachaça mesmo
2 xícaras de café de arroz arbóreo (não usaria arroz comum, mas também não é um problema)
3 Limões Sicilianos com o suco e a casca ralada
500ml Caldo de legumes (aproximadamente - procure usar um com pouco gordura)
50g de manteiga
Queijo parmesão a gosto

Numa panela prepare o caldo e num outra ponha o azeite e a cebola para esquentar. Quando a cebola estiver transparente ponha o arroz e deixe fritar um pouco. Acrescente o leite. Quando o leite sumir coloque o Limoncello e flambe.

Em seguida coloque um concha de caldo e mexa sempre, inclua 1/3 da casca de limão e quando o caldo estiver quase seco coloque mais uma concha e assim por diante até ficar "al dente".  Coloque o suco do limão e o restante da casca ralada. A melhor maneira de verificar o ponto é experimentando de vez em quando. Quando estiver bom desligue o fogo. Se o risoto estiver muito seco coloque ainda uma última concha do caldo. Coloque a manteiga e o parmesão.

Feche a panela e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos com a tampa.

Chorizo
Eu compro já em bife, normalmente de 250g a 300g. Tempere com sal grosso e pimenta a gosto. Use uma grelha, não frigideira, isso faz toda a diferença. Coloque a grelha no fogo com azeite e deixe esquentar. Quando estiver bem quente coloque o bife e deixe fritar por 5 minutos. Vire e frite por mais 5 minutos.

Tire do fogo e deixe descansar por 5 minutos. Esse processo é muito importante para que os sucos do bife não se percam e a carne fique macia. Não corte o bife antes disso. Depois do tempo de descanso, sorte em tiras e sirva com o risoto.

Bom apetite !!!

Bruschetas

Bruschetas são ótimas opções de entradas quando o jantar ou almoço é para um número grande de pessoas. É um prato típico italiano e que muitos restaurantes servem como se fosse a coisa mais difícil de fazer. São praticas, fáceis e agradam a todos. Seguem duas opções para vocês escolherem, ou fazerem as duas...

Toda Bruscheta necessita de um bom pão. Italiano em bengala é o mais recomendável. Corte em rodelas de mais ou menos 1,5 cm e leve ao forno para tostar, até ficarem firmes. Cuidados para não passar do ponto. Outro segredo é esfregar uma cabeça de alho quando eles saírem do forno. Não a cabeça inteira, mas até pegar o gosto. Isso faz com que não fique muito forte e dá um toque especial. Pronto, seus pães já estão prontos. Agora é colocar o recheio.

Tomate com manjericão
Pique o tomate em cubinhos de mais ou menos 1 cm2. Tempere com sal, azeite (se tiver trufado pode dar um gosto especial) e disponha sobre os pães. A quantidade de tomate varia de acordo com a quantidade de Bruschetas que você irá fazer. Coloque queijo Parmesão ralado em cima e folhas de manjericão. Leve ao forno novamente até que o parmesão derreta. No caso da foto servi com salada de mini agrião.

Cogumelos
Coloque o cogumelo da sua preferência fatiado numa frigideira com azeite e deixe suar (pode ser mais de um tipo ao mesmo tempo se você quiser incrementar). Veja como tratar os cogumelos na receita de macarrão com abobrinha e cogumelos (http://cozinhaefuetolcozinha.blogspot.com/2011/04/macarrao-com-abobrinha-e-cogumelos.html). Coloque sal gosto e meia taça de vinho branco. Deixe evaporar um pouco e depois coloque em cima dos pães. Decore com alecrim.

Bom apetite !!!

Queijo e Vinho


Queijo e vinho pode ser uma boa solução de um jantar bacana para quem está querendo começar a entrar no mundo da cozinha ou que fazer algo diferente. Basta ter um pouco de criatividade e preparar uma tábua com algumas variedades de queijos e outras coisinhas mais. O mais bacana é que pode servir de sobremesa de um bom jantar também. Os franceses têm o costume de comer queijos depois do jantar.

