sábado, 5 de fevereiro de 2011

Jantar com os amigos

Para mim, fazer um jantar para muitas pessoas sempre foi um desafio. É difícil saber por onde começar, mas principalmente como coordenar 8 pratos para que saiam praticamente ao mesmo tempo sem que nenhum esfrie.

Minha idéia foi preparar um menu em que eu pudesse cozinhar os ingredientes de todos os pratos ao mesmo tempo e depois somente dividir em 8. Busquei inspiração no programa Que Marravilha. Gosto muito do programa e também do chef Claude Troisgros.

Assim, o menu acabou sendo o seguinte (cliquem no nome para mostrar a receita):




Bom apetite !!!

Cheesecake Romeu e Julieta

Clássico da sobremesa americana o cheesecake é uma obrigação para quem vai aos Estados Unidos. Por melhor que sejam as receitas, nada se compara a um original. De qualquer maneira, depois de algumas tentativas, a melhor receita que eu encontrei é essa abaixo. Use o processador e a receita será mais fácil do que você possa imaginar.

Ingredientes Massa
140g de bolacha de maisena (mas pode ser cockies, ou outra bolacha também - biscoito para os cariocas)
30g de açúcar
60g de manteiga

Bata tudo no processador, ponha numa forma redonda untada, pressione um pouco com as mãos para dar mais liga e leve ao forno a 170o por cerca de 5 minutos.

Recheio
1 copo de açúcar
5 pacotes de cream cheese
3 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de essência de baunilha
3 ovos
1 pote de iogurte natural
Goiabada mole para sobrir o bolo

Coloque um pacote de cream cheese no processador e ligue. Faça isso com os outro 4 sempre batendo antes de colocar o próximo. Misture os demais ingredientes e bata novamente até formar um creme homogêneo. Coloque sobre a massa com muito cuidado para que a mesma não se desfaça e leve ao forno 170o por cerca de uma hora ou até o centro ficar duro. Coloque um papel de alumínio em cima para não queimar.

Deixe esfriar e coloque na geladeira por 4 horas. Retire e coloque a goiaba por cima.

Bom apetite !!!

Filet Mingon com Batatas Assadas

A receita do file é da Carla Pernambuco que é uma chef bem criativa e que também gosto bastante. Combinei com uma receita de batatas assadas do Que Marravilha. Na receita original o Claude use somente batata baroa (ou mandioquinha), eu usei em conjunto batata doce, ficou bem interessante. Além disso, tome cuidado com a pimenta dedo-de-moça, pode deixar a manteiga de tomate seco mais forte. Se preferir não use.


Ingredientes do File
Medalhões de file (um para cada pessoa), temperados com sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
1 xícara  de queijo parmesão
1 clara
Alecrim (não usei o alecrim na receita)

Numa frigideira frite os bifes no azeite mais ou menos 3 minutos de cada lado. Enquanto isso misture a clara, o parmesão e o alecrim. Quando o bife estiver quase no ponto, por isso somente deixo 3 minutos de cada lado, coloque uma crosta dessa massa de parmesão em cima de cada carne e leve ao forno médio por cerca de mais 3-5 minutos, dependendo do ponto desejado.


MANTEIGA DE TOMATE SECO

250g de manteiga amolecida
130g de tomate seco no azeite
2 dentes de alho picados
50g de manjericão
2 colheres de mel
Pimenta dedo-de-moça picada a gosto (cuidado com a pimenta, se preferir não ponha)
Sal

Bata o tomate, o alho e a pimenta dedo-de-moça no processador de alimentos. Coloque a manteiga pouco a pouco. Coloque o mel, o manjericão e o sal.

BATATA BAROA ASSADA

4 batatas baroa com casca

Abra as batatas em dois, tempere e coloque uma colher da manteiga de tomate seco no meio. Feche no papel alumínio. Asse durante 20 minutos.

Faça o mesmo para a batata doce, só que nesse caso preferi descascar antes.

Bom apetite !!!

Sorbet de Limão

A receite do Sorbet peguei em um livro que comprei sobre sorvetes da coleção paladar do Estadão. As receitas do livro não são muito confiáveis, mas o Sorbet ficou muito bom:

Ingredientes:
600ml de água
175g de açúcar
3 limões (casca e suco)
1 clara

Preparo
Misture o açúcar com a água e ponha no fogo até ferver. Deixe ferver por 3 minutos e coloque as cascas do limão (coloque inteiras e não raladas). Deixe mais 3 minutos fervendo e desligue o fogo e retire as cascas.

Quando esfriar coloque o suco do limão e leve ao freezer. Quando estiver quase congelado bata a clara em neve e misture aos demais ingredientes. Retorne ao freezer e deixe congelar.

Bom apetite !!!

Salada Caprese

A receita dessa salada peguei no site do Que Marravilha. Acabei fazendo duas adaptações, uma por necessidade e outra por praticidade. Na receita do pesto dizia para colocar pinoles. Como já tinha amêndoas em casa, acabei usando elas mesmas. A diferença é que você precisa colocar as amêndoas no liquidificador primeiro para dar uma triturada.

A outra diferença é que fiz duas e não três, seguindo um conselho da minha esposa que achou que seria mais fácil para comer.



Abaixo segue a receita original:
4 tomates maduros
12 unidades de mussarela de búfala cereja
50g coração de palmito
200g pão de forma branco ralado
sal
pimenta do reino moída na hora                         
azeite extravirgem 

Corte os tomates em fatias de aproximadamente 2mm de espessura (4 fatias por pessoa) e tempere com sal e pimenta do reino. Corte a mussarela de búfala em dois pedaços e fatie o palmito. Monte um ingrediente em cima do outro, nessa ordem: tomate, mussarela, tomate, palmito, tomate, mussarela, tomate. Empane com o pão de forma e frite rapidamente os dois lados no azeite quente.

MOLHO PESTO

30g pinoles
30g parmesão ralado
30g manjericão
10g salsinha picada
100ml azeite extravirgem
sal
pimenta do reino moída na hora

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

FINALIZAÇÃO
Coloque o molho pesto no prato e disponha a salada no meio. Decore com folhas de manjericão.

Bom apetite !!!