Normalmente as pessoas fazem queijo e vinhos com vinho tinto, mas acho que o branco combina melhor, até por ser mais leve e refrescante.

Escolhi como vinho um Sauvignon Blanc. Como fiz uma tábua para duas pessoas escolhi somente três tipos de queijos. Os queijos têm que ser bons, pois são a essência do prato. Por isso é necessário comprá-los nos melhores locais. Em São Paulo gosto de ir ao mercadão. Um brie (podia ser camembert tb), um queijo azul, eu usei um gorgonzola italiano e um amarelo forte, eu usei um gruyere.

Incrementei o prato com outros ingredientes que não eram queijos, até para quebrar um pouco o gosto de vez em quando. É importante ter frios, no meu caso usei salame hamburguês, mas presunto de Parma cairia super bem. Coloquei alguns tomates cereja temperados com um bom azeite e sal grosso e umas frutas. Usei uva, sempre uma boa companhia dos queijos, caqui duro e figo cristalizado. Usei também castanha de caju caramelada.

Se a tábua for de sobremesa vocês podem colocar alguns pedaços de chocolate amargo que ficará delicioso.

Criatividade é tudo para um excelente jantar a dois ou até mesmo num grupo de pessoas.

Bom apetite !!!

Rabanada de Brioche

Para quem quer incrementar o café da manhã numa data especial ou fazer uma sobremesa diferente, essa simples e rápida receite de rabanada de brioche pode ser perfeita.

A rabanada tradicional normalmente é feita com pão francês amanhecido, os americanos fazem com pão de forma e chamam de French Toast, talvez até um nome mais pomposo, mas para mim a melhor é de brioche, desde que o pão seja de boa qualidade. Para mim, o melhor de São Paulo fica na galeria dos pães.

O pão preferencialmente tem que estar amanhecido. Corte quantas fatias de aproximadamente 2 cm você quiser. Normalmente uma fatia por pessoa.

Coloque numa vasilha rasa e grande (que caiba cada fatia de pão) ou prato fundo um copo de leite frio com 2 colheres de sopa de açúcar. Numa outra vasilha coloque um ovo batido no garfo. Numa frigideira pequena coloque óleo até cobrir o fundo.

Passe uma fatia de pão no leite dos dois lados, com cuidado para não embebedar de mais, logo em seguida no ovo, novamente com cuidado e leve para fritar dos dois lados até ficar dourado. Retire do fogo e deixe secar um  pouco. Repita a operação individualmente com cada fatia. Se precisar coloque mais leite e mais ovo nas vasilhas.

Sirva com geléia da sua preferência, ou frutas da estação.

Bom apetite!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Petit gâteau de doce de leite do Carlota

Vi essa receite de Petit Gâteau em um livro que ganhei de uma amiga. Era um livro que trazia receitas de alguns chefes e esse é da Carla Pernambuco que tem alguns pratos bem interessantes, como o Souffle de Goiabada com Catupiry que também é delicioso.

O segredo do Petit Gâteau é o tempo de forno. Não pode ficar muito para não virar um bolo, ou pouco para ficar uma calda. Assim, olhe sempre e quando tiver um circulo pequeno em cima de cru, esta na hora. Se toda parte de cima estiver assada o bolinho passou.

Ingredientes para 6 pessoas
200g de doce de leite
100g de manteiga
60g de açúcar
40g de farinha de trigo
2 gemas
2 ovos

Derreta a manteiga com o doce de leite, misturando bem. Acrescente o açúcar e a farinha peneirada. Adicione os ovos e as gemas e mexa bem sem bater e até que fique uma massa homogênea. Unte 6 forminhas com manteiga e farinha, divida a massa nelas, completando até mais ou menos 3/4.

É aconselhável levar à geladeira por carca de 4 horas. Para assar, é preciso que a temperatura esteja bem alta. Pré aqueça o forno a 250ºC, ou o máximo que o forno puder. Asse por 8 minutos.

Retire do forno e espere uns 2 minutos para o bolinho não quebrar. Depois é só desinformar e comer com sorvete.

Bom Apetite!!!

Macarrão com Abobrinha e Cogumelos

Esse talvez seja um dos modos de preparar macarrão mais fácil que existe. Mesmo assim, é um dos preferidos quando preparo na minha casa. Basicamente tive a idéia um dia de usar sobras de legumes para fazer o prato. Ficou bom, mas precisava de um algo a mais que foi conseguido no momento em que coloquei os cogumelos. A receita básica está abaixo, mas a criatividade nesse prato é o que mais vale. Nesse específico coloquei um pimentão amarelo, que não constava da minha invenção original.



Vamos à receita

Ingredientes para 4 pessoas
300g de macarrão (use qual você tiver em casa ou preferir, de preferência de boa qualidade)
150g de shimeji separado
150g de shitake sem o caule e cortado em tirar grossas
150g de cogumelo de Paris sem o caule e cortado em 4
2 colheres de sopa de azeite
1 abobrinha cortada em cubos pequenos
1 cenoura descascada cortada em cubinhos
1 alho poró cortado em rodelas
1 cebola cortada em cubinhos
50g de manteiga
100 ml de creme de leite fresco
50ml de vinho branco seco
25g de queijo cremoso (pode ser Catupiri ou Requeijao)
Parmesão a gosto
Sal e pimenta a gosto

Dica: os cogumelos não precisam ser lavados se forem comprados de boa qualidade. Mesmo assim, pegue um pano limpo e tire a terra que fica grudado neles. O pano terá que ser lavado depois, mas você terá o cogumelo mais limpo

Coloque água numa panela para ferver (bastante pois será usada para cozinhar a massa).
Quando estiver fervendo, coloque o macarrão e deixe o tempo indicado na embalagem até ficar "Al Dente".

Coloque o azeite e a manteiga numa frigideira com a cenoura, alho poró e a cebola e refogue um pouco. Logo depois coloque a abobrinha. Tempere com sal e pimenta do reino moída. Logo em seguida coloque os cogumelos com mais um pouco de sal e pimenta a gosto. Cuidado pois o parmesão também é salgado e será adicionado no final.

Deixe murchar um pouco e acrescente o vinho. Deixe evaporar, ponha o creme de leite e o queijo cremoso. Cozinhe até ficar grosso.

Escorra o macarrão e junte o molho, colocando o parmesão ao final.

Bom apetite !!!


sábado, 2 de abril de 2011

Pão de Calabresa do Amrmazém do Alemão

Todos os meses tenho um Happy Hour com meus amigos, muitos deles do tempo de colégio ainda. Alguns são em bares e alguns são feitos nas nossas próprias casas. Num desses eventos em casa, um deles levou uma vez o pão de calabresa que pode ser encontrado no restaurante Armazém do Alemão no Morumbi. Ele é simplesmente fantástico e desde então é convidado obrigatório de cada evento.

Vamos a receita original passada por ele:

INGREDIENTES:
500 gr de farinha de trigo
20 gr de fermento biológico fresco
500 ml de água morna
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 kg de calabresa fatiada
20 fatias de mussarela

MODO DE PREPARO:
Misturar a farinha com o sal, açúcar e azeite
Diluir o fermento em um pouco de água morna
Acrescentar o fermento a mistura
Acrescentar o restante da água, aos poucos, misturando até obter uma massa macia
Em batedeira ou com as mãos, sovar até obter uma massa lisa e homogênea
Cobrir a massa e deixar crescer (dobrar de tamanho)
Dividir a massa crescida em duas partes iguais
Com a ajuda de um rolo, abrir as duas massas, formando dois retângulos iguais
Pincelar cada uma das massas com azeite e cobrir com a calabresa fatiada. Dispor as fatias de mussarela sobre a camada de calabresa
Enrolar cada uma das massas separadamente e depois trançá-las
Fazer um formato de círculo e colocar em forma de pudim, untada com azeite e farinha
Cobrir e deixar crescer
Assar em forno pré aquecido, por 30 minutos a 200C, diminuir a temperatura do forno para 140C e deixar assando por mais 30 minutos.

Bom apetite !!!